O Espírito Santo ainda está ativo hoje?

Publicado em: 06/03/2018 Categorias: 2018 / Revive Israel

Ron Cantor

Sempre que há algum assunto bíblico controverso – quando será o arrebatamento, sinais e maravilhas na atualidade, apóstolos e profetas, teologia da substituição – eu me faço uma pergunta simples: qual seria a minha conclusão se ninguém me influenciasse e eu simplesmente lesse a Bíblia por mim mesmo?

Se estivéssemos lendo as Escrituras da Nova Aliança pela primeira vez, concluiríamos que não existem mais apóstolos e profetas? A maioria dos novos crentes, após a leitura do livro de Atos, estão ávidos para ver o poder de Deus sendo demonstrado hoje.

“Mas Ron, não deveríamos focar no poder.” Amém! Esta foi a advertência de Yeshua após o retorno dos discípulos depois de expulsar demônios e curar os doentes. Ele os repreendeu por terem ficado muito empolgados com o sobrenatural, com o perigo de deixarem em segundo plano a coisa mais importante: que os nomes deles estavam escritos nos céus.

Ele apenas os admoestou levemente, porém, e os encorajou a continuar no sobrenatural. “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano” (Lc 10.19).

Yeshua disse que aqueles que cressem nele fariam obras ainda maiores do que ele (Jo 14.12). No livro de Atos, vemos crentes curando os doentes, ressuscitando os mortos e expulsando demônios. Se concluirmos que os milagres não são para os dias de hoje, o que faremos em relação aos demônios? Os demônios ainda oprimem e possuem as pessoas? É da vontade de Deus que sejamos oprimidos ou escravizados por eles? Ou somos chamados a expulsá-los como vemos no livro de Atos?

A importância da experiência

Minha experiência se alinha com a palavra. A experiência tem importância, principalmente quando confirma a palavra de Deus. (Frequentemente relembro às pessoas que não acreditam na restauração de Israel, que isso não muda o fato de Israel já ter sido restaurado como nação.) Já vi cegos enxergarem e aleijados andarem; já vi pessoas cheias de demônios encontrarem liberdade em Jesus e estes mesmos demônios fugindo quando enfrentados em nome de Yeshua (mesmo em países onde os possessos/oprimidos não entendem inglês).

Em nossa congregação, temos uma mulher que foi oprimida por demônios por décadas. No momento em que ela foi imersa na água, eles a deixaram, e ela se tornou uma nova pessoa. Falando de curas, a administradora que trabalha comigo costumava ter enxaquecas todos os dias às 13h30. Em junho, um evangelista com dons de cura que mora nos EUA, chamado Todd White, orou por ela rapidamente em Jerusalém, pouco antes de entrar na van para ir embora. As enxaquecas nunca mais voltaram. Pessoalmente, já orei por muitos não crentes em Israel para serem curados e vi a maioria deles serem instantaneamente curados (http://roncan.net/2GLw0BB).

Apóstolos e Profetas

E quanto aos apóstolos e profetas? Ainda precisamos de profetas hoje em dia? Nem tudo que precisamos está escrito na Bíblia. Paulo foi avisado pelo profeta Ágabo sobre o que aconteceria com ele em Jerusalém. Nada do que Ágabo disse poderia ter sido entendido por Paulo através da leitura do Novo Testamento. Ele precisava de uma palavra profética. Quando Ananias veio a Paulo, ele chegou como um profeta enviado por Deus para avisá-lo sobre seu chamado. Paulo teve uma visão em Atos 16.9 sobre a Macedônia. Joel disse que nos últimos dias profetizaríamos. Qual parte do ministério de Judas e Silas como profetas que não é mais necessária nos dias de hoje? (At 15.32).

Paulo usa três capítulos para falar sobre os dons do Espírito. Por que teríamos tantas regras sobre profecia na Bíblia, se esse dom já foi eliminado? Ele exorta em 1 Coríntios 14.1: “Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis”.

As Profecias Desaparecerão

“Mas Ron, Paulo diz que as profecias desaparecerão” (1 Co 13.10). Sim, mas quando? Alguns dizem que foi no final das Escrituras do Novo Testamento. Paulo diz que desaparecerão quando “vier o que é perfeito”, quando o virmos “face a face” (1 Co 13.10-12). Claramente ele se refere à Segunda Vinda. Somente então é que tudo será revelado e não precisaremos mais de profecias.

Cada vez mais crentes se identificam como carismáticos do que não carismáticos. De acordo com uma pesquisa do Pew Research, existem 584 milhões de carismáticos/pentecostais em comparação com os 285 milhões de evangélicos.

Também, em muitos movimentos carismáticos ao redor do mundo, eles acreditam firmemente na restauração de apóstolos e profetas. Alguns usam o termo Bispo para se referir a um líder de líderes. Outros usam o termo apóstolo. Um apóstolo é um líder de líderes. Como Paulo, ele quer levar o evangelho para onde ainda não foi anunciado (Rm 15.20).

A revista Christianity Today (Cristianismo Hoje) usa o termo “empreendedor espiritual” para se referir a um ministério apostólico que gera vários outros ministérios. Ele é um pastor, um mestre, um evangelista? Poderia ser um apóstolo?

De novo, se você está lendo as Escrituras da Nova Aliança pela primeira vez, quais são as chances de você pensar que os dons do Espírito, ou os ministérios de apóstolos e profetas não são mais necessários? Muito pequenas.

Carregar a Cruz

Você deseja seguir o Messias? Então você deve seguir os passos de negar a si mesmo e às coisas deste mundo para estar mais próximo a ele.

Legendas disponíveis em: Dinamarquês, holandês, inglês, francês, coreano, português (BR) e espanhol!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *