Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

Tempos de Visitação

Asher Intrater

Em um dos artigos anteriores (Chorando por Jerusalém – 7 de julho, 2013), discutimos como Yeshua profetizou repetidas vezes sobre a destruição de Jerusalém. Ele explicou ao povo de Jerusalém: porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação” (Lucas 19.44).

Esse conceito de “visitação” é encontrado muitas vezes nos profetas hebreus. Embora essa palavra possa significar simplesmente “visitar”, a raiz PaKaD geralmente se refere a punição e julgamento, como em que visito a iniquidade dos pais nos filhos” (Êx 20.5). Também pode significar visitação para bênção e restauração (Gn 21.1; 50.24; Êx 3.16; 4.31; Rt 1.6; 1 Sm 2.21; Sl 8.4; 65.9).  

As palavras de Yeshua em Lucas 19.44 cumpriram a profecia dada a Moisés após o Bezerro de Ouro: Eis que o meu Anjo irá adiante de ti; porém, no dia da minha visitação, vingarei, neles, o seu pecado” (Êx 32.34). O Anjo de YHVH que os havia resgatado no êxodo do Egito viria um dia para visitá-los por causa de sua iniquidade.

Em Lucas 19.44, Yeshua também estava se referindo ao “tempo de visitação” de Judá, ou até mesmo citando-o, como profetizado muitas vezes por Jeremias (5.9, 29; 6.6, 15; 8.12; 9.9; 10.15; 14.10). A visitação de Israel foi profetizada pelos profetas do “norte” (Oséias 2.13; 8.13; 9.7, 9; Amós 3.14; Miquéias 7.4). As visitações de juízo também podem se referir a outros povos e nações. Por exemplo:

Sl 59.5 – as nações pagãs (todas as nações – é o que fala na maioria das versões)
Is 10.3 – Assíria
Is 23.17 – Líbano
Is 29.6-7 – as nações que pelejam contra Jerusalém
Jr 46.21; 50.27, 31; 51.18 – tempo de visitação da Babilônia
Jr 48.44 – ano da visitação de Moabe
Jr 49.8 – tempo de visitação de Edom
Ez 38.8 –
coalizão das nações de Magogue

Algumas das passagens mais difíceis nos livros proféticos são as longas descrições de juízo contra as nações. Esses juízos normalmente são baseados na forma como trataram Israel. A punição das nações alcançará o seu cumprimento total na Segunda Vinda do Messias.

O tempo da visitação de Jerusalém foi em 33 d.C., a sua destruição ocorreu em 70 d.C., e a sua retomada em 1967. O tempo do castigo completo das nações ainda não chegou. Israel é uma nação modelo. Assim como ela teve um “tempo de visitação”, as outras nações também terão os seus. Será uma época horrível. Será a vinda do grande e terrível dia de YHVH.

O “tempo da visitação” para castigo das nações coincidirá com o “tempo de favor” de Sião.

Sl 102.13: “Levantar-te-ás e terás piedade de Sião; é tempo de te compadeceres dela, e já é vinda a sua hora.”

Foi a respeito desse tempo de visitação para a restauração que os discípulos perguntaram a Yeshua em Atos 1.6: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?Eles pensavam que não haveria visitação de juízo, mas apenas de favor.  Eles não podiam entender corretamente naquele momento, pois Yeshua disse claramente: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou para sua exclusiva autoridade” (Atos 1.7).

Apesar de não sabermos os tempos exatos, podemos ter discernimento sobre eles (1 Cr 12.32; 1 Ts 5.1-4). Há tempos e épocas determinadas, além de um dia estabelecido para o julgamento de todos os seres humanos (Atos 17.31).

Houve um tempo de visitação para punir Israel. Hoje estamos no tempo da graça do evangelho para as nações até que haja entrado a plenitude dos gentios (Lucas 21.24; Romanos 11.25). Então haverá um “tempo de visitação” para as nações do mundo. Esse tempo está se aproximando a cada dia.

Espíritos Cananeus

Uziel Rosemberg

Deus ordenou a Moisés e Josué que matassem as tribos cananeias. Eles haviam cometido pecados abomináveis de idolatria, imoralidade e assassinato de crianças (Dt 12.31). Estavam cheios de demônios e os adoravam.

Em Israel, naquela época, não tinha como parar a atividade demoníaca a não ser matando as pessoas, pois Yeshua ainda não tinha vindo para mostrar como expulsar demônios. No entanto, Yeshua instruiu seus discípulos, e transmitiu a nós autoridade para expulsá-los.

Hoje, neste período da graça, podemos travar uma guerra espiritual contra os demônios sem ter que matar pessoas. Os mesmos espíritos demoníacos que lutavam contra Israel por meio dos cananeus ainda estão lutando contra o povo de Deus hoje.

Possuímos armadura espiritual (Ef 6.11), armas (2 Co 10.4), poder no Espírito Santo e no nome de Yeshua. Da mesma forma que os israelitas lutaram contra as tribos cananeias, nossa luta é contra os espíritos demoníacos que as dirigiam.

O Papa no Brasil

Harold Walker

O Papa Francisco visitou o Brasil na semana passada e falou diante de grandes multidões entusiasmadas. Ele parece ser alguém que ama as pessoas, cuida dos pobres, prefere um estilo de vida simples e tem um imenso carisma pessoal. Ele sabe como conversar com todo tipo de pessoa, desde dignitários do Estado até as pessoas mais humildes. Ele provavelmente fará com que a Igreja Católica seja menos institucional e mais voltada para as pessoas.

Ele também é muito devoto ao culto a Maria, e nada falou em seus discursos aqui a respeito de um relacionamento pessoal com Jesus. Contudo, no outono passado em Buenos Aires, um grande grupo de pastores e padres se reuniu. O pastor Jorge Himitian compartilhou sobre o que significa uma verdadeira conversão. Entre os que compareceram estava o então Arcebispo Bergoglio, que disse aos padres presentes que era totalmente a favor dessa experiência, e muitos deles aceitaram o apelo. Alguns meses depois, Bergoglio se tornou o Papa Francisco.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

Vento Forte a Noite Toda

Asher Intrater O Senhor disse a Josué que estaria com ele da mesma forma que estava com Moisés (Josué 1:5). De maneira semelhante, Yeshua disse a

A Presença Interior do Espírito Santo

Asher Intrater Os valores judaico-cristãos incluem padrões morais, fundamentos sociais e uma visão geral do mundo. Eles são essenciais à humanidade e a toda a