É Preciso Arar Antes de Semear

Publicado em: 29/01/2012 Categorias: Arauto / O Segredo do Poder Espiritual

Arauto - Ano 29 - nº 02 - Mai/Jul 2011

Por: E. Reinschmidt

Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos” (Jr 4.3).
“Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sl 126.6).

No campo de colheita espiritual, o trabalho de lavrar ou arar a terra é feito por meio de oração. A semeadura é “o ministério da Palavra”: pregação, ensino, evangelização. Seguindo o exemplo do Agricultor celestial, os primeiros trabalhadores na seara do Senhor já começaram dizendo: “Quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra” (At 6.4).

Observe a ordem: primeiro, oração. A oração tem a mesma relação ao ministério da Palavra que arar a terra tem com o processo de semear numa fazenda ou num jardim.

A casa de Deus, antes uma “casa de oração”, agora é uma casa de pregação, de ensino e de educação religiosa. Porém, sem oração para lavrar a terra ociosa (o coração egoísta e pecaminoso das pessoas), é inútil lançar a semente, porque a Palavra não pode lavrar a terra sem oração. Um agricultor espera lavrar a terra simplesmente por jogar nela a semente? Evidente que não. Entretanto, nós como obreiros preguiçosos, achamos que é possível!

Mais uma vez, repito: oração faz para a pregação o que a aração da terra faz para o processo de plantio. Quando pregamos, ensinamos e evangelizamos com lábios frios, sem oração, a “boa semente” se perde, em grande parte. Lembre-se que a semente que caiu à beira do caminho” (na terra dura, sem arar) foi arrebatada pelo maligno (Mt 13.4,19). Orar é difícil, às vezes. Mas pregar a Palavra para uma congregação de pessoas indiferentes, com coração duro, é muito mais difícil!

Quando há muita oração antes do ministério da Palavra, a pregação é fácil e nem é preciso insistir muito, relativamente. Numa determinada vila no sul da Índia, um chefe e seu povo resistiram a um missionário e à sua pregação durante 20 anos. Finalmente, o missionário e seus ajudantes separaram um período de dez dias de oração. Pediram a alguns amigos para fazerem parte também. Logo após esse tempo de oração, o missionário foi mais uma vez àquela vila, e o chefe aceitou Jesus, juntamente com várias outras pessoas. Puderam começar uma igreja ali.

Às vezes, orar é mais difícil do que pregar, assim como arar a terra é mais difícil do que plantar grãos. Para arar, leva muito mais tempo do que para plantar. Para preparar algumas áreas para o plantio, leva vários dias de muito trabalho, enquanto as mesmas áreas podem ser semeadas em apenas uma hora.

O mesmo ocorre em relação “à oração e ao ministério da palavra”. Um litro de sementes plantadas em terra arada produzirá uma colheita maior do que um saco de sementes lançadas em terra dura. É assim também no Reino. O Espírito Santo, em resposta à oração daqueles que permitem que ele ore por meio deles, prepara corações para receber a Palavra. O coração de quem foi despertado pela oração de alguém receberá a Palavra “com alegria” (At 2.41).

3 respostas para “É Preciso Arar Antes de Semear”

  1. Denizey disse:

    A paz esteja contigo! Muito bom estudo, explicado em poucas palavras, porém, bem completo. Obrigado, e que DEUS nosso SENHOR continue dando a voce sabedoria para nos deixar estudos como esse! A paz do MESTRE esteja contigo.

  2. Renam Soares disse:

    Glória a Deus pela sua vida..
    Acreditei quando Deus me disse quando me converti que a seara seria grande por meio da minha vida!!
    Serei um homem de oraçãoo

    Por Jesus para glória de Deus Pai

  3. marcelo bispo dos santos disse:

    Amem, muito bom esse estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *