Estatísticas Missionárias

Publicado em: 09/09/2014 Categorias: Missões

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!” Romanos 10:13-15

Adoniran Judson, missionário americano que atuou na Birmânia (Myanmar) por quase 40 anos, disse que “muitos crentes consagrados jamais atingirão os campos missionários com os seus próprios pés, mas poderão alcançá-los com os seus joelhos”.

A situação missionária atual não é das melhores, pois das 258 tribos indígenas brasileiras apenas 34 possuem o Novo Testamento em sua língua. Isto é, 136 não têm nada da Bíblia traduzido, e 118 não possuem missionários.

A janela 10/40, a área mais perigosa do mundo para se pregar o Evangelho, possui os 62 países menos evangelizados do mundo, 97% dos povos não alcançados e 82% da população mais pobre do mundo. Nesses países:

  • Existe apenas 8% da força missionária mundial;
  • Existem 100 milhões de crianças vivendo nas ruas, e para cada 5 nascidas, 2 são abortadas (isto é, 40%); – Existem 19 milhões de refugiados por causa de guerras e conflitos;
  • Existem 22 milhões de prostitutas;
  • Existem 520 milhões de favelados em condições subumanas;
  • Existem 2,3 bilhões são pessoas não alcançadas.

No mundo existem 8.000 povos ainda não alcançados, isto é, 33,33%. Existem 6.809 línguas no mundo, mas apenas:

  • 333 (5%) tem a Bíblia toda traduzida;
  • 1.140 (17%) trechos da Bíblia;
  • 500 (7%) têm o Novo Testamento traduzido;
  • 4.500 (66%) possuem nada da Bíblia traduzida.
  • De 8.095 cidades na Espanha, 7.540 (93%) não possui igreja evangélica.
  • Existem apenas 0,22% de evangélicos. Existem apenas 0,4% de evangélicos na Grécia.
  • Atualmente é proibido falar de Jesus, vender bíblia, construir templos e pregar o Evangelho nas terras bíblicas.
  • A Índia possui 600.000 cidades e vilas. Porém, 500.000 (83%) não possuem missionários.
  • Na China, existem 500.000.000 pessoas que nunca ouviram falar de Jesus.

Na última estatística, calculou-se que morrem 85.000 pessoas no mundo por dia, sem terem ouvido sobre Jesus. Menos de 1% das finanças da Igreja brasileira são investidos em missões.

A média de investimento em missões, do crente brasileiro, é de R$ 1,30 por ano.

David J. Hesselgrave enxergou essa preocupação e declarou que “se quiseres fazer alguma coisa para durar uma estação, plante flores; Se quiseres fazer alguma coisa para durar uma vida, plante árvores; Se quiseres fazer alguma coisa para durar uma eternidade, plante igrejas”.

Patrick Johnstone, autor do livro Intercessão Mundial disse que “os pobres das cidades são as pessoas do mundo mais receptivas ao Evangelho. Mas, ao mesmo tempo, são as menos evangelizadas”.

A SITUAÇÃO DO BRASIL, SEGUNDO O IBGE (2000):

  • 71 cidades com menos de 1% de evangélicos
  • A média de evangélicos nas regiões brasileiras é de 15,41%. Porém, no Nordeste a média é de 10,26%.
  • Em 12 estados brasileiros a taxa está acima de 20%. Porém, no Nordeste não há nenhum estado com mais de 15% de evangélicos. Em 6 estados do Nordeste a população de evangélicos está abaixo de 10% (AL, CE, PB, PI, RN e SE).
  • Desses 6 estados, a Paraíba é o que possui a maior concentração de cidades com menos de 5% de evangélicos.
  • Alagoas possui a maior concentração de cidades com menos de 1% de evangélicos.
  • O Piauí é o que possui a população com o menor percentual de evangélicos do país.
  • 11 cidades brasileiras possui o índice de “0” (zero) evangélicos.
  • O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de cidades com índice “zero” de evangélicos (9 cidades).
  • Existem 11 cidades no Brasil sem nenhuma presença evangélica: Queluzito (MG), Carrapateira (PB), Boa Vista do Sul (RS), Nova Alvorada (RS), Nova Roma do Sul (RS), Protásio Alves (RS), Relvado (RS), Santo Antônio do Palma (RS), São Jorge (RS), União da Serra (RS), Vespasiano Correa (RS).

“Não são os grandes homens que transformam o mundo, mas sim os fracos e pequenos nas mãos de um grande Deus”

Hudson Taylor

Fonte: Intercessão Mundial

23 respostas para “Estatísticas Missionárias”

  1. Jorge flores disse:

    União da Serra pela Graça de Deus já foi implantada uma igreja.Assembléia de Deus esta la ganhando almas para Jesus pelo trabalho do campo de Guaporé/ RS.

  2. Estas informações foram relevantes para mim.

  3. Renato disse:

    Estamos trabalhando no vale do jequetinhonha na cidade de Virgem da Lapa – MG com os Quilombolas um dos povos menos alcançados no Brasil.

    • ANA PAULA LIMA disse:

      Boa Tarde Renato!
      Poderia nos enviar o seu e-mail?
      Sou Secretária de Missões da Ass. de Deus em Cascadura RJ.
      Gostaríamos de saber mais sobre o trabalho no vale do Jequetinhonha na cidade de Virgem da Lapa – MG.
      NO AGUARDO.

      Irmã ANA PAULA LIMA
      E-MAIL: [email protected]

  4. Ao ler estas tristes informações sobre o andamento da obra missionária em nível mundial, acho sinceramente que todos os evangélicos do mundo, principalmente os nossos líderes, deveríamos rasgar os nossos corações e todos, de joelho, deveríamos humildemente pedir perdão ao Senhor e começarmos a trabalhar de verdade para evangelizarmos o mundo perdido!

  5. Valberlino disse:

    Só falacias …. é o que temos ouvido em nossos templos… falamos de missões , mas não vivemos missões.

  6. José Lopes disse:

    Boa Vista do Sul, tem uma Assembleia de Deus.

  7. Paulo disse:

    A cidade de Relvado já tem igreja através do trabalho Missionario de Campo Bom

  8. Evidentemente que precisamos avançar nas linhas de frente, compondo um trabalho mais elaborado, no que diz respeito ao evangelismo de nível estratégico. Não devendo negar o evidente confronto espiritual de nível estratégico envolvendo forças espirituais do inferno em contraste com o avanço do nosso reino. A tomada destes territórios consiste na elaboração de estratégias mais ousadas dentro do evangelismo de nível estratégico para conquista, envolvendo o confronto com as forças das trevas em ação nestas Cidades, o avanço físico corpo a corpo, o discipulado permanente em contraste com a plantação de igrejas. Tenho tomado conhecimento de fatos que envolvem desvios de missionários em campo internacional e nacional dos mais variados. Quero enfatizar aqui , a necessidade da santidade e do conhecimento relacionado a esfera dos conflitos espirituais iminentes, os quais, a falta de preparo neste campo, ensejará investidas sem valor significativo para o reino. As informações constantes desta matéria serve para alertar cada igreja em cada parte do nosso País, para que haja uma maior atenção a esta responsabilidade. Pastores das mais diversas denominações, estão preocupados com os seus próprios umbigos e lutam para encher suas igrejas, mais, não estão preocupados com o reino de Deus como um todo, que envolve toda a terra! Somos chamados universalmente e não apenas em nosso Bairro. No momento, estou preparando a constituição de uma agencia de apoio em operações evangelísticas de nível estratégico, que atuará como centro de apoio operacional e financeiro para as Igrejas Locais ao redor do País.Estaremos atuando com o objetivo de avançar de forma permanente em diversos locais.Evidentemente, debaixo da autoridade do nosso amado Espírito Santo.
    Um abraço bem forte em cada missionário atuante em cada parte do nosso Pais e do Mundo e que a poderosa mão de Deus esteja conosco.

    Shaloom Adonai

  9. Deigo Roch disse:

    Obrigado pelas informações , trabalho em India com o Dalits em uma favela em Nova Deli e também com uma comunidade norte da India e outra vila no Nepal , não posso dá informações por aqui por questão de segurança . Abraços em Todos

  10. jaqueline disse:

    Estou em oração por vós, Deus está na frente desta obra, as informações passadas são muito valiosas, assim direcionamos nossas orações, estamos em uma obra em uma congregação, aqui no ES, miss. Jaqueline e Pastor Marcos Antônio.

  11. Olá amados. Sou Edgar Freitas e ajudo um projeto missionário de nome “Bíblias para os povos” e minha filha Daiana ajuda um missionário no Zimbabue e minha esposa Rutilene contribue na África também. Nós amamos missões, mas quero ajudar aqui no nosso Brazil. Essas informações foram muito importantes para nos despertar a respeito da evangelização em nossa pátria. Agradeço a Deus por ter participado desse grupo maravilhoso. Fiquem na paz do Senhor.

  12. Miguel disse:

    Muito importante e bem elaborada, parabéns.

  13. Ricardo disse:

    A paz do Senhor! É verdade que aqui no RS temos o maior numero de cidades sem a presença do evangelho, mas a SEMADERS (Secretaria de Missões da AD no RS) está desenvolvendo alguns projetos como: Fóruns de Concientização Missionária, Conferências e outros, visando mostrar a realidade da situação do evangelismo em nosso estado além da Revista Boas Novas (Nosso Órgão oficial de Evangelismo). Não temos recursos para muita coisa mas estamos orando incessantemente para que o Senhor levante apoiadores para nossos projetos missionários. Nossa meta é enviar um missionário a cada uma destas cidades o mais depressa possível, pois Cristo está voltando, vamos salvar todos quanto pudermos. Orem por nós.

  14. giovanna Figueiredo disse:

    Triste realidade. Estou tentando fazer um pouco de missão onde estou, através da distribuição de bíblias, porém, tenho uma ideia: todos temos em casa bíblias que podem ser doadas! Escreva uma mensagem..dê uma restaurada caso esteja mais velhinha….vamos aproveitar o que temos pra abençoar vidas…..meu pastor liberou pra reforma e doação as bíblias esquecidas na igreja……irmãos: juntem-se a mim nisso…..coisa simples, porém de grande valia.

  15. Wilson de Lara Leite disse:

    Boa tarde, busquei este site para formular aula de escola bíblica sobre missões, e confesso que fui impactado com o que vi, nós pregamos com euforia e dizemos “Maranata ora vem Senhor Jesus”, mas o que estamos fazendo para que nesse dia um grande numero de pessoas tenham essa oportunidade única?
    Com certeza vou mudar o teor das aulas, buscando compromisso meu e da igreja sobre esta importante obra .
    Quero parabenizar a todos irmãos missionários, pela bravura, coragem, determinação e fé, com afinco nessa grande batalha de ganhar almas para o Senhor Jesus.
    PB – Wilson

  16. Tarcisio Ferreira Da Silva disse:

    Sou missionario Tarcisio ferreira da silva e missionaria Salinova Huaman Dueñas….campo de atuaçao Arequipa -Perú, Curitiba -Brasil.
    Trabalho de implantaçao de igrejas….levando as boas novas aos perdidos….contato: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *