Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

Corona, Consolo e Compaixão

Extraído de uma Live recente do Revive Israel no Facebook, uma mensagem de Asher Intrater

Eu estava pensando sobre o que está acontecendo hoje no mundo, pois muitas nações estão lutando contra essa praga do Coronavírus. Não é apenas um problema médico. Também é um problema financeiro, e tem deixado as pessoas, em todos os lugares, muito preocupadas e estressadas. Elas têm medo de ficar doentes e de perder as suas finanças, e estão começando a pensar: “Eu poderia morrer, ou toda a estrutura social ao meu redor pode simplesmente entrar em colapso!”

Todo mundo está sentindo a pressão e a dificuldade. O que eu sinto? Eu sinto tudo o que todo mundo sente, mas a diferença é que nós temos uma medida de fé e força em nosso interior. Temos o encorajamento do Espírito Santo, que nos ajuda a lidar com isso.

“…É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (2 Co 1.4).

Não é apenas um conforto em que chego e dou um tapinha nas costas e digo: “Bem, espero que você se sinta melhor”. Mas é o Espírito Santo que invade o nosso interior e sustenta a nossa alma para suportar a situação.

Temos de enxergar este momento como uma oportunidade maravilhosa para ir e confortar as outras pessoas, encorajando e fortalecendo-as, de modo a edificar seu homem interior dentro de sua situação específica.

Isto é compaixão – sentir o que alguém está sentindo e fazer algo a respeito. Nesta temporada de Páscoa, lembremos que, após o primeiro ato de Deus no Egito, as coisas inicialmente pareciam piorar. Moisés foi a Deus e diz: “O que aconteceu? Eu pensei que o Senhor fosse salvar as pessoas, mas agora está tudo pior. Faraó tirou a nossa palha e agora temos que nos virar para procurá-la!”

E a resposta de Deus foi: “Agora vocês verão meu poder”.

Então, sim, esta é uma situação perigosa, mas é também uma oportunidade de avançar e mostrar mais do amor de Deus.

Vamos voltar um pouco mais no início do livro do Êxodo. Lemos sobre alguém que mostrou consolação. Quem foi? A filha do faraó. Que heroína!

“Abrindo-o, viu a criança; e eis que o menino chorava. Teve compaixão dele e disse: Este é menino dos hebreus.…” (Êx 2.6).

Ela era a princesa do Egito! Seu pai havia ordenado pouco antes que todo menino hebreu fosse morto. Ele já os oprimia horrivelmente, rejeitava seu Deus e não lhes dava liberdade religiosa!

Mas a compaixão dessa jovem era maior do que a feitiçaria, o poder político, o poder militar e a depravação espiritual de um império tão maligno que seus membros de gabinete usavam cobras em sua cabeça!

A princesa simplesmente teve compaixão do bebê Moisés. Era como se dissesse: “Eu sei que ele é um dos bebês hebreus, mas meu coração é maior que todo o mal do mundo, mesmo o que vem do meu pai”.

Uau! Que coisa maravilhosa! Quando você pensa sobre a história do Êxodo e pensa em como o faraó era mau, pense em como a filha dele era maravilhosa. De fato, duas coisas estão acontecendo no Egito. Você tem o mal que está se movendo em direção à punição divina. Mas também havia um grupo de egípcios que começava a sentir algum tipo de compaixão e identificação com o povo de Israel. Eles se tornaram a “multidão mista” que saiu do Egito juntamente com o povo de Israel.

Tudo começou com essa jovem, com algo tão simples quanto um ato de compaixão ao resgatar esse bebê da água. Ele seria o instrumento de salvação para o mundo designado por Deus, e ela o salvou! Eles o nomearam Moisés (Mosheh). Em hebraico, significa puxar alguém para cima e para fora. Se você examinar cuidadosamente em 2 Samuel 22.6,17 e em Salmos 18.5,16, há realmente uma profecia em que Deus retira Yeshua do inferno. Que coisa incrível, e tudo a partir desta mulher que teve um momento de compaixão. Foi isso que deu início a todo o processo de redenção no livro do Êxodo!

E é isso que um pequeno ato de compaixão pode fazer. Precisamos estar prontos para agir, com compaixão.

Movido por Compaixão

Em tempos de dificuldade, a fé se expressa através de Atos de Compaixão enquanto você cuida de outra pessoa.

Em momentos difíceis, as pessoas tendem a pensar mais sobre seus próprios problemas. Você está sofrendo e a dor do sofrimento atrai sua atenção. Neste momento, você, eu e as pessoas de todos os lugares, estamos todos sentindo a mesma dor, e isso nos leva a pensar em nós mesmos, em nosso estresse e em nossas dificuldades. Isso é natural, mas também é uma oportunidade de superar nosso foco egocêntrico e nos perguntar: “O que o meu próximo está sentindo?”

Em Lucas 10 se lê que um certo samaritano em uma jornada passou por um homem deitado na estrada. Ele tinha sido roubado e espancado. Ele estava deitado no chão com dor. E quando o samaritano o viu encheu-se de compaixão.

Observe que esse tipo de compaixão bíblica nos leva a realizar coisas. E parece que geralmente envolve dinheiro. O samaritano foi e pagou as contas “médicas” do homem ferido. E a filha do faraó pagou à mãe de Moisés para cuidar dele.

Quando você estiver em dificuldades financeiras, procure estender a mão para alguém. A Bíblia diz em Gênesis 26 que Isaque semeou no tempo da fome. Semeou quando as pessoas não tinham o suficiente para comer e colheu cem vezes mais. Aqui está uma oportunidade incrível para fazermos a mesma coisa.

Duas Soluções para Doenças Contagiosas na Bíblia

O mundo hoje está lidando com uma doença contagiosa chamada Covid-19. Na Bíblia há dois capítulos obscuros que descrevem até os menores detalhes para que o sacerdote pudesse conter uma doença de pele contagiosa (Lv 13 e 14). Surpreendentemente, há quase 4.000 anos, a Bíblia deu três instruções:

1. Examine e teste as pessoas para confirmar a doença,

2. Lave com água.

3. Impeça que as pessoas infectadas tenham qualquer contato com as pessoas que não estão doentes.

Uau, essas três regras provavelmente estão nas primeiras páginas de todos os jornais do mundo hoje. Isso é apenas um pequeno estímulo para se crer que a Palavra de Deus é verdadeira.

Agora, essas são as normas, a lei. Além da lei, há outro nível de superação da mesma doença. Vamos ver qual foi o primeiro milagre de cura de Yeshua. Ele curou alguém com uma doença contagiosa.

Lê-se o seguinte em Marcos 1.41: “…Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo!”

Yeshua está falando com um homem com hanseníase. Yeshua sabe que, de acordo com as leis levíticas, não se deve ter contato com um leproso. Essa é a lei, mas Yeshua tem um poder mais forte do que a lei. Esse homem está passando por uma crise, assim como muitas pessoas hoje. Não é apenas uma crise de saúde. Não é apenas uma crise econômica. É uma crise existencial.

Eu vou viver?

Alguém se importa comigo?

Yeshua disse: “Não apenas me importo, mas também quero agir”. Ele estendeu a mão e tocou o leproso e o curou.

Esses dois níveis de ação estão na Bíblia. No primeiro nível, nós devemos obedecer à lei, ao governo, e às regras de higiene. Examinar. Lavar. Ficar longe.

Mas, depois, temos o outro nível que alcançamos por meio da fé. Podemos acessar o poder de Deus e orar para que as pessoas sejam curadas, mesmo que os médicos não possam fazê-lo.

Agora, qual era a fonte do poder de cura? Yeshua foi movido por compaixão!

“Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos” (Mt 14.14).

A compaixão nos move. Ela realiza coisas. E, por causa da compaixão, Yeshua estendeu a mão para curar aqueles que o cercavam. Quero que nós tenhamos esse tipo de compaixão. Eu quero ter esse tipo de compaixão, não importa qual seja a situação. Quanto pior a situação, mais oportunidades existem para estender a mão. Nem todo mundo precisa de cura física. Algumas pessoas precisam de encorajamento. Algumas pessoas precisam de ajuda financeira. Algumas pessoas só precisam de um telefonema para dizer olá, pois estão solitárias. Quero encorajá-lo a olhar ao redor, ser movido por compaixão e depois agir por causa dela!

RESERVE A DATA: 28 de maio de 2020

Junte-se a nós para a reunião de Pentecostes on-line e ao vivo com Asher Intrater, David Demian e muitos líderes internacionais em 28 de maio de 2020.

O evento será realizado nas páginas de Revive Israel e Tikkun International no Facebook. Por favor, “curta” e fique atento para mais informações.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...