“POVO DONG do Norte – Um povo não incluído da China

Publicado em: 13/03/2014 Categorias: Missões / Sem categoria

dong-da-chinaNas encostas do centro-sul da China vivem aproximadamente 1.3 milhão de pessoas conhecidas como os Dongs do Norte. Menos de uma em cada 1.000 pessoas creem em Jesus Cristo; todo restante deste povo vive sem esperança. Uma vez que os Dongs do Norte não possuem língua escrita, alcançar a maioria analfabeta requer a pregação oral do evangelho.

Os Dongs do Norte têm uma cultura voltada
para a família. Cada vila tem entre 50 e 600 famílias, todas compartilhando apenas um ou dois sobrenomes. Quando o trabalho da colheita dá uma folga, as famílias se reúnem ao redor de suas grandes torres. Essas construções extravagantes, que ultrapassam 30 metros de altura e que são feitas sem pregos, são o centro comunitário e social da vila. Os Dongs se reúnem ao redor dessas torre para cantar, contar histórias, compartilhar novidades e jogar.

Os festivais são uma parte importante da cultura dos Dongs do Norte. Rituais tradicionais de cortejos dão aos jovens, homens e mulheres,
uma oportunidade para conhecer os seus futuros cônjuges. Durante os cortejos, espera-se que uma moça Dong cante por 2 ou 3 dias sem repetições. Um enorme festival de canto acontece todos os anos, em fevereiro, com cerca de 25 a 30 mil participantes e expectadores. Lindas canções

cantadas na língua Dong enchem o vale e contam as maravilhas da cultura local.

Os Dongs do Norte acreditam que todas as
coisas possuem espírito, incluindo rios, árvores, montanhas, pedras e campos. O medo tem tomado conta dos seus corações, consumindo as suas
vidas em tentativas de apaziguar esses espíritos. A adoração de ancestrais também permeia a cultura, à medida que o povo procura os mortos para que estes sirvam de intermediários entre os espíritos e os viventes. Os Dongs do Norte precisam conhecer Jesus Cristo, o único mediador entre Deus e o homem.

Motivos de Oração:

• Peça a Deus que dê aos Dongs um desejo de conhecê-Lo e que o véu que os impede de vê-Lo, verdadeiramente como Ele é, seja retirado.

• Ore para que um dia as canções que enchem o vale sejam canções de louvor oferecidas ao único Deus verdadeiro.

• Ore pelos poucos crentes de Dong. Ore
para que eles cresçam diariamente na sua caminhada com Deus e que vivam como testemunhas corajosas e comprometidas com o seu Salvador, Jesus Cristo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *