Compreenda e abrace o
caminho que Jesus trilhou

Os Pensamentos de Deus

Siga-nos nas redes sociais

Quando Deus nos criou à sua imagem, ele nos deu a capacidade de pensar, assim como ele pensa. Os pensamentos dele são como os nossos, porém muito mais elevados.

“Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55.9).

A qualidade dos pensamentos de Deus está muito acima da qualidade dos nossos. São pensamentos mais espirituais, mais santos e mais sábios. Ele sabe de muitas coisas que desconhecemos. Quando Deus tem um pensamento que ainda não compreendemos, a Bíblia se refere a isso como um mistério. Para Deus não há mistérios, pois ele já sabe de tudo.

Quando passamos a compreender um dos pensamentos de Deus que não entendíamos anteriormente, a Bíblia se refere a isso como uma revelação. Uma revelação é simplesmente um dos pensamentos de Deus que não conhecíamos antes, mas que agora se tornou claro para nós. Deus não pode ter uma revelação porque ele já conhece os próprios pensamentos.

Um pensamento de Deus é um mistério para nós quando não o conhecemos. É uma revelação para nós quando descobrimos seu significado. Então, ele passa a ser um de nossos pensamentos, tornando-se sabedoria em nosso coração.

“Desvendando-nos o mistério da sua vontade” (Efésios 1.9).
“… vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele” (Efésios 1.17).

Obviamente, Deus deseja que conheçamos seus pensamentos, pois ele mandou escrevê-los na Bíblia (que é nossa autoridade máxima para testar qualquer revelação pessoal – 2 Timóteo 3.16; 2 Pedro 1.20). O estudo e a meditação nas Escrituras é nosso primeiro meio para compreender os pensamentos de Deus. A oração e a adoração são o segundo meio. Todos os mistérios de Deus, sua sabedoria e seu conhecimento são encontrados na própria pessoa de Yeshua (Jesus) (Colossenses 2.3).

Os pensamentos de Deus chegam a nós na forma de palavras ou imagens em nossa mente. Quando ouvimos os pensamentos de Deus como palavras no nosso interior, estamos recebendo uma profecia. Quando vemos um dos pensamentos de Deus como uma imagem, estamos recebendo uma visão. É uma demonstração de humildade dizer simplesmente: “Eu vejo uma imagem em meu coração”. Quando descrevemos essas palavras ou figuras para outros, estamos de fato profetizando.

Quando falamos em línguas, estamos proferindo palavras que nossa mente ainda não compreende. Estamos expressando os pensamentos de Deus sem entender seu significado. Portanto, estamos, realmente, falando em mistérios.

“Pois quem fala em outra língua, não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios” (1 Coríntios 14.2).

Quando alguém tem uma interpretação dessa língua, ele está recebendo uma compreensão do pensamento de Deus contido nela. Então, a língua deixa de ser um mistério e passa a ser uma revelação. Quando é explicada ou falada a outros, tem o valor de uma profecia.

“Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar para que a igreja receba edificação” (1 Coríntios 14.5).

Paulo diz aqui que gostaria que todos falassem em línguas. Yeshua disse que todas as suas ovelhas ouvem a sua voz (João 10.3,4,16). Paulo disse que todos nós podemos profetizar (1 Coríntios 14.31). Todos esses textos têm a ver com a transferência dos pensamentos de Deus para a nossa mente. Já que essas experiências revelatórias deveriam ser normais para o cristão nascido de novo, descrevemo-las aqui em termos bem simples e cotidianos.

Gotejar

Cena: 6h00 da manhã, Jerusalém – Betty e Asher sentados na sala de estar, fazendo suas meditações bíblicas matinais.

Betty: Oh, não!
Asher: Algo errado, querida?
Betty: Minha Bíblia está com algum problema. Parece estar emperrada. Estou lendo o livro de Provérbios, mas parece que não avança.
Asher: O que você quer dizer?
Betty: Toda vez que viro a página, é a mesma coisa. O quê? Não tem mais nada para dizer neste livro?

Provérbios 19.13 – “…e um gotejar contínuo as contenções da esposa.”
Provérbios 21.9 – “Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa.”
Provérbios 21.19 – “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda.”
Provérbios 25.24 – “Melhor é morar no canto do eirado, do que junto com a mulher rixosa na mesma casa.”
Provérbios 27.15 – “O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa, são semelhantes.”

Asher: Sabe, Salomão teve mil esposas. Talvez ele tenha descoberto algo importante…
Betty: (Soca o braço de Asher.) Você pegou minha Bíblia às escondidas e inseriu nela todos esses versículos?
Asher: Você não acha que o Senhor está tentando lhe dizer alguma coisa?
Betty: (Soca Asher novamente, com mais força.)
Asher: Amor, você é a mulher mais doce, mais submissa e com o coração mais pronto para servir que já conheci. O que será que esses textos podem significar para todas as outras mulheres?
Betty: Oh, meu Deus!

Nota: Provérbios fala de três tipos de mulheres. A maioria das advertências é contra mulheres imorais, seguido pelas que falam sobre a esposa briguenta/reclamadora. Finalmente, temos a mulher virtuosa (Provérbios 31), cujo texto é usado para abençoar nossas esposas, filhas, irmãs e amigas toda noite de Shabbat, de acordo com a tradição judaica.

Ensinamento de agosto disponível no YouTube!

Asher ensina sobre a diferença entre a presença e o poder do Espírito Santo, exortando os cristãos a buscar uma “experiência de deserto” em meio a nossa confortável “cultura de bem-estar”. Quanto mais separados ficarmos dos confortos do mundo, mais acesso teremos ao poder do Espírito Santo, não apenas à experiência de sua presença.

Não se esqueça de inscrever-se em nosso canal no YouTube para receber notificações sempre que a Revive Israel publicar um vídeo novo. Apenas clique no botão “Subscribe” na barra acima do vídeo de apresentação em nossa página principal. Como o YouTube usa Gmail, quem ainda não tem uma conta Gmail será direcionado para criar uma. Assim que estiver inscrito, você pode modificar as configurações de sua conta para que as notificações sejam enviadas para um outro endereço de e-mail.

(www.youtube.com/user/reviveisraeltv).

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

As Chaves de Rute e Ester

Purim — Passado e Presente Asher Intrater Muitos dos livros proféticos têm um certo padrão. Na primeira metade do livro, o escritor profetiza sobre eventos