Compreenda e abrace o
caminho que Jesus trilhou

Jerusalém que desce

Siga-nos nas redes sociais

Asher Intrater

Três vezes no livro do Apocalipse é afirmado que a Jerusalém celestial desce do céu. Aos fiéis da igreja de Filadélfia, considerada a melhor de todas as igrejas, é prometido:

Apocalipse 3:12
“Gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus.”

Na fundação do novo céu e da nova terra no final do milênio, João vê a nova Jerusalém também.

A Jerusalém de cima é a morada de todos os anjos que permaneceram leais a Deus e dos espíritos de homens e mulheres piedosos que já morreram. Visto que a comunidade internacional de pessoas que acreditam em Yeshua, ou seja, a Igreja, é chamada de noiva do Messias (Efésios 5), então a Jerusalém celestial é chamada aqui de noiva, já que é onde o povo está.

Apocalipse 21:2-3
“…a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus…”

A descida da Nova Jerusalém é vista como a união das moradas de Deus e do homem. A maior parte do capítulo 21 é dedicada a descrever essa morada celestial. É a restauração final do jardim do Éden, o casamento definitivo do Cordeiro e a reconciliação total entre Deus e a humanidade.

Apocalipse 21:10
e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus.”

A ideia do Novo Testamento de que existe uma Jerusalém celestial é semelhante à ideia rabínica de que existem duas Jerusalém, uma “de cima” e uma “de baixo”. (Há também um tabernáculo no céu e um tribunal do céu que são paralelos ao tabernáculo e ao “Sinédrio” aqui abaixo.)

Quando uma pessoa piedosa “morre”, seu corpo vai para a sepultura e seu espírito sobe para esta cidade celestial chamada Jerusalém. Lá ela ficará até que seja hora de receber seu corpo ressurreto. Então, os santos que vivem na Jerusalém celestial descerão e pegarão seu corpo terreno, ressuscitados para poderem viver para sempre no paraíso restaurado do jardim do Éden.

Este é o lugar de habitação descrito por Yeshua no evangelho de João:

João 14:2
“Na casa de meu Pai há muitas moradas…
E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo…”

Portanto, lá os justos viverão com Yeshua e Deus. No momento da nova criação, essa morada celestial desce. Se ela descer, deve haver um lugar para ela cair em cima. Esse lugar é na terra. Seu centro é Jerusalém.

Os justos sempre estarão em Jerusalém. Primeiro eles estarão na Jerusalém que está no céu, e depois na Jerusalém que desce para fazer parte do novo céu e nova terra que serão restaurados na terra. Então, sim, certamente os espíritos dos justos sobem ao céu quando morrem. Mas, no final das contas, seu lugar de habitação será de volta aqui na terra, quando a Jerusalém celestial descer.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

As Chaves de Rute e Ester

Purim — Passado e Presente Asher Intrater Muitos dos livros proféticos têm um certo padrão. Na primeira metade do livro, o escritor profetiza sobre eventos