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O Trono de Jerusalém

Asher Intrater

Quando Salomão tornou-se rei em Jerusalém, ele se sentou sobre o trono de seu pai Davi.

1 Reis 2.12: “Salomão assentou-se no trono de Davi, seu pai.

Esse mesmo evento é descrito mais tarde, no livro de Crônicas, porém com a diferença de uma palavra.

1 Crônicas 29.23: “Salomão assentou-se no trono do SENHOR (YHVH).”

Quando o autor do livro de Crônicas escreveu sobre a inauguração de Salomão, ele considerou o trono de Davi como sendo o trono de Deus. Talvez isso demonstre uma evolução do pensamento a respeito do reino de Deus durante aqueles séculos.

Embora o trono seja apenas uma cadeira, ele representa uma posição de governo. O trono em Jerusalém simboliza a autoridade celestial de Deus delegada à terra. Imagine algo como o Prefeito de Jerusalém, o primeiro-ministro de Israel, o Papa e o Secretário Geral da ONU, todos combinados em um só.

Salomão construiu um trono extremamente belo de ouro e marfim, com 12 leões posicionados em ambos os lados (1 Reis 10.18-20). Há um paralelo entre essa sala do trono e aquela que está no céu (Apocalipse 4.2-4), assim como há um paralelo entre a Jerusalém terrena e a celestial. Um dia, as duas se tornarão uma só (Zacarias 14.9; Apocalipse 21.2).

O Prefeito de Jerusalém

Nir Barkat foi reeleito na semana passada como prefeito de Jerusalém, apesar das pesadas manobras políticas contra ele. Barkat é um líder especialmente adequado e equipado para lidar com essa posição desafiadora. Ele tem demonstrado integridade e uma genuína preocupação pelo bem-estar da cidade. Ele se considera um descendente do rei Davi, com uma missão definida na vida de reconstruir Jerusalém.

“Você Me Feriu”

Youval Yanai

Em Zacarias 12, verso 8, o anjo de YHVH é descrito como paralelo ou equivalente a Deus (Elohim) – como Deus, como o Anjo do SENHOR”. Na profecia que vem a seguir, a Figura Divina fala de si mesma três vezes na primeira pessoa, como “Eu” ou “Mim” .

Na primeira, ele adverte que destruirá todos os exércitos das nações dos gentios que vierem atacar Jerusalém.

“Procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém”– v. 9.

Ao mesmo tempo em que essa guerra acontecerá, ele também promete derramar o Espírito Santo sobre as pessoas que estiverem na região de Jerusalém:

E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito de graça e de súplicas” – v. 10.

Na terceira profecia, ele diz a respeito de si mesmo que foi ferido, e que aqueles que o transpassaram se voltariam a ele em arrependimento.

“E olharão para mim, aquele a quem traspassaram…” – v. 10.

Esses três eventos proféticos estão ligados à mesma Pessoa. Aquele que liderará os exércitos do céu para destruir os inimigos de Israel, e aquele que derramará o Espírito Santo sobre os habitantes de Jerusalém é também aquele que foi transpassado. Como é possível Deus ser “transpassado”? Quem poderia estar falando aqui na primeira pessoa de Deus? Você consegue ver a unidade de toda essa passagem?

 

Décima Nona Bênção

Moti Cohen

A parte central da oração judaica tradicional é o “Amidah”, também chamado de “As Dezoito Bênçãos”. Essas orações refletem a visão rabínica do mundo desde o tempo de Yeshua, baseada principalmente nas Escrituras.

Na realidade, não há 18, e sim 19. Por quê? – Porque uma foi acrescentada mais tarde. Ela não fazia parte do conjunto inicial. Na verdade, não é, de forma alguma, uma bênção, mas uma maldição. É uma maldição a todos os hereges, apesar de ter sido destinada especificamente contra os judeus que creem em Yeshua.

Considerando que essas orações são repetidas de 3 a 5 vezes ao dia por 2 a 3 milhões de judeus ortodoxos, elas representam aproximadamente 10 milhões de maldições diárias contra os cristãos, especialmente contra os judeus messiânicos “apóstatas”. (Talvez isso explique em parte por que, às vezes, sentimos tanta opressão espiritual aqui em Israel!)

Nós, como uma comunidade, decidimos “abençoar aqueles que nos amaldiçoam” (Lucas 6.28). Nós os perdoamos como Yeshua disse, pois “não sabem o que fazem” (Lucas 23.34). Nosso único desejo é ver nosso povo salvo. Contudo, também quebramos o poder dessa maldição, pois Yeshua prometeu nos dar “autoridade sobre todo o poder do inimigo” (Lucas 10.19).

A maldição pede que sejamos “cortados” e removidos do livro da vida. No entanto, sabemos que nossos nomes já estão escritos nesse livro, apesar da perseguição que existe contra nós. “Alegrai-vos… porque o vosso nome está arrolado nos céus” (Lucas 10.20). Obrigado, Deus, pois nada pode nos tirar da vida e do amor que recebemos de Yeshua.

 

Juster na Inglaterra

Dan Juster se encontrará com Nicky Gumble, autor do Alpha Course (Curso Alfa), e um dos cristãos evangélicos mais influentes na Grã-Bretanha. Dan também estará com o Reverendo Toby Howarth, Secretário do Arcebispo Anglicano Justin Welby para diálogos inter-religiosos. Tanto Gumble quanto Welby possuem algumas raízes judaicas na família. Vamos orar por uma restauração histórica entre Israel e a Igreja Anglicana.

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