Compreenda e abrace o
caminho que Jesus trilhou

Intimidade Triangular

Siga-nos nas redes sociais

Asher Intrater

Minha oração favorita na Bíblia é João 17. Há uma sequência de lógica e prioridades nessa oração:

  1. Unidade – intimidade com Deus
  2. Santidade – separação do mundo
  3. Glória – poder manifesto de Deus nos santos
  4. União – plenitude da Igreja (Ecclesia)
  5. Testemunho – evangelização mundial.

A primeira e mais importante é intimidade. Yeshua orou para que fôssemos um com ele, assim como ele é um com o Pai. Ele está no Pai, e o Pai está nele. Nós estamos em Yeshua, e ele está em nós. Unidade é a perfeição da intimidade.

João 17.21-23: “A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.”

Intimidade com Deus é a experiência de conhecer interiormente a presença e a proximidade de Deus. Essa experiência está disponível 24/7 (24h/dia e 7 dias/semana), mas é intensificada em momentos de oração, adoração, meditação nas Escrituras e simples comunhão, tal como uma caminhada pela natureza ou quando repousamos em silêncio, voltando nossos pensamentos em direção a Deus.

Yeshua tinha intimidade perfeita com o Pai. Seu pedido em João 17 foi para que pudesse dividir essa intimidade conosco. Intimidade procura proximidade a outra pessoa, já que é a experiência de compartilhar um relacionamento pessoal. É o oposto de solidão.

Yeshua deseja compartilhar sua intimidade conosco. Toda intimidade começa com Deus. Quando descobrimos a intimidade com Deus, também desejamos compartilhá-la com outros. É por isso que oramos de acordo com João 17 junto com Yeshua.

Quando estava procurando por uma esposa, alguns anos atrás, eu queria uma mulher que tivesse sua própria experiência de intimidade com Deus. Quando conheci Betty, fiquei observando para ver se era sincera ou se estava apenas representando para parecer espiritual.

Como vi que ela realmente tinha um relacionamento íntimo com Deus, abriu-se o caminho para desfrutarmos da mesma intimidade entre nós. Essa é a base para um casamento bem-sucedido. Até hoje, o centro do nosso casamento é oração, adoração e estudo das Escrituras juntos, numa atmosfera de amor e intimidade. A intimidade espiritual que existe entre nós estende-se a nossas relações românticas, família, decisões financeiras e vida congregacional.

Há um triângulo de intimidade: primeiro, individualmente com Deus; depois, experimentando Deus juntamente com outros; e, por fim, na unidade horizontal entre mim e os outros. De uma forma ainda mais simples: primeiro, você e Deus sozinhos; depois, você e Deus com outros; finalmente, você e outros.

Esse princípio é válido também para a formação de uma equipe de ministério. Yeshua fez assim com seus discípulos; e orou para que continuassem, até que sua intimidade compartilhada tocasse o mundo inteiro. A intimidade é algo que tem vida e cresce.

Nós baseamos nossa equipe de ministério do Revive Israel nesse modelo. Gastamos 3 horas por dia, de segunda à sexta, em oração, louvor, profecia, leitura das Escrituras e comunhão. Esse espírito de intimidade na equipe cria um ambiente para cura, confiança, revelação e unção. As pessoas vêm de várias partes de Israel e do mundo para experimentar a presença de Deus dessa maneira conosco. É algo que gera transformação de vidas; no fim, é o que transformará (João 17.21) o mundo inteiro.

Novo Papa, Novo Governo

Na quarta-feira, dia 13 de março, à noite, após dois meses de contendas políticas, uma nova coalizão do governo foi formada. Durante a divulgação da notícia na televisão israelense, o programa foi interrompido para informar que fumaça branca estava subindo da Capela Sistina, anunciando a escolha do novo Papa.

Coincidência? Não. Há uma profunda ligação espiritual entre o que acontece em Israel, na Igreja e nas Nações.

É de conhecimento público que o Papa Francisco demonstrou compaixão pelas vítimas do ataque terrorista suicida do Hezbollah no centro da comunidade judaica em Buenos Aires em 1994, que matou 85 pessoas. Um dia depois de eleito, ele mandou um recado para Shmuel De Seni, o rabino chefe de Roma, dizendo: “Espero melhorar as relações entre judeus e católicos num novo espírito de cooperação e harmonia”.

A escolha de um argentino, o primeiro Papa sulamericano, parece ter sido um passo positivo para transformar a Igreja Católica de uma comunidade estritamente europeia em uma mais abrangente. Francisco também é conhecido por seu estilo de vida humilde (usando transporte público para trabalhar como Arcebispo), despertando a esperança pelo fim da corrupção na Igreja e por maior empenho em favor da justiça social.

Ore para que o novo Papa tenha sabedoria para promover na Igreja Católica renovação espiritual, estudo das Escrituras, apoio a Israel e ao Corpo de Cristo, lealdade aos valores de família e resistência à Jihad islâmica.

A nova coalizão em Israel parece ser um dos governos mais equilibrados e centristas que já tivemos. Ore para que Netanyahu, Lapid e Bennett conduzam nosso país a um período de saúde e sanidade. A posição de Lapid como Ministro das Finanças pode estimular uma reforma econômica. Bennett, um sionista ortodoxo moderno, está exigindo uma reforma muito necessária no sistema oficial religioso. Embora Liberman ainda seja o Ministro das Relações Exteriores, Livni será o “rosto” [Relações Públicas] que aparecerá nas negociações com os palestinos e os EUA.

Os capítulos 9 e 10 de Daniel descrevem a ligação entre líderes de governos na Terra e poderes angelicais (bons e maus) nos Céus. Uma mudança de líderes de governo reflete uma mudança de principados angelicais. A nova coalizão em Israel é a primeira em muitos anos na qual os ultraortodoxos não terão influência desproporcional.

Isso reflete um enfraquecimento das forças de cegueira religiosa sobre nossa nação. Se esse véu espiritual for removido, uma nova porta de revelação será aberta ou “desvendada”. Ore por uma onda de evangelização e crescimento congregacional, como nunca antes experimentada na nossa terra. Um tempo de colheita está às portas.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

As Chaves de Rute e Ester

Purim — Passado e Presente Asher Intrater Muitos dos livros proféticos têm um certo padrão. Na primeira metade do livro, o escritor profetiza sobre eventos