Compreenda e abrace o
caminho que Jesus trilhou

O Deus amoroso diante de nossas imperfeições

Siga-nos nas redes sociais

Um verdadeiro artista já traz em sua mente a obra perfeita. Quando tenta expressar isto na tela, não permite que ninguém veja seu trabalho em andamento, ainda cheio de imperfeições, com muitas partes inacabadas. Sinto que Deus faz isto comigo. Na mente dele, já sou perfeito; mas no momento, ele ainda está me pintando num ambiente secreto, para que ninguém veja minhas imperfeições.

O problema é que as pessoas quando veem um quadro pela metade, dão muitos palpites e Deus não gosta disso. Ele já sabe exatamente o que fazer e os amadores só tiram a concentração dele nesta hora.

No princípio foi escrito: “ama a teu próximo como a ti mesmo”. Será que Deus, autor do mandamento, não o obedeceu primeiro? Claro que sim! Jesus disse: “como o Pai me amou, eu também vos amei”. Por isso que, num segundo momento, ele ensinou: “amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”.

“Por que temos que obedecer? Por que está na Bíblia! Se Deus falou, está acabado. Precisamos obedecer e não entender!” Deus não me trata desta forma idiotizada. O líder que trata seus discípulos desta forma precisa rever seu ministério, pois não expressa o caráter de Deus. Isto pode até funcionar com uma criança até 4 anos mas quando começam os por quês, “porque sim não é resposta”. Não gosto daquelas imagens que mostram Deus como alguém segurando um bebezinho no colo. Ele sempre me tratou com amor, mas como um filho adulto, e não como um bebezinho.

Enquanto Deus desenvolve seu trabalho em nós, ele não se importa em explicar cada detalhe. Até se empolga em fazer isto. Quem gosta de andar com uma pessoa que exige obediencia sem entendimento? Quem vai querer andar com um Deus que age assim?

Nosso Deus é o Deus da comunhão, do amor, e não da mediocridade.

obs: parte deste escrito foi inspirado no livro “Misunderstood God”

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

3 respostas

  1. gostei das observações, principalmente:”Quem gosta de andar com uma pessoa que exige obediencia sem entendimento? Quem vai querer andar com um Deus que age assim?”.

    sem mais,
    roberto porchat.

  2. No entanto, em muitas ocasiões Deus exige obediência sem entendimento – Tenho certeza que Abraão não entendia por que deveria oferecer Isaque, mas obedeceu assim mesmo. Se exigirmos entendimento antes de obedecer, estamos contestando a soberania de Deus e nos colocando em pé de igualdade com ele. Quando o filho exige que o pai explique para ele uma ordem antes que ele concorda em obedecer, ele está contestando a autoridade do pai.

    1. Querido leitor Haroldo: lembre-se que 2 Pe 1:20,21 (“sabendo, primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular interpretação…”) nos orienta que 1) nenhuma escritura pode ser interpretada destruindo-se as outras, 2) devemos interpretar a Bíblia como Deus quer e não como nós queremos, 3) jamais podemos fazer uma teologia baseada em um único versículo (principalmente do Velho Testamento). Nos ensinos de Jesus vemos a proporção de um mandamento para cada 10 explicações e ensinamentos. Recomendo a leitura da revista Impacto “Quando desobedecer é melhor – o perigo da obediência cega”, do livreto “Autoridade e Submissão” e do livro “Pedagogia do Oprimido” (Paulo Freire) para entender melhor esta questão do uso e abuso da autoridade na igreja. A autoridade militar exige obediencia sem entendimento e isto funciona nas guerras e campanhas de saúde pública. No ambiente familiar e na igreja, este tipo de autoridade tem uso limitadíssimo, pra não dizer que nunca deve ser aplicada. Conheço pessoas e grupos inteiros que se arrebentaram por seguir cegamente um líder, por considerar que suas palavras tinham autoridade absoluta, que ele falava em nome de Deus. O pior é que muitas destas pessoas, após o período de decepção, voltam a repetir o mesmo erro quando encontram um novo lider.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

As Chaves de Rute e Ester

Purim — Passado e Presente Asher Intrater Muitos dos livros proféticos têm um certo padrão. Na primeira metade do livro, o escritor profetiza sobre eventos