Ordem da Aliança ou Dons do Espírito?

Publicado em: 12/10/2015 Categorias: 2015 / Revive Israel

Asher Intrater

Levar a Arca da Aliança para Jerusalém (2 Samuel 6) foi um acontecimento grande importância espiritual. Essa ação foi acompanhada por dois eventos incomuns com duas punições severas.

Quando a Arca estava sendo trazida, os bois tropeçaram, e o carro balançou. Uzá estendeu sua mão para segurar a Arca e foi morto instantaneamente. A punição ocorreu porque todos (incluindo Davi) haviam ignorado totalmente as instruções explícitas de Deus a respeito de como a Arca deveria ser carregada sobre varas pelos levitas.

Na tentativa seguinte, três meses depois, a arca foi levada à cidade com uma celebração festiva. Davi estava tão eufórico que tirou suas roupas reais e dançou na rua com as pessoas comuns. Quando sua esposa Mical o desprezou por essa atividade “desonrosa”, o Senhor a puniu impedindo-a de ter filhos até o fim de sua vida.

Buscando Equilíbrio

Esses dois eventos poderiam ser interpretados de muitas maneiras. Aqui está um possível ângulo para nós hoje: Trazer a Arca para Jerusalém é como trazer a mensagem do reino e a presença de Deus de volta para Jerusalém; e dois elementos devem ser incluídos no processo – uma ordem levítica-sacerdotal e adoração “carismática” livre e apaixonada.

As tradições judaicas (e de algumas igrejas também) contêm muitos dos elementos simbólicos do sacerdócio levítico antigo. Esses elementos não podem ser ignorados. Por outro lado, não estamos mais “debaixo da Lei”, e, como judeus messiânicos, a tradição rabínica não exerce autoridade sobre nós. Em contrapartida, os dias sagrados da Bíblia, os símbolos de aliança e o protocolo do sacerdócio levítico foram estabelecidos por Deus e são uma parte necessária do seu reino.

Adoração carismática, incluindo dança, instrumentos musicais, levantar as mãos e dobrar os joelhos, pode não ser muito decorosa em todos os momentos, mas é uma expressão honesta e sincera do nosso amor por Deus. Línguas de fogo, profecias, libertação e todos os dons carismáticos faziam parte integral da primeira comunidade da fé. Yeshua disse para não sair de Jerusalém sem o batismo do Espírito Santo (Atos 1.5); certamente não podemos voltar para lá sem esse batismo!

A tradição judaica reflete o elemento sacerdotal, enquanto os dons carismáticos refletem o elemento profético. Tanto o aspecto Sacerdotal quanto o Profético são necessários para trazer o Rei de volta. Alguns querem ser super carismáticos sem os elementos judaicos. Outros querem somente a tradição judaica sem os elementos carismáticos. Nós estamos buscando encontrar o equilíbrio bíblico adequado.

Ambos são Necessários

Para nós, como judeus messiânicos em Israel, esse equilíbrio significa uma combinação delicada de elementos tradicionais judaicos com os dons carismáticos do Espírito – porque a mensagem do Reino é essencialmente judaica e carismática. (O batismo original do Espírito Santo ocorreu no dia sagrado judaico de Shavuot/Pentecostes.)

Não é necessário que as igrejas ao redor do mundo incorporem elementos judaicos ao seu próprio estilo de adoração. No entanto, deveria haver um entendimento e um respeito àqueles elementos levítico-sacerdotais dentro do remanescente messiânico da fé que está sendo restabelecido em Israel e em Jerusalém.

A combinação do Sacerdotal com o Profético preparará o caminho para o verdadeiro Rei voltar à sua cidade. Ao combinar elementos judaicos e carismáticos dentro do equilíbrio bíblico correto haverá muitos ataques e dificuldades. Contudo, ambos apontam o caminho para Yeshua, e ambos são absolutamente necessários. Vamos aprender a lição tanto de Uzá quanto de Mical!

Yeshua Chai está no ar!
Aviram Elder

Neste outono, o canal messiânico “YeshuaChai.tv” foi ao ar, exibindo 24 horas por dia pregações, ensinos, entrevistas e testemunhos, todos em hebraico, compartilhando as boas novas de Yeshua com nosso povo.

De maneira singular, “YeshuaChai.tv” busca servir como uma plataforma para todos os ministérios locais que estão usando a mídia em suas missões evangelísticas. O comitê “YeshuaChai.tv” consiste em 7 ministérios locais. Canais familiares israelenses e nomes como iGod (http://www.igod.co.il/ ), Jacob Damkani (http://trumpetofsalvation.org/jacob-damkani/), “Maoz” (http://www.maozisrael.org/site/PageServer?pagename=maoz_homepage) e “Medabrim” (http://www.medabrim.org.il/) são algumas das emissoras.

Embora seja um patrocinador de “YeshuaChai.tv”, o Revive Israel não reivindica nenhuma posse sobre o canal, nem se beneficia financeiramente dele ou o utiliza para fazer propaganda.

Hoje, a nação de Israel é uma das que possui maior proporção de usuários da internet através de computadores e dispositivos com internet no mundo. Esse fato oferece ao canal uma oportunidade e um potencial especiais para compartilhar com família, amigos e vizinhos.

Nosso website, estratégia de marketing e equipe de produção estão quase prontos. “YeshuaChai.tv” espera se tornar um canal bem conhecido por todo o Israel nos próximos anos. Até lá, convidamos você a nos ajudar em oração e a considerare a possibilidade de se tornar um cooperador financeiro? Para semear nesta obra:  (http://reviveisrael.org/give/)

Para assistir ao vídeo promo para Yeshua Chai em inglês: https://www.dropbox.com/s/wrhok0q1pgwkjx6/YC%20Partners%20v.1.2.mov?dl=0

Quem Somos Nós como Ecclesia (parte 3)

Nesta mensagem, Asher fala sobre parceria dentro do corpo do Messias. Quais são os desafios envolvendo a parceria entre Israel e as nações, entre judeus e gentios, dentro da Ecclesia? Para assistir em inglês:
https://www.youtube.com/watch?v=8YSvzBhKZDQ&index=3&list=PLrQIjPM4N0r2dH3E9bMXYFRGCZGu1BrVK

Novas ondas de violência em Jerusalém

Durante as últimas semanas, Israel tem visto um aumento acentuado de violência e ataques de terror, especialmente aqui em Jerusalém. Líderes palestinos têm encorajado mais violência ao invés de condenar os assassinatos. Existe um receio de que aconteça outra intifada. Por favor, ore por proteção, um fim a essa violência e para que a verdadeira paz de Yeshua encha esta terra.

Notícias da Viagem à Suiça

Durante o último final de semana de setembro, Youval, seu filho Yonadav, e Andrew ministraram na Suiça. Youval era o pregador principal em “Ranimer la Flamme” (Acenda a Chama), uma conferência onde ele falou sobre a necessidade de uma verdadeira paixão pelo reino de Deus na terra e também sobre a importância profética do povo e da terra de Israel no plano de Deus para os últimos dias. Youval falou sobre orar e jejuar numa reunião do Reviving Hope em Genebra, foi entrevistado pela DieuTV (TV Deus), e pregou sobre aliança na Igreja da Fraternidade em Yverdon onde Andrew também ministrou uma música de adoração em hebraico. Obrigado pelas orações!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *