Cristo em Primeiro Lugar

Publicado em: 29/04/2012 Categorias: Arauto / Desenvolvendo Paixão e Poder

Arauto - Ano 15 - nº 04 - Out/Dez 1997

Texto adaptado do testemunho de Dr. Daniel Lundy

Uma das parábolas que Jesus contou foi sobre a reação de algumas pessoas ao reino dos céus: “O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem, e compra aquele campo” (Mt 13.44).

Eis aqui alguém que está andando e dá de encontro com a mensagem do evangelho e nela crê. Lemos que ele vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.

Com relação a outra pessoa, Jesus disse: “O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e tendo achado uma pérola de grande valor, vendeu tudo o que possuía, e a comprou”.

Este homem está procurando o reino de Deus. Ele está procurando um objetivo na vida, uma razão para viver. Então ele ouve a respeito do amor de Deus em Cristo. Ele ouve que este Santo Criador também é Amor. Ele abraça a Cristo como seu Salvador e lemos que ele foi e vendeu tudo o que possuía e comprou aquela pérola única.

Estes homens se despojaram de todos os seus haveres, concentrando-os em uma só área: o reino dos céus. O relacionamento que tiveram com Deus através da fé no Seu Filho agora se tornou o seu tudo, e o seu todo. Consumiu a vida deles.

“Tudo” — isto descreve a sua relação com Deus? O reino de Deus é mais valioso para você do que qualquer outra coisa? Vale um sacrifício supremo de tal maneira que você não quer que qualquer outra coisa seja colocada na frente do reino de Deus na sua vida? Não importa o que você tem a perder, contanto que você mantenha a sua relação com Deus pela fé em Jesus Cristo. Você já determinou em sua mente: “Meu relacionamento com Jesus Cristo significa mais para mim do que absolutamente qualquer outra coisa na vida”?

Não se trata de adicionar Cristo ou adicionar religião à sua vida. Para aqueles homens das parábolas não era uma parte do todo. Eles não raciocinavam deste modo: “Eu acabo de ouvir uma mensagem que mostra a única maneira que posso ter um relacionamento com Deus abandonando meus pecados e colocando minha fé em Cristo Jesus. Agora eu vou fazer com que isto seja uma parte da minha vida e serei muito responsável quanto à minha religião, mas isto será somente uma parte. Também me assegurarei de ter, enquanto viver esta minha vida, espaço para algumas coisas mais finas, as coisas que realmente aprecio, como prazer, popularidade, bens”. Não, para aqueles homens o reino de Deus vem em primeiro lugar.

Vale Mais do que Prazer e Popularidade

Para você o reino vale o sacrifício do prazer? O reino não nega que o prazer existe, não nega que o prazer é uma boa dádiva de Deus, mas insiste que na hora de escolher entre seguir a Cristo e desfrutar do prazer, mesmo do prazer legítimo, o prazer tem que ceder lugar.

Qual é o contrário de prazer? Dor, aflição. O Senhor disse que poderíamos esperar aflições se fôssemos fiéis a Ele. Até onde o amor por Cristo é capaz de levá-lo? Será que vai chegar a um ponto onde você vai dizer: “Mas se eu sou fiel ao Senhor nesta situação, terei que desistir deste ou daquele prazer?’ Você quer confiar no Senhor para que Ele lhe dê prazer nas condições Dele, na ocasião Dele, na Sua vontade perfeita? Será que o reino vale mais para você do que o prazer?

Ele vale mais para você do que a popularidade? Somos criados por Deus para sermos seres sociais. Um dos maiores problemas que um ser humano enfrenta é a solidão. Entretanto aqueles que são fiéis a Cristo precisam muitas vezes pagar o preço da sua solidão. Freqüentemente você tem de ficar ao lado de Cristo quando todos ao seu redor não estão. Será que o reino vale mais para você do que o aplauso dos homens ou a zombaria dos incrédulos?

Jesus vê claramente que haverá ocasiões, como Ele diz em Mateus 5.11: “quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós”. Você já percebeu que o tema de sofrer por causa do evangelho é dominante nos ensinos de Jesus e nos ensinos dos seus apóstolos?

Quando o apóstolo Paulo tentava colocar alguns pequenos e precários postos pioneiros de luz na vasta escuridão pagã do império romano, o que é que ele diz? “…em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos; a fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações. Porque vós mesmos sabeis que estamos designados para isto; pois, quando ainda estávamos convosco, predissemos que íamos ser afligidos” (1 Ts 3.2-4).

Há uma pressão muito grande sobre estes novos cristãos e eles estão pagando um preço. Está acontecendo em todo o tempo neste mundo no qual vivemos. Será que o reino vale mais para você do que a perseguição, o aplauso e a popularidade?

Vale Mais do que Bens

Será que o reino vale mais para você do que bens, mais do que riqueza e dinheiro? “A fascinação das riquezas sufoca a palavra, e fica infrutífera”(Mt 13.22). Deus não diz que o dinheiro não é importante. Ele diz que é perigoso. Se você não tomar cuidado, poderá chegar a um ponto em que se convencerá de que pode servir a ambos, a Deus e ao dinheiro.

Pressões Familiares

Em Mateus 10 o Senhor diz que quando Ele entra na nossa vida haverá algum nível de conflito com as pessoas que nos são mais próximas. Leia o capítulo 10 de Mateus e reflita sobre como Jesus vê os conflitos entre lealdades e prioridades legítimas na nossa vida. Quando Ele fica em segundo lugar, essas lealdades e prioridades se tornam idólatras.

Cristo diz: “não penseis que vim trazer paz à terra” (Mt 10.34). “Não vim trazer paz, mas a espada. Pois vim causar a divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e a sua mãe, e entre a nora e a sua sogra. Assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que a mim não é digno de mim: e quem não toma a sua cruz, e vem após mim, não é digno de mim”.

Nos meus relacionamentos práticos eu poderia dizer: “Senhor, tu tens que entender. Eu não tenho tempo hoje para minhas orações. Tenho que levar a minha avó ao Shopping Center para a sua visita semanal. Estarei cansado quando voltar para casa, e aí tenho que levar a minha filha ao jardim, para ela brincar um pouco e assim pegar um pouco de ar fresco. Então tenho que ajudar minha esposa. Aí chega a hora de dormir e eu não tive tempo para estar contigo. Senhor, tu tens que entender. São responsabilidades familiares”.

Mas amigo, o reino faz uma exigência total sobre você. Não que devamos negligenciar aquelas pessoas que Deus nos confiou. Com certeza somos responsáveis diante de Deus pelo cuidado e pela provisão daqueles que nos são queridos. O próprio Jesus não providenciou, pouco antes de expirar na cruz, um lar para a sua mãe e um filho para tomar o Seu lugar? “Eis aí a tua mãe, eis aí o teu filho”, Ele disse ao seu discípulo amado, João.

A Bíblia é muito clara quanto a não negligenciarmos a nossa família. Mas também é muito clara quando diz que preocupações legítimas na nossa vida podem nos roubar a bênção que advém de um compromisso total e sincero com Cristo.

Somente Cristo deve ocupar o primeiro lugar na nossa vida. Tudo o mais, todos os demais, devem vir depois. Este é o nosso relacionamento correto com Deus — o Deus que nos fez, o Deus que nos dá a respiração que nos mantém vivos neste momento. O Deus diante de quem teremos que comparecer um dia! Aqueles homens que descobriram o reino venderam tudo o que tinham para obter aquele reino. Valeu o sacrifício supremo.

O primeiro dos dez mandamentos que Deus deu ao Seu povo de antigamente foi: “Não terás outros deuses diante de mim”. Antes do dinheiro, antes da família, antes da carreira, até antes da própria vida, Deus vem em primeiro lugar. Cristo vale tudo. Não há nada que tenha mais valor do que conhecê-Lo. Quando você tem Cristo você tem tudo e nunca vai se envergonhar da sua escolha!

Adaptado de Testemunho do Evangelho (Gospel Witness) de Dr. DanielLundy

Uma resposta para “Cristo em Primeiro Lugar”

  1. Júlia Langer disse:

    Muito lindo!
    Tenho uma dúvida. A última parábola dessa sequência de Lucas. Aquela que o Reino é semelhante a um mestre que tira do seu tesouro coisas novas velhas. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *