Compreenda e abrace o
caminho que Jesus trilhou

O Princípio da Clareza da Escritura

Siga-nos nas redes sociais

“O princípio da clareza [da Escritura] significa simplesmente que a Bíblia é suficientemente clara em si e por si mesma para que os crentes a compreendam. Como disse J. Stafford Wright, o princípio implica em três coisas: 1) ‘A Escritura é clara o suficiente  para que seja vivenciada por pessoas simples’; 2) ‘A Escritura é profunda o suficiente para que se torne mina inesgotável para leitores da mais alta capacitação intelectual’; e 3) A clareza da Escritura consiste no fato de que Deus ‘quis que toda ela fosse a revelação de si mesmo ao homem’. Assim como a ordem natural é suficientemente simples para que o indivíduo comum possa vivenciá-la sem que seja necessário tomar consciência de tudo o que sabe o cientista físico e natural, também a ordem espiritual é suficientemente clara (…).

“A Escritura, em qualquer tradução fiel, é suficientemente clara para mostrar nosso pecado, os fatos básicos do evangelho, o que devemos fazer se quisermos ser parte da família de Deus e como viver para Cristo. Isso não significa, porém, que com a constatação (e compreensão) dessas verdades tenhamos exaurido o ensinamento da Palavra. Também não quer dizer que a solução de toda a questão complexa referente `a Escritura ou à vida seja simples, muito menos simplista. O que se pretende é assegurar que, a despeito das dificuldades que encontramos nas Escrituras, seu ensinamento é mais do que suficientemente claro para manter bem nutridos os fiéis.

“Uma história atribuída a Dwight L. Moody diz que ele foi abordado certa vez por uma senhora que lhe perguntou visivelmente decepcionada:

– Senhor Moody, o que devo fazer em relação às coisas difíceis da Bíblia que não entendo?

– A Senhora já comeu frango alguma vez na vida? – respondeu Moody.

Atônita com a indagação aparentemente disparada, a mulher respondeu hesitante:

– Sim.

– E o que a senhora fez com os ossos? – perguntou-lhe Moody.

– Coloquei-os de lado – disse ela.

– Então faça o mesmo o mesmo com os versículos difíceis – advertiu Moody. – Há muita comida mais do que suficiente a ser digerida no restante que pode ser compreendido.

Nisso se resume o princípio da clareza.”

_______________________

Extraído do artigo “Divórcio: Sobrevivendo entre o Legalismo e a Libertinagem”, de Gerson Lima, escrito em 10 de janeiro de 2008 para a Revista Impacto.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

3 respostas

  1. Glória a Deus!
    Acredito haver uma necessidade de ruminar a palavra que aparentemente entendemos,no entanto não mergulhamos o suficiente para beber da abundância desse rio que é a palavra de Deus.

  2. Conforme João 1.20, o apóstolo afirma que “Nós temos a unção que vem do santo, e sabemos tudo”, isto é, o Espírito Santo nos ensina todas as coisas, trazendo a revelação daquilo que nos é oculto; muito embora o coração daquele que o busca tem de ser simples. Por isso torna-se necessário crer na inspiração da Palavra de Deus. Jesus disse: “errais por não conhecer as Escrituras, nem o poder de Deus. Graça & Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

As Chaves de Rute e Ester

Purim — Passado e Presente Asher Intrater Muitos dos livros proféticos têm um certo padrão. Na primeira metade do livro, o escritor profetiza sobre eventos