Pedro, Pentecostes e o Profeta Joel

Publicado em: 21/05/2021 Categorias: 2021 / Revive Israel

Asher Intrater

No derramamento do Shavuot (Pentecostes), no primeiro século, Pedro se levantou e começou a ensinar a partir do livro de Yoel (Joel) – Atos 2.16. O derramamento pentecostal foi visto como um cumprimento inicial da profecia de Yoel. Estou impressionado com o quão essencial é a ligação entre o derramamento do Espírito Santo e a mensagem de Yoel.

No batismo do Espírito Santo, houve uma revelação da profecia de Yoel como parte do evangelho de Yeshua. Se houve uma unção para entender essas profecias como relevantes para a geração deles, quanto mais haverá para a nossa geração!

Pedro leu o livro de Yoel e entendeu sua aplicação para a Igreja primitiva. Vamos reler o livro de Yoel (e todos os Profetas) para entender sua aplicação nestes últimos dias.

Também estou impressionado com o tema geral unificado do livro; aqui está um resumo simplificado da mensagem:

  1. Todo o livro de Joel é sobre como se preparar para o grande e terrível dia de YHWH (Joel 1.15; 2.1, 11, 31).
    • O mundo precisa ser avisado da vinda do juízo (Joel 1.14; 2.15);
    • A ecclesia global precisa ser preparada para os próximos eventos do fim dos tempos;
    • O grande e terrível dia de YHVH É a Segunda Vinda de Yeshua.
  2. Neste dia, as nações do mundo são julgadas (Joel 3.1-2, 9-14).
    • Elas são julgadas de acordo com o tratamento que deram a Israel;
    • Todas as nações atacam Israel e Jerusalém;
    • Yeshua destrói aquelas nações por terem atacado Israel.
  3. Este é o contexto para o derramamento do Espírito Santo em Shavuot-Pentecostes.
    • Esta foi a passagem citada por Pedro em Atos 2.16-21;
    • Há uma promessa de reavivamento mundial no fim dos tempos;
    • Há uma ligação tripla entre as profecias sobre:
      • A batalha em torno de Jerusalém,
      • A Segunda Vinda de Yeshua,
      • O derramamento do Espírito Santo.
  4. As promessas do derramamento do Espírito Santo não podem ser separadas das profecias da batalha do fim dos tempos em Jerusalém. Este é o rugido do Leão a partir de Sião (Joel 3.16-21).
  5. O remanescente messiânico em Israel é um elo estratégico com essas promessas e profecias (Joel 2.28).

[Em minha opinião, este último versículo (veja abaixo) aponta para um remanescente de seguidores de Yeshua; são chamados de “sobreviventes” – isto é, o remanescente messiânico em nossa geração que nasceu após o Holocausto. Isso não foi citado no último versículo de Pedro em Atos 2.21. Não era relevante para a missão de sua geração; certamente será na nossa geração.]

O poder dunamis do Espírito Santo nos permite ser testemunhas de Yeshua ao redor do mundo; e isso finalmente leva à restauração do reino a Israel e à Segunda Vinda – Atos 1.6-11. Desta forma, o poder do Espírito Santo cumpre tanto o evangelho da salvação quanto a mensagem dos Profetas.

Observe esses temas juntos em Joel 2.28 – Joel 3.2:

28 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; 29 até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. 30 Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. 31 O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor. 32 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Senhor prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.

1 Eis que, naqueles dias e naquele tempo, em que mudarei a sorte de Judá e de Jerusalém, 2 congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali entrarei em juízo contra elas por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam por entre os povos, repartindo a minha terra entre si.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *