Esperando E Trabalhando

Publicado em: 06/05/2012 Categorias: Arauto / Prosseguindo Para Obter o Prêmio

Arauto - Ano 13 - nº 02 - Abr/Jun 1995

Por: Andrew Murray

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças” (Isaías 40:31).
“…nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera” (Isaías 64:4b).

A relação entre esperar e trabalhar está clara nos versos acima. Vemos que a espera traz a força necessária para o trabalho dando-nos condições de trabalhar com alegria e sem desfalecer. “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Esperarem Deus tem o seguinte valor: torna-nos fortes para realizar a Sua obra.

O segundo verso revela o segredo desta força: “…nem com os olhos se viu…o que Ele preparou para aquele que nele espera.” A espera em Deus garante que Deus mesmo operará por nós e em nós, e é isto que deve ser a fonte do nosso trabalho para Ele.

As duas passagens ensinam a grande lição de que esperar em Deus é o fundamento de todo verdadeiro serviço para Deus. A nossa grande necessidade é manter os dois lados desta verdade em perfeita harmonia.

Há alguns que dizem esperar em Deus, mas não trabalham para Ele. Pode haver várias razões para isto. Eles confundem a verdadeira espera em Deus (que é viver em comunicação direta com Ele) com a preguiçosa inepta espera que se esquiva de qualquer serviço. Alguns esperam em Deus como um dos exercícios mais sublimes da vida cristã. Porém, nunca entenderam que o alicerce de toda verdadeira espera tem de ser a entrega e a disposição de ser completamente equipado para o uso de Deus no serviço aos homens.

Outros estão prontos para trabalhar enquanto esperam, mas estão procurando uma espécie de grande fluir do poder do Espírito para capacitá-los a fazer obras poderosas, enquanto se esquecem que, como crentes, já têm o Espírito de Cristo habitando neles. Esquecem-se que mais graça só é dada àqueles que são fiéis no pouco, e que é somente trabalhando que o Espírito pode ensinar-nos como fazer as obras maiores.
Todos os cristãos precisam aprender que o esperar tem como objetivo o serviço.

É somente no serviço que a espera pode alcançar sua plena perfeição e bênção. É quando elevamos o serviço para Deus ao seu devido lugar, como o exercício mais sublime de privilégio e poder espirituais, que a absoluta necessidade e a bênção divina de esperar em Deus podem ser totalmente conhecidas.

Por outro lado, há muitos que trabalham para Deus mas conhecem muito pouco o que significa esperar Nele. Foram levados a se dedicar ao trabalho cristão pelo impulso de um sentimento espiritual ou natural, ou pela insistência de um pastor. Entretanto, eles o fazem com muito pouca percepção de como é santo servir a Deus. Não sabem que o serviço de Deus só pode ser feito pela força de Deus, pelo próprio Deus operando em nós.

O Filho de Deus nada podia por Si mesmo. O Pai, que estava Nele, fazia a obra enquanto o Filho vivia em contínua dependência Dele. Muitos nunca aprenderam que o crente não pode fazer coisa alguma a menos que Deus opere nele. Não entendem que é somente na completa fraqueza que dependemos Dele, para que dessa forma, o seu poder possa repousar sobre nós. Não têm consciência de que uma espera contínua em Deus seja uma das primeiras e essenciais condições do serviço bem sucedido. A Igreja de Cristo e o mundo estão sofrendo hoje, não só porque muitos dos cristãos não estão trabalhando para Deus, mas porque muito do trabalho feito para Deus é feito sem esperar em Deus.

Ligação Com Outros

Entre os membros do corpo de Cristo há uma grande diversidade de dons e operações. Aqueles que estão confinados aos seus lares por motivo de doença ou outras obrigações, podem ter mais tempo para esperarem Deus. Outros, que têm trabalhado em excesso, acham muito difícil encontrar tempo e ficar quietos diante do Senhor. Estes podem, mutuamente, suprir a falta uns dos outros.

Que aqueles que têm tempo para esperar em Deus liguem-se firmemente àqueles que estão trabalhando. Que aqueles que estão trabalhando busquem a ajuda daqueles a quem o ministério especial de esperarem Deus foi confiado. Dessa forma, a unidade e a saúde da Igreja será mantida. Aqueles que esperam saberão que o resultado será poder para o trabalho. Aqueles que trabalham perceberão que sua única força é a graça obtida pela espera. Assim, Deus operará em favor da Sua igreja que espera Nele.

Vamos orar para que o Espírito Santo nos mostre quão sagrado e urgente é o nosso chamado para o serviço, e quão absoluta é a nossa dependência da força de Deus para operar em nós. Que possamos aprender na prática que aqueles que esperam Nele sempre renovam suas forças. Então descobriremos que esperar em Deus e trabalhar para Ele são inseparáveis.

Tenha em Mente

1. É somente quando Deus trabalha para mim e em mim que posso trabalhar para Ele.
2. Tudo que Ele faz por mim é através de Sua vida em mim.
3. Com toda certeza, Ele operará se eu esperar Nele.
4. Todo o Seu trabalho por mim, e a minha espera Nele, têm somente um objetivo: adequar-me à Sua obra de salvar homens.
5. Devemos crer e ensinar que todos os crentes podem se tornar trabalhadores eficientes na sua área de trabalho. Você está buscando ser cheio de amor pelas almas?
6. Somente quando os crentes vêem e aceitam o seu chamado divino para fazer do Reino de Deus a sua principal prioridade, é que, verdadeiramente, buscarão se envolver no serviço para Deus.

—————————————————————————————————————–
Esperando A Vinda De Cristo

As Escrituras proféticas ajudam-me na minha tristeza, pois estão cheias de encorajamento; nas minhas dúvidas, pois estão cheias de promessas; na minha negligência, pois estão cheias de conselhos; na minha contrição, pois estão cheias de misericórdia. Elas são boas para mim em qualquer circunstância, pois estão chei as de Cristo. Estamos mais intensamente envolvidos em vigiar pela vinda de Cristo quando cada momento da nossa vida leva ao trono um testemunho de serviço fiel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *