Lutando pela unidade

Publicado em: 21/05/2015 Categorias: 2015 / Revive Israel

Asher Intrater

A unidade sempre é uma prioridade para o Reino de Deus (Zacarias 14.9). Trabalhar pela unidade nunca é fácil. Significa superar a oposição, nadar contra a correnteza, ajudar as pessoas a resolver suas diferenças e lutar contra o diabo (Lucas 11.16-17). É doloroso, porque envolve aproximar-se de pessoas que nos machucaram. Contudo, a unidade é necessária para o bem de todos.

Devemos lutar pela unidade. Aqui estão algumas traduções (de versões em inglês) de Efésios 4.3 sobre como manter a unidade do Espírito:

Esforçando-nos para manter a unidade do Espírito (King James); Tendo toda diligência… (AS); Fazendo um esforço para preservar… (CE); Ansioso para manter… (ES); Empenhe-se com diligência para viver juntos como um… (NL); Lute intensamente para guardar a unidade… (Amp).

Parte do esforço para alcançar a unidade é a comunicação. É necessária muita comunicação para resolver as diferenças de opinião. E isso pode ser desgastante. No entanto, o diálogo e a discussão que fazem parte da aliança são o esforço necessário para se chegar à unidade. O pecado causa mal-entendidos e confusão. Estamos lutando para reverter a “maldição” da torre de Babel.

Outra razão é a ambição dos homens. Muitas pessoas querem chegar à liderança para o seu próprio benefício, então se separam dos outros. Lutar por ambição impede que se lute pela unidade. Onde há orgulho e ambição, o resultado geralmente é separação e divisão (Provérbios 18.1).

Em Busca da Unidade

Recentemente, vimos o quanto tem sido difícil para o primeiro-ministro Netanyahu obter unidade para estabelecer uma coalizão para o seu governo. Se não há unidade, não haverá coalizão; se não há coalizão, não haverá governo. Assim como o governo de Netanyahu depende da unidade dos partidos, o reino de Yeshua também depende da unidade no Corpo do Messias.

Há um paralelo entre a nação de Israel e o Corpo do Messias. Da mesma forma que a coalizão do governo exige unidade entre os líderes políticos, o reino de Yeshua também necessita de unidade entre os líderes espirituais. (É por isso que o chamado para unidade de Efésios 4.3 é seguido pela passagem sobre a liderança formada pelos cinco ministérios e o seu papel em levar o Corpo de Cristo à unidade e maturidade em Efésios 4.11-15.)

Reunir

As palavras em hebraico para conferência Kenes, parlamento Knesset, igreja Kn’ssiah e sinagoga Bet Knesset todas vêm da mesma raiz כנס – que significa “trazer para dentro, reunir”.

A unidade no Reino de Deus é encontrada dentro da Igreja (João 17.23), dentro de Israel (Ezequiel 37.22), e também entre a Igreja e Israel (é por isso que a unidade de Efésios 4.3 é precedida pela unidade entre judeus e gentios em Efésios 2.14-16; 3.3-6). Da mesma maneira que a unidade de aliança entre um homem e uma mulher gera um filho, a unidade de aliança entre Israel e a Igreja também dá à luz o Reino de Deus na terra (Romanos 11.12-26).

Vamos nos empenhar com expectativa e diligência pela unidade do Espírito em todas as esferas dos relacionamentos: desde o mais individual (casamento) ao mais internacional (Israel e a Igreja). Não importa quanto esforço ou dor sejam necessários, vamos lutar pelo bem maior do reino de Deus.

Oração Pela Coalizão Israelense

Muitas coisas estranhas aconteceram na semana passada na esfera política, tanto no âmbito doméstico quanto no cenário internacional. Liberman deixou a coalizão. Netanyahu está tendo dificuldade para preencher os cargos do gabinete. Estão ocorrendo manifestações, incidentes de racismo, violência, divisões e corrupção. Uma coalizão de 61 membros do Knesset provavelmente seria muito instável. Há uma crise entre os Estados Unidos e a coalizão sunita liderada pela Arábia Saudita e Egito; para não falar no derramamento de sangue que ainda está acontecendo no Iêmen e na Síria.

Uma pergunta fundamental é quem será o Ministro do Exterior, e se Netanyahu tentará fazer um governo em parceria com Labor (Partido do Trabalho). É possível que ele prefira ter um governo mais amplo e ter o líder do Partido Labor, Herzog, como Ministro do Exterior, mas a política interna não permitiria isso. É difícil discernir.

Temos uma responsabilidade espiritual e profética como Corpo do Messias de orar pelo governo de Israel. Vamos orar por sabedoria, humildade e unidade para todos os membros do Knesset (Parlamento), e força especial para o primeiro-ministro Netanyahu.

Tour Baruch Haba

Na semana passada, tivemos o prazer de dirigir o tour de Baruch Haba. O grupo era formado por mais de 100 cristãos de 11 países diferentes, que vieram a Israel para receber ensinamento dos líderes nacionais, viajar pela nação, conhecer irmãos israelenses, visitar congregações, passear pelos locais bíblicos e liberar oração e intercessão profética em pontos estratégicos dentro de Israel.

Que experiência incrível é testemunhar tribos e línguas diferentes se unindo para adorar o Rei dos reis em hebraico! Foi uma linda expressão do novo homem. Nós finalizamos nosso tempo declarando em poder e unidade: “Baruch Haba B’shem Adonai” (Bendito é Aquele que vem em nome do Senhor – Mateus 23.39).

Para assistir a uma das mensagens em inglês que o Asher compartilhou com o grupo:
https://youtu.be/MRIV9xOuxQI?list=PLrQIjPM4N0r0YMjvi9chiolg1Y9OPBvn7

Convite para o Shavuot

Junte-se a nós nesta semana para o Shavuot (Pentecostes). O evento começa no dia 23 de maio, 2015 às 22h (horário de Israel) e durará 8 horas.

Vídeo especial de convite do Asher: https://youtu.be/BxTV3neWA_Y

Para a transmissão ao vivo pelo internet, por favor, acesse reviveisrael.org durante o evento.

Notícias de Beit Netanel

Rachel & Gilad

Na semana passada, fiquei muito feliz em receber em minha casa 50 mulheres de uma importante empresa de alta tecnologia em Tel Aviv. Uma guia turística que conhece a minha história trouxe-as para que descobrissem por que creio em Yeshua. Contei a elas sobre o vazio em todos os nossos corações e que nada pode preenchê-lo, exceto Yeshua. Elas perguntaram se poderiam vir e participar da véspera de Shabbat comigo e ouvir mais sobre o que é nascer de novo. Muitas delas me abraçaram e disseram que eu havia lhes dado nova esperança.

Recentemente, fui entrevistada na TBN e compartilhei parte do meu testemunho. Para assistir:
https://www.youtube.com/watch?t=11&v=7kO4udwFA-Y

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *