Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

Como Ganhar Crianças Para Cristo No Lar

Mesmo depois de ter procurado por muitos anos. eu ainda não encontrei muita literatura que ajude os pais a levarem os seus filhos a se comprometerem com o Senhor Jesus Cristo em seus lares. Há muitos bons materiais cristãos que estão disponíveis para crianças. Entretanto, para vê-las “nascer de novo” é preciso muito mais do que apenas contar-lhes histórias bíblicas. Muitas pessoas acham que o simples fato da criança viver num lar cristão, ouvindo histórias bíblicas e recebendo amor dos pais através das suas orações, automaticamente fará com que ela se torne cristã. Isto não é verdade: a Bíblia não ensina isto.

Toda pessoa nasce rebelde e. por natu­reza. tem um coração pecador. Uma criança deixada à mercê das suas próprias tendências naturais, ainda que lhe sejam dados somente bons exemplos, acabará se tornando inimiga de Deus e dos homens. Caim, a primeira criança a nascer, embora num mundo sem televisão, sem más literaturas, sem más companhias ou sem escolas voltadas contra Deus, tornou- se um assassino.

Toda criança nasce pecadora e por isso terá que escolher se vai querer continuar assim ou não quando tiver idade suficiente para distinguir o certo do errado. As crianças devem ser ensinadas que precisam ser salvas do pecado. Bons ambientes não podem mudar um mau coração. Só um milagre de Deus pode fazer isto. As pessoas não se tornam cristãs devido ao bom ambiente mas sim através de uma transação definida por meio da qual Deus faz uma obra de graça no coração.

João 3:18 serve tanto para jovens quanto velhos: “Ouem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigénito Filho de Deus.”

“Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida . mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3:36).

“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado ” (Mc 16:16).

Deus não faz nenhuma distinção entre velho e jovem. Qualquer pessoa que saiba discernir o certo do errado precisa aceitar Jesus Cristo como Salvador e Senhor para ser salvo. Aqueles que se recusarem permanecerão em condenação. Há uma hora cm que a pessoa tem que fazer um compromisso claro e eterno com o nosso Senhor Jesus Cristo. Ele espera um compromisso total e eterno da nossa parte, de outra forma nenhuma segurança de vida eterna pode ser prometida. A Bíblia ensina que os pais precisam levar seus filhos a fazerem uma confissão de fé no Senhor Jesus Cristo.

Os pais nunca devem deixar que outras pessoas sejam responsáveis pelo bem-estar espiritual de seus filhos. Deus deu a responsabilidade das almas dos fi­lhos para os pais. Na verdade, as Escri­turas se dirigem ao pai quando tratam desta obrigação. “Pais. não prov oqueis os vossos filhos à ira. mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor ” (Ef 6:4). O pai tem a responsabilidade de instruir os filhos. Com a ajuda da mãe isto pode ser feito. Quando as esposas apoiam seus maridos e o homem assume as suas responsabilidades na casa. o lar não se desfaz. A obediência aos pais e mais tarde a Deus. pode ser ensinada com melhores resultados no lar onde a mãe é submissa ao pai.

Deus dá boas instruções de como ganhar os filhos para uma vida de confiança em Jesus Cristo. Em Deutero- nômio 6:6-9 nós lemos as seguintes ins­truções: “Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração: tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa. e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão e te serão por frontal entre os teus olhos. E as escrev erás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”

Enquanto estiver comendo ou con­versando no lar. enquanto estiver dirigindo ou trabalhando, nós devemos nos lembrar das palavras de Deus. Alguns de nós precisam colocar lembretes nas paredes e adesivos nos carros. Nós usamos gravadores em nossos carros e casas para continuar nos lembrando das instruções que Deus espera que nos obedeçamos. Se O amarmos, amaremos os Seus mandamentos. e desejaremos guardá-los. Fazendo isto você estará en­sinando os seus filhos a fazer o mesmo. Eles precisam deste ambiente para pre­pará-los para o dia em que terão que fazer o seu compromisso com o nosso Senhor Jesus Cristo e ser fiel a isso.

Isto requer esforço mas vale a pena! Tudo que você tem hoje um dia perderá o valor. Você não pode levar a sua bela casa. a sua mobília ou o seu novo carro consigo para o céu. Mas pode levar seus filhos com você. Nada do que você puder fazer para ajudá-los a colocar a sua fé em Jesus Cristo lhe será caro demais.

Quando um filho é ganho para Cristo no lar ele passa a amar aquele lar. O lugar onde uma pessoa “nasce de novo” freqüentemente se torna um lugar especial para ela. Aqueles que foram ganhos para o Senhor através do ministério do Arauto da Sua Vinda são. freqüentemente, aqueles que permanecem conosco nas épocas de crise. Se você quer que os seus filhos o respeitem no futuro, você precisará ajudá-los de tal maneira que a sua ajuda lhes dê valores eternos. Deus ordenou que a família fosse o lugar onde as crianças seriam ensinadas Negligenciar isto ou passar esta responsabilidade para outros é perder o direito à benção que está reservada para você. O lar é o lugar onde Deus quer abençoar Seu povo. Quando isto acontece os resultados são benefícios duradouros.

Ensinar às crianças verdades denomi- nacionais, ensiná-las por que a sua denominação crê de maneira diferente das outras, pode mantê-las fiéis por algum tempo Mas isto pode não durar. Ne­nhuma denominação é perfeita Nenhuma teologia ou teólogo é perfeito Depositar a fé em uma denominação, igreja ou no ensino de um teólogo pode acabar em desapontamento.

Os pais téni a oportunidade de ouro para ensinar seus filhos a amarem ar Senhor Jesus Cristo, a ler as Escrituras e a orar As crianças que forem ensinadas a confiar em Deus. em Seu Filho e em Sua Palavra, terão uma base eterna sobre a qual se fundamentar. Muitos de nós tivemos que ser obrigados a fazer estas coisas por algum tempo quando crianças, e eu dou graças a Deus por isso. mas quando chegou a hora certa Deus fez a Sua obra miraculosa no nosso coração Quando Deus implantou em nós o desejo por Suas coisas, servi-lo tornou-se um prazer E um prazer satisfazer esta fome dada por Deus.

É impossível começar a ensinar uma criança a obedecer aos mandamentos de Deus cedo demais. Os meus pais não sa­biam me explicar como nascer de novo Por isso alguns de nos tropeçamos um pouco antes que o milagre acontecesse Talvez isto também tenha ocorrido com você. por isso não deixe que isto aconteça a seus filhos

E fácil para os pais ganharem seus filhos para Cristo se começarem cedo e seguirem o plano de Deus. Ensinar disci­plina às crianças é uma preparação ncces- sana para a apresentação do Evangelho. Deus espera que os pais disciplinem seus filhos. A maioria dos problemas que se encontra ao aconselhar cristãos adultos surgiu porque seus pais não lhes ensi­naram a obedecer quando eram crianças. Deus quer que o pai e a mãe O repre­sentem no lar Isto é verdade principal­mente em relação ao pai. Se o pai e a mãe conquistarem a vontade do filho, inculcarem nele um temor pelo pecado e um ódio pelas coisas erradas, ele terá uma consciência estabelecida no seu interior, que sempre tomará o lado do que é certo, e o influenciará a ser cristão. Uma criança mimada e indisciplinada, e que não obedece aos seus pais. não vai querer obedecer a Deus e nem desistir da sua própria maneira de viver para confiar, amar e servir a Cristo.

Os pais devem observar de perto e orar freqüentemente pela hora cm que a criança se tornar consciente do seu pe­cado e sentir a necessidade de crer em Cristo. Eles dev em sempre ter em mente o bem-estar espiritual de seus filhos. _ Quando a criança começa a se preocupar em ser o que Deus quer ela que seja. respostas bíblicas devem ser dadas. É de suma importância que não nos retardemos cm ajudar a criança a fazer um compro-misso com Deus quando se percebe um desejo por isto nela. Apenas uma simples oração de entrega pode ser feita pela criança. Quando a criança quiser crer de coração, ela deve ser ajudada a confessar isto com a sua boca (Rm 10:10).

Os pais têm uma responsabilidade seríssima para com as almas imortais de seus filhos. Quando você está segurando pela primeira vez em seus braços o filho dado por Deus é a hora de começar os seus esforços para ganhar esta criança para o Senhor Jesus Cristo. Não des­perdice o tempo que uma mãe certa vez desperdiçou. Ela foi ao psicólogo para perguntar o que fazer com o seu filho, pois ele lhe estava causando problemas. Quando quis saber a época certa para começar a ensinar obediência ao seu filho, o psicologo lhe perguntou: “Quan­tos anos tem a criança?” Sua resposta foi: “Cinco anos.” “Então vá depressa para casa. madame.” o psicólogo recomendou. “Você já perdeu cinco anos!”

A ordem do nosso Senhor para ir e fazer discípulos de todas as nações e ensiná-los a obedecer a tudo quanto Ele ordenou é o que estamos tentando fazer. Ajude-nos. por favor! Vamos fazer isso juntos. Não há muitos que “ensinam a obedecer a tudo que Eu tenho mandado ” Peça Arautos adicionais, envie-nos ende­reços daqueles que deveriam ler este Arauto. Ajude-nos a imprimir e postar mais Arautos e a ter uma participação vital em obedecer e em ensinar obediên­cia. Quantos deste exemplar do Arauto da Sua Vinda você pode usar?

“Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável. Ora, o seu mandamento è este, que creiamos em o nome de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus nele. E nisto conhecemos que Ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu (I Jo 3:21-24) .

Elmer G. Klassen

As crianças nunca foram muito boas em dar ouvidos aos seus pais, mas nunca deixaram de imitá-los.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

5 respostas

  1. Amei essa publicação. Tenho 4 filhos e estamos vivendo em tempos difíceis. Só Deus mesmo para nos dar sabedoria para criar nossos filhos no caminho do Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Conteúdos mais populares

Como funciona o programa de leitura da Bíblia inteira em 10 meses

Visão Panorâmica da Bíblia Ouça aqui a apresentação do Projeto: [audio:https://audio.revistaimpacto.com.br/Pregacoes-Harold/Vis%C3%A3oPanor%C3%A2micadaB%C3%ADblia_2015/1%20fev%202015%20Harold%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Projeto%20Vis%C3%A3o%20Panor%C3%A2mica%20da%20B%C3%ADblia%202015%20no%20CPP%20Monte%20Mor.mp3] Download 1 – Você se compromete a ler cada dia a porção indicada na

Continue lendo...