P.S. news – escolinha Ogawanela a todo vapor

07/06/2017 Publicado por: Revista Impacto
Categorias: Blog / Missões

Queridos amigos,

É com muita alegria e gratidão que escrevemos essa carta, para contar a vocês e celebrar as bênçãos do Senhor sobre nós!

ESCOLINHA OGAWANELA A TODO VAPOR

Cada vez que olhamos para as salas de aula da Escolinha, nos maravilhamos com o milagre que aquele prédio representa! Para você ter uma ideia, o dono da casa que alugamos para morar queria construir uma garagem simples: só uma estrutura de ferro com a cobertura (foto ao lado). O processo começou em setembro do ano passado e só foi terminar em março desse ano. Infelizmente essa é a realidade em Moçambique!

Em contraste, em menos tempo que isso, construímos três salas de aula de 8X7 metros, banheiros masculino e feminino, um armazém e uma ótima varanda! Um verdadeiro milagre! Nenhuma das equipes nos “deu o cano”, como é tão comum aqui e todos terminaram seu serviço com excelência (dentro de sua capacidade, é claro – que ninguém venha com um esquadro pra perto de nós! hahahaha;)

Desde março as crianças têm estudado e já temos notado mudança em muitas delas. Podemos ver os novos conhecimentos e habilidades aflorando em cada aluninho, mas é ainda mais notória a mudança de comportamento naqueles que deram mais trabalho no início, com desobediência, teimosia e rebeldia.

Temos admirado a firmeza e disciplina da Noemi e da Isabella e visto o resultado dessa forma de lidar com as crianças. Os auxiliares delas (que estão sendo treinados para ensinar no ano que vem) também estão aprendendo muito e aos poucos pegando o jeito para cada atividade!

Por favor, orem pela saúde da Isabella, que está nos últimos meses da gravidez e pelo parto, que será aqui em Quelimane mesmo!

Estamos na expectativa da vinda da Rebeca, uma moça de Feira de Santana, na Bahia, estudante de Pedagogia, que está se preparando para vir passar um semestre conosco, substituindo a Isabella na sala de aula depois do parto. Ore por recursos e para que toda documentação siga sem problemas.

Temos trabalhado duro também na secretaria, organizando listas, ensinando Excel, desenvolvendo sistemas de operação e procedimentos que facilitem toda a rotina da escola no futuro. E também já começamos as visitas às casas dos alunos bolsistas, para um acompanhamento dos efeitos da escolinha na vida da criança e da família como um todo!

Assista alguns momentos da nossa Celebração de Inauguração:
clique aqui.

CONSTRUÇÃO PARECE ALGO SEM FIM

Parece que aquele finzinho sempre demora mais do que a construção inteira! Mas temos fé de que terminaremos em breve!

Desde que as aulas começaram, construímos uma cerca para fechar o outro lado da escolinha (que faz divisa com a base da Jocum), dando segurança ao pátio da escolinha; fizemos o portão da entrada, e estamos terminando a cozinha, banheiro dos professores e secretaria.

Também recebemos recursos para fazer um parquinho, que se tornará realidade em breve!

Ainda precisamos de recursos para ligar a água e a energia, que juntas custarão cerca de R$2.000. Quem desejar contribuir para essa parte tão essencial é só depositar na conta do projeto!

SURPESAS NÃO NOS FALTAM…

Tivemos que mandar embora um dos funcionários (Já!) por receber propina para tentar burlar o processo de bolsa e mentir a respeito disso. A corrupção é algo tão intrínseco à cultura que mesmo jovens da igreja sofrem muita tentação nessa área. Graças a Deus o incidente veio a luz! Oramos para que Deus levante funcionários honestos e dignos para dar continuidade ao trabalho!

Foto: Funcionários da Escolinha Ogawanela
(ausentes nosso novo vigilante, Riquito, e o guarda noturno, Xavier),
Catarina (cozinheira), Elsa (secretária), Chimita (auxiliar do Jardim 2),
Orlando (administrativo), Sousa (auxiliar do Jardim 2).

Também tivemos que tirar a bolsa de uma aluna, cujos encarregados mentiram brutalmente no processo seletivo. Mais uma vez, a situação veio rapidamente a luz e pudemos lidar com ela.

CURSINHO OGAWANELA

Deydson está quase terminando de preparar a terceira sala de aula da escolinha para algo que ele tinha no coração desde que chegou: um curso de preparação para o exame de admissão das faculdades (tipo Vestibular), com objetivo de, além de preparar jovens para a vida acadêmica, usar esse contato como ponte para a juventude não alcançada de Quelimane. Por favor orem pelos professores e alunos certos e para que muitos jovens sejam alcançados por esse instrumento!

Viagem aos EUA

Graças a Deus por toda provisão para a viagem do Paulo e do Pio para o Treinamento de Líderes na Cultura e Prática de Casa de Oração. Esse seminário em Língua Portuguesa foi realizado de 1 a 6 de abril no IHOP-KC (Casa Internacional de Oração em Kansas City).

Eles foram muito abençoados pelas ministrações e especialmente pelo ambiente de oração e profecia daquele lugar. Além disso, estabeleceram contato com alguns irmãos preciosos de Kansas e do Brasil, o que possibilitará a vinda de duas equipes para Moçambique ainda esse ano. (Esperamos que esses planos se concretizem e que os irmãos confirmem a suas vindas.)

Sobre o tempo nos Estados Unidos o Pr. Pio testemunha: “Durante essa viagem senti Deus revelando mais a fundo meu ministério pastoral e me instruindo sobre o funcionamento da igreja dos últimos tempos. Entendi que é meu papel envolver-me com os jovens e com o grupo de adoração da minha congregação local para levá-los a um novo nível. Desde que cheguei já estou colocando em prática muita coisa que ouvi e aprendi. No período de ministração em um dos cultos, fui fortemente tocado por Deus e completamente curado. Sinto meu corpo diferente desde esse dia!”  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Novos Cursos, Novo Tema!

Além dos seminários com jovens, que continuam acontecendo uma vez por mês, Paulo começou um novo curso para membros de diferentes congregações todos os sábados de manhã, com o tema: “Israel, a Igreja e o Fim dos Tempos”. Susana aproveitou o ensejo para pregar numa das congregações sobre o tema “Israel no propósito de Deus”. Muitas pessoas têm demonstrado surpresa e nos contam que nem sabiam que Israel é hoje uma nação! Cremos que esse é um assunto importante nos dias em que estamos vivendo e, de forma simples, queremos trazer consciência desse assunto à Igreja Moçambicana, afinal Paulo nos exorta sobre esse assunto em Romanos 11:26, “Irmãos, não quero que ignoreis este mistério para que não sejeis arrogantes”. Também cremos que isso impulsionará ainda mais o movimento de oração, adoração e intercessão que o Senhor quer levantar nesses dias em toda Terra e, especificamente, aqui em Quelimane.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nosso futuro

O Elijah tem crescido saudável e esperto! Nem um dia passa sem pedirmos a Deus sabedoria de como criá-lo para cumprir os propósitos que Deus tem para a vida dele e temos aprendido diariamente essa arte da paternidade/ maternidade!

Já estamos desejando um irmãozinho ou irmãzinha para ele, mas temos especialmente orado para saber como devem ser nossos planos para o próximo ano. Por favor, orem por nós, para que tenhamos discernimento da vontade de Deus sobre os próximos passos da nossa família!

Obrigado a todos que têm orado, contribuído e comunicado conosco! Nosso coração é cheio de gratidão a Deus por cada um de vocês!

Paulo, Susana & Elijah Costa


Para ofertas no Brasil, deposite em:

Conta Pessoal
Banco Bradesco
Susana Luisa Walker
Agência 0215
Conta Poupança 1000159-5
CPF 301.839.348-14

Conta do Projeto Alfabetizando Moçambique
Banco Bradesco
Ester Silva Walker
Agência 627
Conta Corrente 105860-6
CPF 145.162.171-04

Para ofertas fora do Brasil, envie para:

Susana Walker – c/o MAPS Program
CFNI – PO BOX 769 000
Dallas/TX – 75376 – USA
Cheques devem ser feitos para:
CFNI (MAPS Program)
Memo: for Susana Walker
Tax Deductible

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *