Compreenda e abrace o
caminho que Jesus trilhou

Como Dirigir uma Assembléia Solene

Siga-nos nas redes sociais

Por: Richard Owen Roberts

1. Uma Assembléia Solene é um tempo em que todo o serviço cotidiano normal é colocado de lado. Esta é claramente a instrução de Levítico 23.34-36, Números 29.35 e Deuteronômio 16.8. Embora a grande maioria da Escritura ensine e apóie a necessidade de se trabalhar com dedicação, está muito claro também que todo serviço material precisa ser subordinado aos interesses espirituais. Assim como o homem deve trabalhar seis dias e apenas seis dias, e descansar no sétimo, da mesma maneira ele deve lutar em determinadas épocas em prol do avanço espiritual e moral, e deve deixar de lado a ordem normal de trabalho a fim de buscar a face de Deus durante épocas de juízo divino.

2. Uma Assembléia Solene é um período em que todo um povo afetado pelo justo juízo de Deus é convocado para estar presente. Isto fica claro em várias passagens do Velho Testamento que descrevesse avivamentos, mas nenhuma o revela melhor que em Joel, onde até os recém-casados que estavam de lua de mel tiveram de cancelar seu tempo juntos, e a mãe que amamentava seu bebê tinha de estar presente (Joel 2.16).

Parte do pecado coletivo que precisa ser abandonado é o espírito de rebeldia que existe em muitos cristãos (nominais), que acham que nenhum líder espiritual lhes pode dar ordens. Tais pecadores fariam bem se observassem a severidade das denúncias contra rebeldia e teimosia que encontramos em 1 Samuel 15.23.

3. Uma Assembléia Solene é um tempo de jejum. Ao invés de questionar a conveniência física de jejuar, cristãos professos deveriam enfrentar abertamente a importância espiritual imediata desta prática. De maneira geral, reconhecemos que cuidar de nossos corpos é uma responsabilidade correta que devemos assumir diante de Deus. O cuidado de nós mesmos faz parte do nosso serviço normal para Deus. Mas há questões vastamente mais importantes que cuidar de nossos corpos.

Ao jejuar, o povo fiel reconhece diante de Deus que os assuntos espirituais urgentes têm primazia sobre os assuntos normais do nosso físico. Em síntese, jejuar é uma forma externa de reconhecer com humildade diante de Deus que descobrir os pecados que causaram sua ira, e abandoná-los de forma ordenada e coletiva (como povo), têm uma importância vastamente maior que alimentar o corpo. Há momentos quando os corpos dos crentes precisam ser colocados em sujeição, para que as tão grandes necessidades espirituais possam receber a devida atenção.

4. Uma Assembléia Solene é um tempo de sacrifício. Numerosas passagens do Velho Testamento, que relatam assembléias solenes, deixam isto muito claro (inclusive Números 10.10 e 15.3). Uma das maiores bênçãos que Deus deu à humanidade é o dom do tempo. Que sacrifício poderia ser mais significativo do que o sacrifício do tempo a fim de participar mais plenamente no método ordenado por Deus para reverter um juízo divino contra uma igreja ou nação?

5. Uma Assembléia Solene tem duração prolongada. Enquanto a maioria dos cristãos nominais se contente com cultos de uma hora de duração, o chamado para uma Assembléia Solene é um chamado para uma reunião muito mais prolongada. Em muitas das passagens onde se descreve a Assembléia Solene, a reunião se prolongava por dias a fio, em alguns casos, até quatorze dias. Em outras ocasiões um dia inteiro parecia ser suficiente.

Em 2 Crônicas 7.8,9, vemos que a festa foi observada durante sete dias, e depois no oitavo dia foi realizada uma Assembléia Solene. Foi nesta assembléia solene que Deus disse: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (versículo 14). Nenhuma Assembléia Solene valeria seu próprio nome, se não separasse pelo menos um dia inteiro para as grandes tarefas de humilhar-se, orar, arrepender-se e buscar a face de Deus.

6. Uma Assembléia Solene é um tempo de oração intensa. As igrejas em geral separam muito pouco tempo para oração. Às vezes, toma-se tempo suficiente para apresentar pedidos a Deus, mas pouquíssimo tempo é alocado para reuniões de todo o povo, onde Deus pode apresentar seus pedidos aos homens.

Não só se deve dar muito tempo para oração durante a Assembléia Solene, mas muito tempo deve ser dedicado em oração em preparação para a Assembléia Solene. Se for realizar a Assembléia num sábado, por exemplo, o povo da igreja deveria dedicar bastante tempo para oração durante cada dia da semana anterior, em preparação para o dia.

7. Uma Assembléia Solene é uma ocasião em que essencialmente se faz arrependimento como povo. Em preparação para isto, deve-se elaborar uma lista dos pecados que devem ser confessados, e abandonados como povo. Algumas igrejas envolvem toda a congregação na elaboração desta lista. Vários departamentos da igreja preparam listas das ofensas contra Deus e contra os homens que a igreja nunca abandonou como um todo. Os líderes depois ajuntam as listas e formam uma relação final. A intenção não é fabricar erros, mas investigar seriamente todo e qualquer assunto que possa ter contribuído para o juízo divino.

8. Uma Assembléia Solene é uma oportunidade para pregação ungida sobre as verdades profundas das Escrituras, a fim de acender novamente a chama entre o povo de Deus. Nas Assembléias Solenes onde se dedica apenas um dia, é comum ter pelo menos um ou dois sermões direcionados aos acontecimentos atuais, para ajudar o povo a assumir sua responsabilidade, e aproveitar as oportunidades que o momento oferece.

9. Uma Assembléia Solene é uma oportunidade maravilhosa para os filhos verem seus pais e líderes demonstrando coletivamente o cristianismo no seu nível mais profundo. Ao convocar a família toda, os jovens e crianças têm o privilégio todo especial de serem profundamente tocados pelas solenidades do dia. Em algumas igrejas, chamam-se babás de fora para cuidar dos bebês e crianças menores para que os pais possam dedicar toda sua atenção às atividades espirituais.

10. Uma Assembléia Solene oferece a Deus uma oportunidade de responder ao seu povo num nível que seria impossível enquanto estiverem negligenciando sua Palavra, ou quebrando suas ordens. Historicamente, Deus tem respondido a Assembléias Solenes, enviando novas ondas de bênçãos para as vidas individuais e para o povo como todo, e, em algumas ocasiões, avivamentos tremendos têm resultado. Um dos exemplos mais notáveis disso foi o Avivamento da Assembléia Geral na Igreja da Escócia, em 1596.

Ilustrações

John Davidson, de Prestonpans, na Escócia, estava muito angustiado por causa da situação da sua amada igreja, e expressou sua preocupação no Sínodo de Fife em 1593, e na Assembléia de 1594. Seu presbitério o apoiou em solicitar à Assembléia Geral da Igreja que marcasse uma Assembléia Solene na reunião anual de 1596. A Assembléia reuniu-se na Catedral St. Giles, em Edimburgo, no mês de março.

Uma lista muito completa de pecados foi preparada, cobrindo condutas erradas de todas as classes de pessoas, desde o Rei, até os cidadãos mais humildes. A lista dos pecados do clero era maior do que de todas as outras classes reunidas.

A Assembléia Solene aconteceu na terça-feira da segunda semana da Assembléia Geral, e contou com a participação de uns quatrocentos homens, a maioria pastores. Davidson pregou sobre Ezequiel 13 e 34, falando sobre profetas mentirosos e os pastores que alimentavam a si mesmos e não ao rebanho. Exortou então seus irmãos a fazer um período de meditação e confissão a sós, e foi neste momento que o Espírito Santo de Deus desceu, e a antiga Catedral ressoou com os soluços e clamores de centenas de ministros se humilhando diante de Deus no chão.

Fez-se um convite para um compromisso público de nova entrega ao Deus Todo-Poderoso, e somente um dos presentes deixou de levantar a mão indicando sua firme adesão. Este espírito de arrependimento coletivo foi levado a todos os presbitérios, e seguiu-se o avivamento de 1596.

Mas não se deve pensar de Assembléias Solenes como meros vestígios do passado. Recentemente, a Primeira Igreja Batista de Pagosa Springs, no Colorado, EUA, foi terrivelmente afetada por um espírito de divisão. Duas das pessoas críticas, um casal, foram desligadas da membresia devido a suas constantes atividades faccionárias.

Ao invés desta disciplina conduzi-las ao arrependimento pela sua maldade, estas pessoas abriram três processos contra a igreja, alegando que junto com mais onze parentes e amigos, formavam a verdadeira Primeira Igreja Batista daquela cidade.

Depois de muita oração e consultas entre si, a congregação resolveu obedecer a Palavra de Deus para solucionar a situação, e convocaram uma Assembléia Solene. Durante as três semanas antes da Assembléia, dedicaram-se intensamente à oração. Na última semana, houve três dias de jejum e oração. E no último dia antes da Assembléia, houve jejum com escalas de oração durante vinte e quatro horas. Praticamente a congregação inteira compareceu à Assembléia, e passaram nove horas juntos em oração, jejum, e arrependimento coletivo.

Três dias após a Assembléia Solene, quatro membros da família que abriu os processos contra a igreja foram mortos num acidente de avião particular. Como resultado direto da divina intervenção, o processo judicial foi suspenso, a liminar foi dada em favor da igreja, e o processo para tomar as propriedades e contas bancárias da igreja foi abandonado. O próprio Deus coroou a fidelidade daquele povo com um período de consciência clara da sua presença e intimidade. A obra de Deus, feita à maneira de Deus, ainda triunfa!

Encorajamento

Historicamente, os juízos corretivos e redentores de Deus, quando ignorados, se transformam em juízos finais. O mundo ocidental em geral está bem maduro para este tipo de juízo. Os diversos movimentos evangélicos se caracterizam por uma arrogância que é quase inacreditável. A negligência de oração, o envolvimento na metodologia dos filisteus, as maldades morais, e as corrupções e desvios de doutrina, seriam suficientes para que os sodomitas se admirassem da justiça de Deus em destruir sua cidade e poupar as nossas modernas!

Se os jovens hoje podem viver em países de liberdade e oportunidade, é porque seus pais de gerações passadas tiveram a graça de se humilhar, orar, arrepender-se de seus pecados, e buscar a face de Deus em Assembléias Solenes.

Obediência ainda é melhor que sacrifício. A chamada de Joel requer uma resposta imediata: “Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra para a casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.”

Do livro “The Solemn Assembly” (A Assembléia Solene) por Richard Owen Roberts. Copyright 1989. Usado com permissão.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

2 respostas

  1. Necessitamos com urgência uma Assembleia Solene. O povo de Deus carece e desconhece esse verdadeiro encontro e do arrependimento para uma vida digna do evangelho. Temos sido muito relativistas, uma vida nem quente e nem fria.
    Ouvimos lindas mensagens na igreja, mensagens pura da Bíblia, porém observamos muitos frutos que não condiz.
    Deus é misericordioso, mas até quando?
    …”eis hoje o dia da salvação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

A polêmica sobre Sião

Asher Intrater A Polêmica sobre Sião 1 Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? 2 Os reis da terra se

A Paz de um Lutador Corajoso

Por Valerie Yanay Como mãe de um soldado e amiga de mulheres cujos filhos e maridos estão engajados em combate, muitas vezes penso nos versos

Discernindo o Corpo do Senhor

Ariel Blumenthal Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós