O Senhor do Perdão

Publicado em: 10/09/2021 Categorias: 2021 / Revive Israel

Os 40 dias do início do mês de Elul até o Yom Kippur, no décimo dia de Tishrei, são conhecidos na tradição judaica como um tempo para arrependimento e perdão.

Acontecem orações especiais durante esse tempo chamadas סליחותselichot, que significam “perdão”. Uma oração muito conhecida é chamada אדון הסליחות “Adon HaSelichot, que significa ‘’O Senhor do Perdão”.

Cada linha dessa oração-poema começa com uma letra consecutiva do alfabeto hebreu. As primeiras quatro linhas são:

“Senhor do perdão, Provador dos corações, Revelador de coisas profundas, Orador da retidão….”

O refrão após cada estrofe é:

“Nós pecamos diante de Ti, tenha misericórdia de nós…”

Essa oração-poema geralmente é cantada, e sua melodia se tornou bem popular entre israelitas modernos, sejam seculares ou religiosos, sefarditas ou asquenazes.

É a glória do Evangelho que qualquer pessoa poder se arrepender, perdoar e saber que é perdoada por Deus – a qualquer dia e em qualquer momento! Essas certezas formam uma base para toda oração e fé. A partir do momento que todos nós pecamos e pecamos contra bem observado, devemos todos nos arrepender e perdoar. Arrependimento e perdão são os dois ‘‘pés’’ da nossa jornada espiritual. É onde nossa fé se firma.

Jesus nos ensinou neste caminho: Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” (Mt 6.12). Nos arrependemos dos nossos pecados e perdoamos aqueles que pecaram contra nós. Que básico! Que simples! Que óbvio!

Deus é o inventor do perdão. Ele é o Senhor do Perdão. Então, não nos esqueçamos de pôr em prática os dois passos de fé mais básicos: arrepender e perdoar.

E vamos nos lembrar de interceder pelo povo judeu durante essa estação para que muitos venham a conhecer o total perdão, paz e segurança que nós temos com Deus através da expiação perfeita de Yeshua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *