Redescobrindo a Ekklesia Original

Publicado em: 04/08/2015 Categorias: 2015 / Revive Israel

Cody Archer

Acredito que estamos vivendo num tempo em que o Espírito Santo está destacando a palavra Ekklesia (a palavra em grego para Igreja, Kehila em hebraico) a fim de nos ajudar a redescobrir e andar em seu sentido original.

Ao longo das Escrituras, vemos a linguagem secular da época sendo usada para transmitir as realidades espirituais do reino de Deus. Considere o sentido original da palavra apóstolo: antes que a Nova Aliança fosse escrita, os fenícios e os gregos costumavam enviar uma frota de navios de guerra para missões específicas ou para navegar até terras estrangeiras com o propósito de colonizar um novo território. O capitão do navio principal era chamado de “Apóstolo”. A igreja deveria ser como esses navios, comandados por apóstolos, que foram enviados pelo Rei para colonizar e influenciar a terra com a cultura do céu.

Chamados para Governar

A definição que muitos estão dando hoje para Ekklesia não vem do seu sentido e contexto originais. Séculos antes que a Nova Aliança fosse escrita, os gregos usavam a palavra Ekklesia para descrever um grupo de cidadãos chamados para propósitos governamentais. Esse grupo era formado por aproximadamente 6 mil homens acima de 18 anos. Eles se reuniam regularmente para discutir e votar sobre novas propostas de lei, apresentar estratégias militares e eleger magistrados.

Embora tenha sido os gregos que inventaram essa palavra, foram os romanos, na verdade, que adotaram, desenvolveram e colocaram em prática a “Ekklesia” e sua função no cerne do seu império. A Ekklesia se reunia em torno do Imperador/Rei romano para ouvir e registrar suas palavras. Em seguida, eles eram responsáveis por assegurar que sua vontade e seus desejos fossem cumpridos em todo o seu reino.

É assim que nós, como a Ekklesia, somos chamados para operar, como governantes sob o comando do supremo Governante – o Rei Yeshua. Fomos chamados do reino das trevas para nos reunir em torno do nosso Rei em proximidade e intimidade (Cl 1.13). Nossa função é ouvir a sua voz e agir como escribas que registram sua vontade, seus planos e sua estratégia. Em seguida, sob a sua autoridade e em parceria com ele, somos comissionados a obedecer e agir em cima do que ouvimos em sua presença (Mt 28.18-20).

Avançando os Planos do Rei

Era isso que Yeshua estava querendo dizer em Mt 16.13-19 quando perguntou aos seus discípulos: “Quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo (o rei ungido), o Filho do Deus vivo.” Em seguida, Yeshua declarou que ele edificaria a sua Ekklesia sobre essa revelação. (É claro que, no diálogo original, Yeshua usou a palavra em hebraico/aramaico Kehila; porém, mais tarde, os leitores gregos dos Evangelhos ouviriam/leriam o termo “Ekklesia”.) Em outras palavras: “Vocês viram a Ekklesia de Roma funcionando em autoridade governamental sob o rei romano, mas agora é a hora de estabelecer a minha Ekklesia, sobre quem eu sou o cabeça e Rei, e os portões do inferno não poderão conter o avanço do meu governo.”

O sentido governamental original de Ekklesia na Nova Aliança está diretamente ligado à ordem que Deus deu à humanidade em Gn 1.26 “Façamos o homem à nossa imagem… tenha ele domínio… sobre toda a terra.” Isso diz respeito a governar, trazer ordem, administração, proteção, manutenção e muito mais. Fomos chamados para governar sobre toda a terra, suas criaturas e recursos.

Estamos nos aproximando da restauração de todas as coisas. Parte desse processo inclui a Ekklesia global de Yeshua redescobrindo sua identidade e seu chamado originais como um corpo governamental de pessoas chamadas para ter domínio sobre a terra e toda esfera da sociedade debaixo da liderança do Rei Yeshua (Atos 1.8).

Kehila News

Kehila News é um portal online centralizado para a comunidade messiânica em Israel, que publica artigos e vídeos de mais de 100 congregações e ministérios locais, todos num site de fácil acesso. Há também um diretório pesquisável de congregações, ministérios e empresas dirigidas por judeus messiânicos em Israel. Para conhecê-lo, acesse kehilanews.com

Confiança e Paz de Mente

Asher Intrater

Um personal trainer conhecido internacionalmente recentemente deu o seguinte conselho: “Desenvolva uma casca grossa e um coração mole”. Precisamos aprender a não ficar magoados e ofendidos com os ataques das pessoas contra nós e, ao mesmo tempo, estar sensíveis às mágoas e ofensas que os outros estão sentindo. Médicos e enfermeiras têm que desenvolver essa atitude como parte da sua profissão.

Recentemente, numa entrevista de televisão, Ayellet Shaked, uma parlamentar de direita do Knesset, carismática e combativa, bela e popular, recebeu a seguinte pergunta: “Não lhe incomodam todas as coisas que as pessoas falam contra você?” A resposta dela foi simplesmente: “Se quiser fazer algo bom neste mundo, você não pode dar ouvidos a todas as coisas ruins que dizem a seu respeito.” (Veja Eclesiastes 7.21.)

O famoso monge, Irmão Lawrence, escreveu em seu livro, “Praticando a Presença de Deus”, que você não pode apenas pensar sobre as coisas o tempo todo. Você deve confiar em Deus e obedecer ao que ele está lhe instruindo a fazer. Se tentar analisar demais e pensar o tempo todo, isso só trará preocupação, depressão e paralisia espiritual.

Existe um lugar de paz espiritual por meio da fé em Yeshua, no qual não somos afetados por todo o mal que há no mundo. Sim, existe muito mal no mundo, mas Deus nos ama, ele é todo-poderoso e ele é por nós (Romanos 8.31-39). Portanto, podemos manter uma paz de mente independente das circunstâncias.

O Amor de Deus

Nesta mensagem de áudio, Eddie Santoro fala sobre o amor eterno e sacrificial de Deus por nós. Esse amor define o nosso valor, nos atrai para mais perto dele e nos encoraja a continuar caminhando no chamado que ele tem para nós. Para ouvir em inglês:https://soundcloud.com/revive-israel-media/gods-love-eddie-santaro

6 respostas para “Redescobrindo a Ekklesia Original”

  1. Sou grato a Deus por este site que ajuda a esclarecer entendimentos ao que se refere sobre o que Deus tem ministrado na igreja nesse tempo.

  2. Alberto Paiva disse:

    Dou graças a Yeshua por poder saber que ainda existem locais (sites) em que podemos nos debruçar para uma leitura que seja agradável e principalmente confiável, onde encontramos os significados das coisas da forma como elas são verdadeiramente.
    Excelente o artigo e recomendarem.
    Shalom aleichem!

  3. Carlos Lucas disse:

    “Meu Reino não é daqui”… Jesus já mencionara anteriormente. Como querer embasar domínio secular no cerne da “igreja”? … “Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
    Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
    E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
    Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
    (Mateus 20:25-28). A ótica templária obviamente trará um enredo caracterizando o entendimento de igreja como governança hierarquizada. Bem preocupante isso!

  4. guilherme disse:

    ekklesia e uma palavra de origem secular e transformaram eu disse transformaram em religiosa. a ekklesia no original significa assembleia secular!!
    pois no nt aparece e ekklesia em atos mas traduziram por outra palavra.Interessante nao!!

  5. Ramona Yula disse:

    Concordo… Preocupante… Governo secular não é a mensagem da Bíblia.

  6. Marcos Goulart Borges disse:

    Essa concepção de Ekklesia, enche minha alma. a ekklesia dos santos, ou a assembléia dos santos é sim um lugar onde o povo de Deus reune-se em seu nome e dele recebe poder para manifestar graça sobre um mundo corrompido, manifestando
    salvação e consequentemente influenciando sociedades palperadas e degeneradas em jogatinas, vícios, prostituição, pecado, criminalidade.
    Isso ficou historicamente comprovado em vários momentos de avivamento espiritual, onde sociedades foram transformadas.
    Portanto, como ekklesia de Deus devemos reunirmo-nos para adora-lo e tratar de assuntos referente a expansão do seu reino entre os homens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *