Você PRECISA…

Publicado em: 07/11/2020 Categorias: 2020 / Revive Israel

Asher Intrater

Uma das frases mais famosas de Yeshua é: “É necessário nascer de novo” João 3.7. Foi também uma histórica declaração “teológica”, se é que podemos chamá-la assim.

Isso foi dito a Nikodemos, um dos líderes do conselho religioso judaico (Sinédrio). Ele é descrito no Novo Testamento como um homem justo. Se quisermos entender o contexto da necessidade de “nascer de novo”, Nikodemos representa o mais alto nível de retidão: seguidor fiel da lei moral, homem íntegro, socialmente responsável, respeitado por seus colegas religiosos, sem grandes pecados ou falhas em sua vida.

Foi proposital e precisamente para este tipo de homem que Yeshua escolheu dizer: “Você precisa nascer de novo”. Na realidade, ele estava dizendo:

“Você é uma pessoa de elevada conduta moral, o melhor que humanamente se poderia esperar. Mas conduta moral não é suficiente. Há algo errado no âmago da raça humana que vai além da conduta. Os seres humanos são defeituosos no seu estado atual. PRECISA haver uma mudança total, não só no que você faz, mas em quem você é”.

A mensagem da Bíblia diz que todos os homens pecaram, uns mais e outros menos. Mas todos precisam se arrepender, o que significa mudar nossos pensamentos e comportamento. No entanto, esse arrependimento moral é apenas um começo. Não é suficiente. O problema não é apenas que pecamos, mas que somos pecadores.

Na verdade, Yeshua está dizendo a este homem digno e respeitado: “Seu problema não é qualquer ação pecaminosa, mas a sua natureza pecaminosa.”

Precisamos não apenas de uma mudança de conduta, mas de uma mudança de caráter. Precisamos começar de novo. Precisamos de um “recomeço” total.

O problema com a raça humana não é só o comportamento socialmente condicionado, mas a natureza inata. Temos um defeito de nascença. Temos um defeito genético.

A palavra para “nascer” em grego é gennao. Esta é a raiz das palavras genérico, genético e geracional. A pecaminosidade e o egoísmo humanos são um problema genérico, um defeito genético, uma maldição geracional.

Como o problema em essência é “gennao”, precisa haver uma solução “gennao”. Já temos a “doença” da pecaminosidade e da mortalidade desde o dia que nascemos. Portanto, a cura precisa ser um novo tipo de nascimento, um novo nascimento, um novo “gennao”.

Qual tipo de “novo” nascimento teria que ser? A palavra para “de novo” em “nascer de novo” em grego é anothen. Esta é uma palavra incomum, encontrada 13 vezes no Novo Testamento. No meu entendimento, tem cinco significados ligeiramente diferentes, que juntos formam a mensagem completa do que Yeshua está dizendo aqui.

  1. De cima para baixo – Em Mateus 27.51 e Marcos 15.38, o véu do Templo é rasgado de cima para baixo. Em João 19.23, o manto de Yeshua foi costurado de cima para baixo. Nesse sentido, Yeshua disse que devemos nascer “de cima para baixo” ou, como em muitas traduções, do “alto”.
  2. “Do Espírito” – João 1.13 afirma que para sermos filhos de Deus precisamos nascer, não da vontade humana, nem da carne humana. João 3.6 e 3.8 reitera que precisamos nascer de novo por uma ação do Espírito de Deus; não é um ato físico, nem mesmo está ao alcance da vontade humana. Acontece no espírito do homem pelo poder do Espírito de Deus.
  3. “Do céu” – João 3.31 refere-se a Yeshua descendo do céu à terra. Diz que ele veio anothen, de cima. Isso é semelhante à declaração de Yeshua a Pilatos, de que ele tinha autoridade política na terra, que foi dada a ele por Deus, “de cima”, anothen (João 19.11). A epístola de Tiago (1.17; 3.15, 17) também afirma que a sabedoria e todo dom espiritual perfeito vem do alto, do céu.
  4. “De novo” – Há também um sentido de voltar ao que era antes, uma segunda vez, repetido, de novo. Gálatas 4.9 fala do desejo de retornar novamente à escravidão.
  5. “Desde o princípio” – Lucas se refere a seus escritos como uma pesquisa de tudo que aconteceu desde o início (Lucas 1.3). Paulo se refere às testemunhas que o conheceram desde o princípio (Atos 26.5). Isso se refere simplesmente ao início de uma sequência de tempo. No sentido espiritual, isso é importante, porque “nascer de novo” contém o significado de ser necessário voltar ao início.

A palavra “princípio” dá uma ideia de voltar ao livro de Gênesis. Observe também a raiz “gen” em Gênesis. O novo nascimento precisa refazer o erro que vem desde o início, quando Adão e Eva pecaram no jardim do Éden, conforme registrado em Gênesis.

Assim, a declaração de Yeshua a Nikodemos poderia ser traduzida: “Você precisa nascer de novo, de cima para baixo, do céu, pelo poder do Espírito Santo, recuperando o que se perdeu desde o princípio.” Yeshua envolveu todo esse significado em duas palavras simples: gennao anothen.

Claro, a declaração de Yeshua levanta outra questão: “Como isso pode ser feito?” Uma vez que uma pessoa reconhece a necessidade crucial e inevitável de uma renovação tão profunda e total, a busca por uma resposta leva inevitavelmente a Yeshua.

A regeneração total acontece pela morte e ressurreição de Yeshua. Quando entendemos e acreditamos que ele morreu por nós, morremos para nós mesmos. Quando entendemos e acreditamos que ele ressuscitou dos mortos por nós, há um poder revitalizante e regenerador que entra no nosso coração.

Quando nos dedicamos totalmente para nos identificar e nos unir a ele em sua morte e ressurreição, experimentamos esse renascimento. Esse ato de dedicação vem no momento da imersão na água em nome de Yeshua. Entramos na água para nos unir à sua morte; saímos da água para nos unir à sua ressurreição.

Dedicação e submissão a Yeshua, e identificação e unificação com sua morte e ressurreição, através da imersão na água, é o momento de renascimento espiritual. Devemos nos arrepender, crer, ser imersos na água e cheios do Espírito de Deus (Atos 2.38).

Esta é a única maneira de mudar o dilema humano de pecado e morte. Muda a maldição que foi passada de geração a geração; cura o defeito genético da raça humana; resolve a raiz do problema que começou em Gênesis. Gennao anothen – Todos nós precisamos nascer de novo e nascer do alto.

Transmissão Global

Junte-se à nossa Transmissão Global para um momento de adoração e uma palavra oportuna de nossa equipe em Israel. Sempre temos muita expectativa por este momento com você. Pedimos gentilmente que você compartilhe esta transmissão com amigos e familiares. Quanto mais pessoas alcançamos, mais pessoas são abençoadas!
ASSISTA AGORA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *