Uma surpresa especial para o novo ano bíblico

Publicado em: 03/04/2022 Categorias: 2022 / Revive Israel

UM MOVIMENTO GLOBAL DE AVIVAMENTO E RESTAURAÇÃO A PARTIR DE JERUSALÉM PARA JUDEIA E SAMARIA, CHEGANDO AOS CONFINS DA TERRA E VOLTANDO NOVAMENTE PARA ISRAEL…

Asher Intrater

Neste ano, o dia 2 de abril marca o primeiro dia do Nissan. O Nissan é o primeiro mês do ano segundo a Torá. Por isso, está em vigor o primeiro dia do primeiro mês do “Ano Novo”. Enquanto as tradições seculares e religiosas fazem grande alarde sobre outras datas para o Ano Novo, não é comum ouvir falar desta, que é o primeiro dia do Ano Novo conforme as escrituras.

Talvez isso não signifique muita coisa. Não há nenhuma festa determinada por Deus para esse dia, exceto a da “lua nova” mensal. Alguma conexão pode ser feita com a volta de Yeshua para Jerusalém antes da Páscoa, que começaria no dia 14 de Nissan; mas não há nada muito detalhado escrito sobre essa data.

No entanto, no primeiro ano novo após o êxodo do Egito, algo muito especial aconteceu.

 

 

 

Êxodo 40.2, 17
No primeiro dia do primeiro mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação […] No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, se levantou o tabernáculo.

Esse é o final do capítulo e da história do Êxodo. Após meses de preparação, doações e manufaturas, o tabernáculo foi finalmente concluído. A obediência havia sido exigida para cada detalhe dos utensílios sagrados. Moisés recebeu um padrão do céu, o que significa que o tabernáculo era uma réplica de algo celestial vindo de cima.

Quando todos esses elementos se alinharam, no primeiro dia do ano, ocorreu um milagre.

 

 

 

Êxodo 40.34-35
Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor [YHVH] encheu o tabernáculo.
Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor [YHVH] enchia o tabernáculo.O tabernáculo foi concluído, e a glória de Deus derramou-se sobre ele no dia do Ano Novo. Esse é um evento extremamente significativo.

O “primeiro” dia do “primeiro” mês é simplesmente uma data. No entanto, acredito que ele também fale de uma prioridade. É o primeiro pensamento, a primeira intenção, o primeiro propósito. E qual seria essa prioridade?

O Espírito encheu o lugar de sua morada. A raiz hebraica para preencher algo é M-L-A, מלא, e a ideia da completa habitação de Deus na terra é desenvolvida através da Lei e dos Profetas. (Veja: Nm 14.21, Is 6.3; 11.9, Hc 2.14, Sl 72.19).

A ideia de “preenchimento” é levada adiante no Novo Testamento através da palavra grega pleroma. Deus colocou plenamente seu pleroma em Yeshua (Cl 2.9), e por meio de Yeshua essa plenitude nos é transmitida (Jo 1.16), até que também sejamos preenchidos com a plenitude de Deus (Ef 3.19).
Poderíamos dizer que de acordo com o padrão celestial, a prioridade de Deus é nos preencher totalmente com ele mesmo. Essa é uma mensagem de Ano Novo que merece ser comemorada. (Não se embriaguem com vinho, mas encham-se do Espírito Santo – Ef 5.18).

A maior prioridade de Deus é sua presença total em nós. Portanto, nossa maior prioridade deveria ser também sua total presença em nós.

A palavra em hebraico para tabernáculo é mishkan, משכן, que vem da raiz sh-k-n, שכנ que significa habitar. É por isso que o tabernáculo também pode ser traduzido como lugar de morada. Aqui está o ponto: um Deus espiritual faz um universo físico e depois pretende investir a si mesmo nessa criação. O criador quer habitar dentro de sua criação.

A parte principal da criação de Deus na qual ele deseja habitar somos nós: a raça humana. Deus fez os seres humanos à sua imagem para habitar em nós. Devemos ser seu tabernáculo, sua morada.

Nesse Ano Novo bíblico, meditemos sobre o padrão celestial, e obedeçamos a Deus em todos os pequenos detalhes de nossas vidas, para que ele possa cumprir sua maior prioridade, para que sua presença habite dentro de nós.


Mentoria Avivamento: Uma Visão Profética sobre os Moveres de Deus na História

Saiba mais, clique na imagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.