Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

O Sangue do Cordeiro

Titi

Dez anos atrás, Titi Ayenehu estava brincando na lama na Etiópia e vestindo roupas esfarrapadas; era uma criança adoentada, extremamente pobre e órfã de pai. Com sua mãe, ela imigrou para Israel. Lutou muito para aprender a nova língua e cultura, superando incontáveis obstáculos, incluindo a cor de sua pele.

No mês passado, ela foi coroada Miss Israel 2013, rainha da beleza. Algumas noites atrás, ela colocou sua coroa, um vestido de gala e encontrou-se com os Presidentes Obama e Peres. Ela agradeceu a ambos por terem sido figuras inspiradoras para ela. O nome Titi é o diminutivo de Yitayish, que significa “olhe para o futuro” em amárico.

Obama

O presidente dos EUA, Obama, foi recebido na semana passada em Jerusalém com honras nunca antes vistas, talvez mais do que qualquer outro ser humano na história de Jerusalém, incluindo o próprio Yeshua (João 12.12). Um dos destaques da visita de Obama foi a reconciliação pessoal com Netanyahu; os dois abraçavam-se e sorriam repetidamente diante das câmeras.

Obama demonstrou seu fantástico charme e carisma, ganhando os corações do povo israelense. Ele também fez declarações inéditas de comprometimento à segurança de Israel e do vínculo entre Israel e os Estados Unidos. Por outro lado, a maioria dos israelenses acredita que, ao fazer essa proclamação carregada de altas expectativas para um iminente acordo de paz, ele não levou em consideração a profundidade do comprometimento do Islã radical à destruição total de Israel.

Sarin

Na semana passada em Khaleb, Síria, 26 pessoas foram mortas e 110 feridas pelo que pode ter sido um ataque de mísseis químicos. Os rebeldes acusaram o exército, e o exército, os rebeldes, sem qualquer evidência conclusiva até o momento.

A substância química usada pode ter sido o “gás sarin”, 500 vezes mais letal que o cianeto. O sarin faz com que o sistema nervoso pare de funcionar, matando as vítimas em um minuto por asfixia. Ore para que as armas químicas não caiam nas mãos dos terroristas.

O Sangue do Cordeiro

A Páscoa é uma época em que nos lembramos do sangue do Cordeiro. A Torá é cheia de figuras de sangue. Desde o primeiro animal que foi morto para as vestes de Adão e Eva, depois o justo Abel, a circuncisão de Abraão, a túnica de José, a aliança no Sinai, os sacrifícios no Templo, o Dia da Expiação, etc.

Todas essas imagens gráficas foram projetadas para entalhar na consciência e imaginação coletivas do povo de Israel a importância da expiação pelo sangue. O sangue é mencionado quase 300 vezes na Tanakh (VT) e 100 vezes na Nova Aliança. Na crucificação de Yeshua, vemos o cumprimento desses símbolos.

João 19.34: “Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.”

A água e o sangue eram ambos físicos; entretanto, a água também representa o espírito de Yeshua, e o sangue, a sua alma. Em termos bíblicos, a alma está no sangue.

Levítico 17.11: “Porque a vida [alma, no original] da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida [alma].”

A maioria das traduções desse versículo está errada. Leia-o novamente. É por causa da alma que o sangue faz expiação. A regra da expiação é “substituição equivalente” ou “tomar o lugar”. A alma (pura) de Yeshua é oferecida em lugar da nossa alma (pecadora). A alma dentro do sangue faz expiação por nossas almas. Alma é substituída por alma.

Êxodo 21.23-25: “… vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, …, ferimento por ferimento.”

A palavra para ferimento é a mesma que ferida ou golpe [sem dagesh – símbolo acrescentado na letra hebraica] em Isaías 53.5 – Por suas feridas somos sarados. Suas feridas substituem nossas feridas, e somos sarados. Sua alma substitui nossa alma e somos expiados. O sangue é o portador da alma. Quando dizemos que o sangue faz expiação, queremos dizer que a alma o faz.

Pode ser que um pouco de sangue tenha espirrado nos soldados que estavam em pé diante da cruz de Yeshua, mas sem entender ou crer no significado espiritual, o sangue físico (material) não teria efeito na salvação de suas almas. Yeshua não apenas “sangrou” na cruz, ele também derramou sua alma.

Isaías 53.12: “porquanto derramou a sua alma na morte.”

Conforme Yeshua sangrava, sua alma ia sendo esvaziada de seu corpo. A sua alma faz expiação pelas nossas. Católicos, protestantes, e judeus bebem vinho como símbolo de santificação em quase todas as cerimônias. O vinho representa o sangue que, por sua vez, representa a alma. O elemento chave não é o vinho ou o sangue, mas a alma de Yeshua.

Esta revelação é pessoal, dolorosa, emotiva, constrangedora, chocante, íntima, nauseante, estonteante, nojenta, desafiadora e confrontadora. É irracional, insuportável; quase inacreditável. Será que ousaremos meditar sobre algo tão temível quanto a alma do Filho de Deus escorrendo para fora de seu corpo, apenas para nos salvar?

Em 1977, eu passei a crer em Yeshua. Na época, eu estava trabalhando como um arboricultor e escalador de árvores. Ao invés de dar meu coração a Yeshua, eu me voltei aos interesses mundanos. Nessa época, tive um acidente com uma motosserra enquanto estava escalando uma grande árvore. Vi meu sangue jorrando no ar de uma imensa altura enquanto estava amarrado à árvore por cordas. Cheguei muito perto da morte. Quando olho para trás, posso ver semelhanças com a cruz e a mão soberana de Deus. Minha alma havia sido chamuscada. Durante o período de recuperação, comecei a renunciar o mundo e reconsiderar Yeshua. Em 1978, fui salvo.

A palavra derramou em Isaías 53.12 é a mesma que infusão no hebraico moderno, como uma transfusão de sangue num hospital. Expiação é uma anulação legal do castigo e também uma transformação vital da alma. A alma de Yeshua é “injetada” (simbolicamente) em nosso sercomo uma transfusão de sangue.

Sua alma toca a nossa e nos muda totalmente. Essa transformação da alma começa com a experiência do novo nascimento e continua com o processo de santificação.

Asher Intrater, parte um

Novo Vídeo JIJ

10 Conceitos errados a respeito do conflito israelense-palestino:

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

Vento Forte a Noite Toda

Asher Intrater O Senhor disse a Josué que estaria com ele da mesma forma que estava com Moisés (Josué 1:5). De maneira semelhante, Yeshua disse a

A Presença Interior do Espírito Santo

Asher Intrater Os valores judaico-cristãos incluem padrões morais, fundamentos sociais e uma visão geral do mundo. Eles são essenciais à humanidade e a toda a