Está aumentando a temperatura?

Publicado em: 03/10/2020 Categorias: 2020 / Revive Israel

Eitan Shishkoff

Está muito calor onde você está? Pois está excepcionalmente quente aqui em Israel enquanto eu escrevo. Seria esta uma mensagem meteorológica do Senhor de que ele está “aumentando a temperatura”?

No momento, estou tirando essa conclusão. A pandemia do coronavírus está avançando e, pelo menos aqui em Israel, usamos as nossas máscaras para cumprir com as recomendações de saúde. Uma área enorme está sendo devastada por terríveis incêndios em meu antigo estado natal, a Califórnia. E os protestos contra a brutalidade policial e o racismo continuam a tornar-se violentos, o que deixa mais mortos sobre as ruas das cidades americanas.

Nada do que foi mencionado acima chega perto do aquecimento das tensões que continuam por aqui em Israel, como os balões incendiários lançados pelo Hamas para colocar fogo nos campos áridos israelenses. Há uma frustração generalizada com o nosso “governo de coalizão” que aquece o ciclo de notícias diárias a respeito das crises intermináveis que ameaçam a dissolução do nosso parlamento (o Knesset), o que hipoteticamente desencadearia uma quarta eleição dentro de um período de apenas 18 meses.

Eu preciso parar agora ou acabarei enchendo esta página com referências sombrias em relação à situação mundial. Todas essas realidades, e algumas outras, levam-me a perguntar: “Senhor, o que estás fazendo? O que estás dizendo? Como eu me encaixo em tudo isso?”

Como Elias na caverna (1 Rs 19.9-18)

Acredito que em meio a tudo isso, a voz de Deus está chamando cada um de nós. Será que poderemos ouvi-la?

Elias se refugiou em uma caverna, ao fugir das más notícias de seu mundo. A incrível vitória obtida por ele no Monte Carmelo foi seguida por ameaças contra a sua vida e por exaustão física, emocional e espiritual. Posso facilmente comparar nossa situação com a dele.

Pouco depois, Deus enviou ventos violentos, terremotos e fogo, mas ele não estava “neles”. Esses fenômenos eram um meio externo de chamar a atenção de Elias. E não é exatamente isso que está acontecendo conosco agora? Há ventos violentos tentando desintegrar os fundamentos da sociedade, como os tremendos abalos que ameaçam a saúde mundial, e os incêndios que estão destruindo o que antes era seguro. Deus não está “neles”. No entanto, o objetivo de Deus é nos despertar, por meio dessas convulsões sociais, para um mundo que está numa rápida e radical deterioração. E desta forma, nos levar a ouvir a sua voz, cada um de nós, de forma pessoal e íntima.

Ouvindo um sussurro

Assim que conseguiu a atenção do profeta, Deus sussurrou para ele, com uma “voz mansa e suave”.
Neste ponto, preciso abrir um parêntesis para fazer uma confissão. Não de pecado, mas de uma limitação física. Minha audição não é o que era antigamente. Menciono isso porque agora preciso ouvir com mais atenção do que nunca quando as pessoas estão falando. Eu quero muito ouvir o que elas estão dizendo. No entanto, às vezes não consigo. Se estou tão determinado a ouvir os meus amigos e a família, não devo querer muito mais ouvir o que o Senhor está me dizendo? Em síntese: EU PRECISO ESCUTAR com toda a atenção.

E aqui está a nossa prioridade: inclinar-nos em direção ao Senhor, assim como João fez, com a sua cabeça no peito de Yeshua (Jo 13.25). Ainda mais, nos momentos de confusão e angústia, eu preciso me apoiar no coração do meu Pastor. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz e eu as conduzo…” (Jo 10.3). E não estamos falando apenas sobre sobrevivência. Havia mais para Elias fazer, e há mais para nós também!

Renovando o chamado e a autoridade

Assim que o Todo-poderoso teve a atenção de Elias, ele renovou o chamado na vida do profeta e deu-lhe instruções claras para o próximo estágio de sua atividade. Elias deixou a caverna da depressão, do isolamento e da inatividade. Ao ouvir a suave voz do Senhor, ele saiu com nova ousadia e autoridade. Ele impactou reinos e colocou em movimento o poderoso ministério da próxima geração (Eliseu).

A única maneira de saber “Onde eu me encaixo em tudo isso?” é ouvir a voz dele falando com você intimamente e pessoalmente, sobre o que ele quer para sua vida. ESTA é a nossa resposta ao caos e aos eventos incontroláveis que nos cercam: ouvir a sua voz. Deus tem um chamado, um papel, uma missão, um destino para cada um de nós. Para saber o que é, devo me aproximar muito dele e escutar com o coração totalmente aberto.

Preparando um lugar de moradia

“O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?” (At 7.49).

Assista aqui.

Uma resposta para “Está aumentando a temperatura?”

  1. Elton Filipe Furtado furtado disse:

    Meu Deus, que tremendo este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *