Os Jovens Podem Permanecer Puros

02/05/2012 Publicado por: Impacto
Categorias: Arauto / Vida Cristã no Lar

Arauto - Ano 13 - nº 03 - Out/Dez 1995

Por: Evald J. Conrad

A nossa pureza é testada e experimentada a quase todo momento. As revistas mostram fotos sugestivas. Estórias sujas podem ser ouvidas em cada esquina. A indústria do cinema (e da TV) arrecada milhões com atrativos sexuais. Os cartazes freqüentemente são indecorosos. As danceterias, bares e outros lugares de diversão tendem a roubar da .juventude a sua pureza. Muitos de nossos amigos e companheiros já se tornaram vítimas do pecado da impureza e luxúria. A nossa própria carne se delicia com pensamentos impuros.

Você não clama como o jovem salmista da Bíblia: “Como purificará o jovem o seu caminho?” (SI 119:9). Ele tinha experimentado o medo e a tentação esmagadora da impureza. Ele tinha descoberto que não podia ser puro por seus próprios esforços e resoluções. Ele precisava de ajuda e da graça de Deus.

Tenho certeza de que você se sentiu da mesma maneira. Satanás, sua própria carne, e o mundo se uniram para tentar você a se entregar a pensamentos impuros, fantasias e práticas. Lembre-se, não é fácil. Você certamente falhará a menos que dê ouvidos ao conselho da Palavra de Deus. O salmista encontrou a resposta para o clamor de seu coração em busca da pureza “observando-o conforme a Tua Palavra.” “Escondi a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti” (SI 119:11).

Somente à medida que ler, estudar, guardar, memorizar e meditar na Palavra de Deus você será capaz de ser puro. Encha sua mente e coração com a Palavra de Deus e haverá pouco lugar para fantasias fúteis e sujas. A boca fala do que o coração transborda. Então suas palavras serão limpas e saudáveis.

Não deixe passar um dia sem gastar pelo menos meia hora na Palavra e em oração. Decore um versículo por dia. Alimente sua alma com a Palavra de Deus com a mesma freqüência com que alimenta seu corpo. Lembre-se de que não há atalhos para a pureza. Você deve atentar para a Palavra de Deus e escondê-La em seu coração ou se tornará vítima da escravidão dos maus pensamentos que inevitavelmente o levará a ações pecaminosas. Vá com freqüência à casa de Deus.

VIGIE seus pensamentos e imaginações.
“Destruindo os conselhos. . .e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo” (II Cor 10:5). Assim que um mau pensamento vier à sua mente, confesse-o como pecado a Deus.

VIGIE seu caminhar com Deus para não dar lugar a pecados ocultos.
O coração é enganoso acima de tudo. Se você não vigiar, o diabo se infiltrará no seu coração e na sua vida mesmo que você não tenha consciência disso. Preste atenção às palavras de João: “Se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (I Jo 1:7).
Enquanto caminhar na luz, você nunca vai querer encobrir nem justificar o pecado. Traga sempre o pecado à luz, confesse-o e admita-o como pecado. Ao fazer isto, haverá uma constante purificação do pecado.

VIGIE como você preenche o seu tempo e vida. “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12:21). Ocupe-se com bons pensamentos, boas obras, boa leitura, boa conversa, que não haja absolutamente lugar algum para o mal. Uma mente desocupada é conhecida como “a oficina do diabo.”

VIGIE seu corpo. Mantenha-o limpo. Exercite-o. Descanse apropriadamente. Quando as tentações vierem, lembre-se de considerar que o seu corpo é o templo santo de Deus. Certamente você não quer corromper o templo de Deus. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo” (I Co 6:19).

VIGIE suas companhias. Deus diz: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis” (II Co 6:14). “Não vos enganeis: as más companhias corrompem os bons costumes” (I Co 15:33). Escolha boas companhias cristãs. A amizade cristã será poder e bênção para você.

VIGIE seus divertimentos e ocupação. Não vá a lugares onde não possa levar Jesus junto com você e não faça coisa alguma que não possa ser feita no Nome de Jesus. Não vá a lugares e não faça nada que você sabe que tornará mais difícil para você ser cristão. Não faça coisa alguma que possa ser pedra de tropeço para os outros.

Tudo o que for mundano você deve renunciar pois Deus diz: “a amizade do mundo é inimizade contra Deus” (Tiago 4:4). Se você se tornar amigo do mundo você será inimigo de Deus. “Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (I Jo2:15).

Tenha certeza de que há vitória para você. Às vezes pode parecer impossível, mas lembre-se: Deus promete vitória sobre qualquer pecado. Cristo em você é a esperança da glória e a esperança de vitória. “Maior é aquele que está em você do que o que está no mundo” (I Jo 4:4). Convide a Cristo para entrar em seu coração se ainda não o fez. Ele lutará em seu lugar. Ele sempre o guiará para o triunfo. “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou” (Rm 8:37). “Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (I Jo 5:4).

2 respostas para “Os Jovens Podem Permanecer Puros”

  1. Pedro disse:

    BOA TARDE,PODERIAM ME MANDAR ESTA EDIÇÃO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *