Deus Governa o Mundo Pela Oração do Seu Povo

05/03/2012 Publicado por: Impacto

Arauto - Ano 16 - nº 03 - Jul/Set 1998

Mensagem do Redator Internacional

O homem que ouvir ao Senhor e O obedecer será um homem de autoridade. Deus o ensinará como orar e como através da oração poderá trazer bênção ou julgamento sobre o povo do planeta Terra.

Nos tempos do Velho Testamento Deus deu autoridade aos profetas. Ele os encheu com o Seu Espírito, entregou- lhes as suas mensagens e confirmou-os com o Seu poder. Quando os profetas falavam, tinham autoridade porque as palavras que falavam eram verdadeiras e causavam temor.

Através da oração Elias obteve autoridade sobre os elementos da natureza e sobre as pessoas. Israel ouviu a mensagem, compreendeu-a e reconheceu que Deus tinha falado. Quando o poder de Deus se manifestou eles gritaram: “Jeová é Deus, Jeová é Deus”!

Contudo as suas confissões não os impediram de continuar pecando. Não havia frutos condizentes com o seu arrependimento. O povo passou a conhecer mais sobre a verdade, mas o culto que prestavam a Baal continuava.

Mais tarde Deus encheu Jeremias com o Seu Espírito e lhe deu a Sua mensagem. Agora era muito tarde para o arrependimento; o julgamento da nação de Israel estava inevitável. Deus prometeu a destruição de Jerusalém e a ruína da nação. Prometeu escravidão para o povo e morte para os seus líderes. Quando Jeremias pregou já era muito tarde para orar e interceder por Israel. O culto a Baal tinha continuado depois das advertências de Deus, por isso Jerusalém precisava ser totalmente destruída e o povo ser enviado cativo para a Babilônia. Assim Deus destruiu completamente o culto a Baal em Israel e nas nações vizinhas.

Hoje Deus está entregando a Sua mensagem ao mundo através da Sua igreja. Como no tempo de Elias, a mensagem tem sido bem clara e num som bem alto. A mensagem é tão clara que todos podem entendê-la. Embora não seja católico romano eu creio em Cristo e Ele crucificado. Não sou da igreja ortodoxa, mas creio que Cristo ressuscitou. Não sou anglicano(episcopal), mas creio no Reino de Deus na terra. Não sou protestante, mas creio que sou salvo dos meus pecados somente pela fé. Não sou da Free Church (Igreja Livre), mas creio que pela graça sou salvo.

Sou um evangélico e faço parte de uma igreja local. Estou unido em espírito com os crentes de todas as igrejas que crêem que Deus está purificando a Sua igreja universal que é o corpo de Cristo. Creio que somente aqueles que confessaram os seus pecados a Jesus Cristo e que dão evidências de permanecerem em Cristo pela sua confissão e obediência, e que O amam e O obedecem, estão nesta igreja verdadeira. Esta igreja tem o mesmo poder que Elias tinha de fazer conhecida a mensagem de Deus e terá a mesma unção que Jeremias tinha ao pronunciar juízo sobre os desobedientes.

Quando Jesus veio para a região de Cesaréia de Filipe, Ele perguntou aos seus discípulos: “Quem diz o povo ser o Filho do Homem?”
Eles responderam: “Uns dizem João Batista, outros Elias; e outros Jeremias, ou algum dos profetas.”
“Mas vós,” continuou Ele, “quem dizeis que eu sou?”
Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!”

Jesus replicou: “Bem-aventurado és Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus: o que ligares na terra, terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra, terá sido desligado nos céus” (Mateus 16:13-20).
Portanto, Deus governa o mundo pelas orações do Seu povo.

Deus também governa as famílias cristãs pelas orações dos seus membros.

A igreja verdadeira recebeu poder para ligar e desligar na terra. Deus também dá aos pais cristãos que Lhe são obedientes e identificados com Cristo como o Filho do Deus vivo o poder de ligar e desligar na família.

A maior parte dos conselhos para um lar feliz vem dos psiquiatras. As suas recomendações para um bom lar podem ser muito boas, mas um lar onde Deus governa a família é o único lar que tem chances de ser duradouro e benéfico para a comunidade. Ensinar aos pais a resolver as disputas a respeito de dinheiro através de dividi-lo entre os dois, ensinar aos maridos a se lembrarem dos aniversários e a trazer flores para as suas esposas, ensinar às esposas a se vestirem de maneira atraente para os seus maridos, ensinar aos pais que devem sair uma noite por semana sem as crianças, são coisas que podem tornar alguns lares um pouco mais felizes.

Ensinar aos pais a nunca obrigar os seus filhos, ensinar aos filhos a nunca esperar que alguém exerça autoridade sobre eles, e esperar que este lar venha a ter uma atmosfera do amor de Deus é uma ilusão. Um lar onde não se permite que Deus aplique castigo até que haja obediência não é um lar cristão. Leia Jeremias!

Nossos problemas domésticos vão muito além da necessidade de demonstrarmos mais gentilezas um para o outro. O problema dos nossos lares é a falta de obediência a Deus, a falta de conhecimento das Escrituras e de agir de acordo com elas. Um pai que desobedece a Deus e uma mãe que desobedece ao pai formam o ambiente ideal para se criar filhos desobedientes. Uma família desobediente não é uma família cristã. Onde Jesus Cristo não é o SENHOR haverá desastre.

Uma família desobediente não pode orar juntos. Deus espera que alguém na família comece a orar e libertar os demais. As famílias precisam de Deus! As famílias precisam mais de Deus do que de computadores, aparelhos de televisão e mais telefones. As comunicações com outras pessoas não são tão importantes como as comunicações com Deus.

Nesta época de tantas vantagens (ou desvantagens) tecnológicas alguns de nós chegam a crer que o evangelismo será alcançado através de mais meios de comunicação e que o evangelismo mundial poderá ser feito com mais organizações, redes e ciências da comunicação. Tudo isto pode ser muito bom para o lar e para a igreja e pode aumentar grandemente a possibilidade de evangelismo global, mas sem fidelidade aos princípios de Deus na família e na igreja, tudo isto será em vão.

O Espírito Santo está operando na igreja que está agindo de acordo com Suas ordens. Para nosso aprendizado, está registrado na Palavra e na história da igreja como a oração intercessória trouxe evangelismo global em outras épocas. Orações como as que encontramos nos Profetas, nos Salmos, como as que Jesus fez nos Evangelhos, como as que os Apóstolos fizeram no livro de Atos e nas suas cartas, e como as que lemos na história da igreja, infelizmente, ainda são algo estranho e desconhecido para a maioria dos evangélicos.

Os dois exemplos de oração que contribuíram muito para o evangelismo global foram David Brainerd e Henry Mar tyn. As suas vidas de oração fortaleceram o evangelismo evangélico, mas também serviram como um exemplo para as gerações que se seguiram. Se você quiser aprofundar a sua vida de oração para o evangelismo das pessoas que estão perdidas, que não têm futuro a não ser a condenação de Deus, será de grande valor tomar algum tempo para ler e sentir o que outros já viram e sentiram.

Estes são dias sérios. O futuro para as almas imortais está sendo determinado agora. Tudo que estamos fazendo está sendo gravado nos céus para que Deus nos faça lembrar no dia do nosso julgamento. Todos aqueles que são egoístas, avarentos, gananciosos, jactanciosos, arrogantes, desobedientes aos seus pais, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, não são crentes evangélicos! (2 Timóteo 3:5).

Todos os nossos problemas resultam de falhas na nossa vida de oração. Podemos ter todos os aparatos tecnológicos para o evangelismo global, todos os contatos para obter os recursos necessários, mas se não soubermos como orar, isso de nada adiantará.

Uma resposta para “Deus Governa o Mundo Pela Oração do Seu Povo”

  1. valdemira disse:

    Precisamos de oração nos lares, nas congregações, em todo lugar. Entrar em contato com o Deus Altissimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *