Por Quais Cidades Você Chora?

Publicado em: 06/10/2013 Categorias: Arauto / O Fogo Purificador do Espírito

Arauto - Ano 31 - nº 02 - Mar/Jul 2013

Wesley L. Duewel

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém no início da sua entrada triunfal, ele estava vindo de Betânia. Ao passar pelo Monte das Oliveiras e pelo caminho que descia em direção à cidade, ele teve uma visão panorâmica completa de Jerusalém. Uma grande multidão de discípulos e galileus estava com ele. Estavam gritando entusiástica e alegremente: Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!” (Lc 19.37-38).

Para o espanto de todos, Jesus irrompeu em alto choro enquanto as lágrimas percorriam seu rosto. Lucas não usa a palavra comum para choro e, sim, a mais forte disponível em grego, que expressa o grito de uma alma em agonia. Essa era a cidade que Jesus tanto amava e pela qual estava disposto a morrer alegremente. Sua própria alma irrompeu numa agonia de lágrimas e profundos clamores. Embora amasse tanto a Jerusalém, ela não queria aceitar seu amor.

As lágrimas de Jesus são as lágrimas de Deus Pai e de Deus Espírito Santo. O grito agonizante de Jesus revela a agonia do Deus Triúno. Essa não é a única vez que Jesus chorou em agonia. Ouça as palavras de Lucas 13.34: Jerusalém, Jerusalém… Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes!”

Anteriormente, quando ele foi percorrendo as cidades e vilarejos da Galileia ensinando, pregando e curando, está escrito que se moveu de compaixão ao ver as multidões, porque eram como ovelhas sem pastor (Mt 9.35-36). Essa é a mesma compaixão que fez com que Deus se comovesse de amor pela grande cidade de Nínive, embora fosse inimiga do seu povo (Jn 4.11). Deus ama as pessoas de cada uma das cidades, quer pertençam à cidade escolhida de Jerusalém ou à cidade inimiga de Nínive. O coração de Deus tem o mesmo amor por todos.

O mesmo Jesus que chorou por Jerusalém chora por nossas cidades hoje. Você também chora? Ele sente dor pelas cidades cheias de tantas pessoas a quem ama com um amor infinito, mas também pessoal. Ele anseia por salvá-los. Ele morreu por eles e, mesmo assim, continuam em seus pecados. Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. Ele está furioso com Satanás por estar enganando e destruindo as pessoas através do pecado. O coração dele clama, procurando estender amor e misericórdia a cada pecador. Ele não quer que ninguém pereça, mas deseja que todos cheguem ao arrependimento (2 Pe 3.9).

Você se lembra daquele quadro profundamente comovente em Isaías 65.1-2 que retrata o coração amoroso, solícito e incansável de Deus? Deveria estar sempre vivo em sua memória. A um povo que não se chamava do meu nome, eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui. Estendi as mãos todo dia a um povo rebelde.” Você o vê? Você consegue vê-lo? Jesus está olhando em direção às nossas cidades, com suas ruas agitadas e incontáveis casas. Ele vê pessoas que, embora cheias de necessidades, estão buscando ajuda em todos os lugares, menos com ele. Com anseio amoroso e os braços estendidos, ele lhes clama: “Eis-me aqui! Eis-me aqui!”. Mas as pessoas continuam indiferentes em seus próprios caminhos. Elas não o veem. Não ouvem sua voz. Apesar de não estar chamando por seu nome, ele está tentando chamar sua atenção.

As pessoas estão em busca de diversão, prazer, dinheiro, posses, posições e poder. Porém, quando conseguem um ou mais de seus objetivos, seu coração continua vazio. Quantas vezes fazemos Jesus chorar por o esquecermos, o desconsiderarmos e o ofendermos?

Você ama as pessoas o suficiente para chorar por elas? Não precisa ser com lágrimas físicas, embora eu espere que seja. Mas, pelo menos, seu coração pode chorar por aqueles que ainda não foram salvos e estão perdidos espiritualmente.

Jesus está esperando seu coração chorar. Com quais cidades seu coração está disposto a se envolver até sentir as lágrimas do coração de Deus? Você chora por sua própria cidade? Por Nova Iorque? Tókio? Moscou? Cidade do México? Bem-aventurados aqueles que carregam um encargo de oração por várias cidades na Terra com suas massas de necessitados, feridos e perdidos. Bem-aventurado é você que clama a Deus todos os dias, com um coração faminto, para que a obra de salvação de Deus seja feita em pelo menos uma ou duas cidades.

Eu me lembro bem, quando eu estava na faculdade bíblica sessenta anos atrás, que um jovem, do outro lado do corredor no meu dormitório, chorava noite após noite enquanto orava. Ele olhava pela janela para a nossa cidade. Eu podia ouvi-lo chorando e soluçando muitas vezes em seu quarto pelos perdidos que moravam nas ruas e casas daquela cidade. Ele orava por eles, amava-os e desejava a sua salvação.

Você sabe o que é sentir um encargo de oração por outros? Você sabe o que é chorar com anseio amoroso pela salvação de entes queridos e amigos? Eu rogo a você: deixe seu coração se envolver com uma cidade. Comece a orar e a chorar com fervor por uma ou mais cidades grandes nos campos missionários. Você emocionará o coração de Deus se fizer isso. Ele quer amar as cidades e as pessoas que estão lá através do seu coração e das suas orações.

Onde Estão Suas Lágrimas?

Há lágrimas nos olhos do pecador.
Seu coração, mão e pés atados pelos hábitos de pecar;
Destruído pela vergonha de seu pecado e derrota,
Lágrimas quentes descem queimando seu rosto cálido –
Há lágrimas nos olhos do pecador.

Há lágrimas nos olhos do sofredor.
Longas e penosas horas de doença, fraqueza e dor,
Orando para que a saúde seja restaurada mais uma vez,
Esperando por cura, mas esperando em vão –
Há lágrimas nos olhos do sofredor.

Há lágrimas nos olhos desanimados.
Incompreendido por aqueles que deveriam saber;
Ninguém para amá-lo ou oferecer-lhe compaixão,
Desfalecendo, desanimado, com a esperança se esfriando –
Há lágrimas nos olhos desanimados.

Há lágrimas nos olhos não-cristãos.
Invocando ídolos de madeira e de pedra,
Clamando em vão, Cristo o Salvador desconhecido está,
Desconsolado, desamparado, sem Deus, sozinho –
Há lágrimas nos olhos não-cristãos.

Há lágrimas nos olhos do Salvador.
Lágrimas pelos pecadores, desanimados e enfermos,
Lágrimas pelos desviados, longe da sua vontade,
Lágrimas pelos milhões que ainda não alcançamos –
Há lágrimas nos olhos do Salvador.

Mas onde estão as lágrimas nos seus olhos?
Você não consegue chorar com os milhões que choram?
Você não tem lágrimas pelas outras ovelhas perdidas?
Jesus está chorando! Você ainda está dormindo?
Oh! Onde estão as lágrimas nos seus olhos?

Extraído de “God’s Power Is for You” (O poder de Deus é para você), de Wesley L. Duewel. Copyright © 1997 por Wesley L. Duewel. Publicado com permissão da Duewel Literature Trust, Inc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *