Fome por Deus, de John Piper

Publicado em: 04/06/2011 Categorias: Blog

O livro que chegou no Brasil em 2006, não é uma obra muito fácil de ser encontrada nas livrarias. Mas se for achada, a melhor opção, sem dúvida, é adquirí-la. Traduzido e publicado pela editora Cultura Cristã, “Fome por Deus”, de John Piper, é um livro sobre jejum. E pode-se dizer, certamente, que sua mensagem diverge da maioria das literaturas sobre o tema.

Sem nenhum método para prática da abstinência ou teorias comuns sobre o assunto, Piper traz uma abordagem revolucionária (e bíblica) do verdadeiro sentido do jejum. Para os que, até hoje, não entendem muito bem o motivo e necessidade de jejuar, ou até para aqueles que jejuam apenas para “libertação dos desejos da carne”, o livro é como água no deserto, ou melhor, um prato cheio para quem está com fome.

Não sei se você já se deu conta, mas boa parte das religiões praticam o jejum, o que não caracteriza o jejum como uma exclusividade cristã. No livro, Piper mostra que esta prática é comum, inclusive em casos políticos e de protesto.
Então, o que diferenciaria o jejum cristão de todos os outros?

Ainda na base de glorificar a Deus (ênfase constante do autor em seus livros e pregações), Piper alega que o verdadeiro jejum cristão é aquele que anseia pela volta de Jesus, onde aqueles que o praticam o fazem sentido falta do Noivo – Jejum é uma expressão física do desejo ardente do coração pela volta do Rei – frase do autor.

Baseado em Mateus 9:15 – Dias  virão, contudo, em que lhes será tirado o Noivo, e nesses dias hão de jejuar – Piper  argumenta  que o próprio Jesus falou que seus discípulos jejuariam em protesto pela sua ausência física na Terra. E ainda fala sobre a necessidade de sentir tanto a presença como a ausência de Cristo, e de como a Sua volta é a base do cristianismo e de suas práticas, incluindo o jejum. Jesus espera que os seus amigos sintam a sua falta.

O autor não deixa de falar sobre a legitimidade do jejum como forma de protesto e disciplina espiritual para submissão da carne e da alma, mas enfatiza que o verdadeiro foco do cristão deve ser seu ânseio por Jesus e, principalmente pela sua Volta.

Usando o exemplo do povo de Israel, que foi provado por Deus ao receber o maná (a abundância) e passar fome no deserto (a escassez), Piper ilustra a obra que é cheia de explicações doutrinárias e esclarecimentos sobre falsos pensamentos a cerca do jejum. Os últimos capítulos são dedicados à questão do aborto e dos pobres – uma excelente visão aplicável para os praticantes da espiritualidade.

A obra que é essencial para todo cristão que está buscando uma vida genuína, nos leva a conclusão de que muitos de nós andamos comendo na mesa do mundo e acabamos sendo impedidos de sentir a verdadeira fome – a fome por Deus.

 

____________________
FOME POR DEUS

John Piper
Editora Cultura Cristã
1 Edição, 2006

R$ 33,00

Clique para Comprar o Livro

3 respostas para “Fome por Deus, de John Piper”

  1. Catia M Limite disse:

    Ainda não li o livro,mas só a introdução me deixa satisfeita!As vezes fico interrogando o Senhor acerca de suas palavras,principalmente aquelas ditas por Ele,em seus evangelhos.Fico contente porque Ele sempre me responde!A maioria das esplicações que eram dada sobre jejum,sempre me deixava com a ideia de que faltava alguma coisa,ou que o sentido não estava correto.Principalmente essa de Mateus 9:15.Grças ao nosso Deus por Sua doce fragancia que por meio do Seu Filho é trasmitida em todos aqueles que em todo o lugar invocam o Seu Nome e aguardam a Sua vinda!!!!!!!Vou ler o livro e aprender um pouco mais sobre as riquesas do nosso Deus!Amém amados em Cristo Jesus!!

  2. Clarissa disse:

    Eu amo John Piper. Vou comprar com certeza.

  3. Germano disse:

    Minha lista de leitura tá grande já. Mas quero ler sim, em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *