Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

A Restauração de Todas as Coisas

Asher Intrater

Houve uma mudança significativa no entendimento que os apóstolos tinham a respeito do reino de Deus entre os capítulos 1 e 3 de Atos – antes e depois do derramamento do Espírito Santo.

Atos 1.6: “Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?

Yeshua ensinou seus discípulos muito sobre o reino de Deus após a sua ressurreição (Atos 1.3). Essa visão era baseada em Israel e estendida para as nações. Aparentemente, os discípulos ouviram a parte de Israel, porém perderam a parte internacional (referente às nações). É por isso que Yeshua disse a seus discípulos que deveriam ser suas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8).

Modo de Pensar Ampliado

A expansão em seus pensamentos não foi apenas com relação a pessoas e lugares, mas também ao tempo. Eles achavam que tudo aconteceria imediatamente, “neste tempo”. No entanto, Yeshua afirmou que não lhes competia saber os tempos e as épocas (Atos 1.7). Em retrospectiva, está demorando muito mais do que eles imaginavam para que a mensagem do reino percorra todo o mundo e retorne novamente a Israel.

Quando Shimon (Pedro) falou no pátio do templo algumas semanas depois, ele expressou a sua declaração sobre o reino de uma forma que incluía a ampliação de pensamento tanto em relação ao tempo quanto à quantidade. “… Messias Yeshua, ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas” (Atos 3.21). Ele entendeu que Yeshua não retornaria até que os fundamentos espirituais para o reino de Deus sobre toda a terra estivessem prontos.

A visão de Pedro do reino tinha sido ampliada, não apenas de Israel para as nações, mas para “todas as coisas” – incluindo tudo na criação, tanto no céu como na terra (Efésios 1.10; Colossenses 1.16). O plano do reino de Deus garante restauração plena para tudo o que é citado na Bíblia, passado e futuro. A tradução em hebraico para a palavra “restauração” é Tikkun. [Por essa razão, quando Dan Juster, Eitan Shishkoff, Paul Wilbur, Michael Brown e eu começamos um ministério cooperativo na década de 1980, escolhemos o nome Tikkun para expressar nossa visão.]

Esta é uma definição abrangente do reino de Deus: a restauração de todas as coisas. Essa era a visão dos primeiros apóstolos. Vamos torná-la a nossa também.

Reforma na Lei de Recrutamento

Tal Robin e Ariel Blumenthal

No domingo, dia 2 de março, 300 mil homens ultraortodoxos (Haredim) concentraram-se em Jerusalém para uma reunião de oração / manifestação contra a chamada Lei de “Projeto de Reforma no Serviço Militar” que foi aprovada pelo Knesset. A questão sobre os homens haredi, se deveriam ou não servir ao exército e ser integrados na sociedade de forma geral, é um tema altamente controverso e que causa muita divisão na sociedade israelense hoje. Em vários artigos, faremos o nosso melhor para explicar as raízes dessa grave fissura em nossa nação, para que possamos orar juntos pela restauração contínua de Israel, tanto física quanto espiritual.

Compromisso Crescente

Quando o Estado foi fundado em 1948, foi firmado um compromisso entre o primeiro-ministro Ben Gurion com um líder rabino haredi: 400 homens haredi, representando “a nata da sociedade”, poderiam ser isentos dos serviços militares nacionais e receber auxílio do governo para continuar seus estudos rabínicos em geral, em Yeshivas (Seminários Judeus Ortodoxos) oficialmente reconhecidas.

Ao longo dos anos, o número de homens haredi em Yeshivas cresceu aos milhares, e esse “número mágico” de 400 nunca foi aplicado. (Além disso, sempre havia recrutas suficientes para o exército, mesmo sem o alistamento dos haredi.) Hoje, a situação cresceu como uma bola de neve a proporções ridículas: aproximadamente 15% dos homens em nossa sociedade (o setor haredi) não apenas não serve ao exército — eles rejeitam quase todo o tipo de educação “secular” ou “moderna”, limitando-se assim a uma vida de estudos em Yeshivas que eles (e suas esposas) só conseguem manter através de algum tipo de trabalho braçal. O que isso significa? Que 15% dos homens com idade para trabalhar em nossa nação, junto com seus Yeshivas e suas grandes famílias (7 filhos, na média) precisam ser sustentados pela previdência nacional!

Como um Parasita

O fato de Israel estar razoavelmente bem economicamente é um milagre — e uma homenagem à grande quantidade de trabalho duro realizado pelos outros 85% dos homens em idade de trabalho (e muitas mulheres)!! Mas essa situação econômica e social tem se tornado intolerável para a maioria dos israelenses.

Dois anos atrás, centenas de milhares de israelenses seculares e religiosos (não haredi) (Ortodoxos modernos, “knit kippa”) manifestaram-se contra essa situação na qual uma grande parte da população não se alista nem trabalha para dividir a pesada carga tributária e, ao mesmo tempo, exige uma parcela cada vez maior da previdência nacional. Essas manifestações resultaram na eleição de dois políticos jovens — um secular e outro ortodoxo moderno (Lapid e Bennet) — no último pleito, com promessas de aprovar leis que “dividam a carga”. Eles cumpriram a promessa, e agora leis estão em vigor para, bem gradualmente (e com cuidado), forçar os haredim a participar do ensino regular, serviço militar e tributação.

Como é que os judeus haredi justificam essa “dependência” parasítica do Estado? Vamos analisar essa questão em nosso próximo artigo.

Blog do Ariel

Já estou de partida para minha viagem pela Ásia. Para pontos específicos de oração e novidades, por favor, inscreva-se no meu blog pessoal: http://arielbkingdomblog.wordpress.com/

(Você não precisa fazer uma conta WordPress. Clique no blog, insira seu endereço de e-mail no lado direito da página onde está escrito: “Want to follow my blog?” – “Quer seguir o meu blog?”)

Cadastre-se e receba o artigo Revive Israel no seu e-mail:

Cadastro Revive Israel

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...