Leão e Cordeiro (Parte 1)

Publicado em: 06/09/2019 Categorias: 2019 / Revive Israel

Asher Intrater

Existem duas representações do Messias ao longo da Lei e dos Profetas. Uma é a de um servo sofredor; a outra, de rei conquistador. Os rabinos chamavam essas duas figuras de Messias filho de José e Messias filho de Davi. A ideia era de que José sofreu nas mãos de seus irmãos numa prisão egípcia. A figura de Davi era de um rei governando no auge do poder.

No entanto, tal distinção é incorreta pelo fato de que tanto José quanto Davi sofreram, e tanto José quanto Davi reinaram. (Por outro lado, há um significado correto oculto nessa comparação, pois José governou entre os gentios e Davi reinou em Israel. O Messias deve governar como cabeça da Igreja internacional e como rei de Judá/Israel.)

Como os rabinos tentaram resolver esse paradoxo do Messias como servo sofredor e rei conquistador? Alguns consideraram que eram dois messias diferentes. Outros consideraram como sendo duas opções. (Se o povo fosse justo, o Messias viria como conquistador; se o povo fosse pecador, o Messias viria para sofrer.)

Nós encontramos a solução nos Evangelhos: O Messias tem que vir primeiro para sofrer e morrer; e depois ele virá mais tarde para conquistar e governar. Esse padrão de sofrimento primeiro e governo depois pode ser encontrado em muitos lugares nas Escrituras da Lei e dos Profetas.

Ele é Ambos

Davi sofreu nas mãos de Saul; depois governou em Jerusalém. José sofreu nas mãos de seus irmãos e na prisão, e depois governou no Egito. Muitos dos justos apenas sofreram; outros governaram. Mas a imagem da combinação de sofrimento e conquista é vista muitas vezes.

Em Zacarias 9.9, o Messias é retratado chegando a Jerusalém montado em um jumento com humildade. Em Daniel 7. 13-14, podemos vê-lo chegando com as nuvens do céu diante do Ancião de Dias. A figura do justo sofrendo pode ser simbolizada por um cordeiro imolado; o rei conquistador é simbolizado por um leão que ruge. Yeshua é ambos:

Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto… Apocalipse 5.5-6

Na Parte 2, nos aprofundaremos sobre Yeshua sendo Leão e Cordeiro, sobre aspectos geográficos e veremos como seus atributos precisam ser aplicados em nossas vidas.

Quando Confrontar?

Jeremiah Smilovici evitava confrontar os outros quando eles diziam e faziam coisas que o incomodavam. Isso colocou um muro entre ele e essas pessoas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *