Humildade e Guerra Espiritual

Publicado em: 08/07/2018 Categorias: 2018 / Revive Israel

Asher Intrater

O primeiro princípio da guerra espiritual é a humildade. Sempre que percebemos que estamos em uma situação de batalha espiritual, a primeira coisa que precisamos fazer é nos humilhar.A maioria das pessoas associa batalha espiritual com oração agressiva e com gritar com o diabo. Isso pode até ser necessário, mas se não entendermos o papel da humildade e da submissão, nossa guerra espiritual se transformará em um massacre.

Tiago 4.6-7, 10
Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.

Observe nesses versos que a submissão e a humildade são uma parte necessária, ou pré-requisito, para resistir ao diabo. Resistir ao diabo depende da atividade paralela de nos humilharmos.

A razão para isto é que o próprio caráter do diabo está vinculado ao orgulho. O orgulho é a motivação do diabo. Portanto, é também a área em que ele é especialista. Se você tem orgulho, há uma porta aberta para as estratégias do diabo. Seu orgulho se torna um alvo fácil para os ataques do diabo.

Quando o diabo veio a Adão e Eva no Jardim do Éden, ele apelou para o seu orgulho espiritual (“Sereis como Deus” – Gn 3.5) e intelectual (“Conhecendo o bem e o mal” – Gn 3.5). O orgulho intelectual e espiritual ainda são as raízes da atividade demoníaca hoje. Quando resistimos a esses dois tipos de orgulho por meio da humilhação e submissão, fechamos a porta para as atividades do diabo.

Esse orgulho demoníaco pode levar a rebelião e divisão. A Bíblia nos diz que quando Satanás decidiu atacar a Deus, sua rebelião foi alimentada por orgulho.

Ezequiel 28.17
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor…

A palavra para “elevou-se” aqui é “gaavah” e é semelhante à raiz da palavra orgulho “ga’avah”. O orgulho pode nos levar a atitudes ruins em relação àqueles que nos rodeiam, especialmente àqueles que têm autoridade sobre nós, podendo causar divisão. A maior parte da divisão na igreja é causada pelo orgulho. Se uma das partes se humilhar, as divisões se tornarão mínimas.

Não Dê Lugar ao Diabo

Yeshua nos ensinou que qualquer reino dividido contra si cairá (Lc 11). O diabo quer fazer o reino de Deus cair. Ele faz isso inspirando divisão e rebelião. Divisão e rebelião encontram sua fonte em orgulho. O orgulho é o solo fértil para as sementes do diabo. Quando nos humilhamos, negamos ao diabo esse terreno.

Muitas vezes o orgulho é uma capa para encobrir insegurança pessoal ou medo de rejeição. Quando uma pessoa é insegura, ela pode se inflar como um “baiacu” para compensar a falta de segurança. Uma pessoa que consegue se humilhar está realmente refletindo um grau de integridade psicológica e força interior.

Um dos sintomas do orgulho que encobre a insegurança é a tendência de uma pessoa ficar “ofendida”. Às vezes, uma pessoa quer esconder seu orgulho e insegurança dizendo “sou muito sensível”. É difícil encontrar uma palavra para “ofendido” em hebraico. Uma maneira de dizer isso é “orgulho ferido” ou “honra insultada”. Uma pessoa que não tem muito orgulho não se ofende facilmente.

Às vezes, a pessoa que tem tanta certeza de que está certa é a mesma que está orgulhosa e é a fonte do problema. A pessoa ofendida, a mais esperta, a mais ungida ou a que causa uma divisão, pode ser aquela que o diabo está usando. Se essa carapuça lhe servir, saia dessa atitude já!

Fé e Sofrimento

Asher Intrater fala sobre aceitar e abraçar o sofrimento como sendo uma das fundações da comunidade de fé.

 

Legendas em: Dinamarquês, Holandês, Francês, Coreano, Português.

 

2 respostas para “Humildade e Guerra Espiritual”

  1. Sebastião Veiga Gonçalves disse:

    Texto excelente. Simples e poderoso. Fiel ao conselho bíblico e que promove reflexão, transformação e crescimento pessoal e comunitário.

    Agradeço o envio.

  2. Matéria legal, para alerta do dia a dia. Agradeço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *