Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

CAP 6 – O Deus Pop Star?

Quando eu tinha oito anos minha mãe casou novamente e vivíamos em Phoenix, Arizona. Todo verão eu e meu irmão Kevin pegaríamos um avião para ficar por duas semanas com meu pai biológico em Houston, Texas. Eu passei todo o período escolar ansiando por este momento e, chegando a hora, a excitação era tão grande que eu nem podia suportar.

Eu me lembro de quando Kevin chegara do Texas e eu iria no mês seguinte. Notei algo diferente em sua personalidade. Eu me senti insignificante. Ele mostrava as roupas que papai comprou e tinha uma voz convencida, um novo corte de cabelos convencido, mascava um chiclete convencido e cheirava a convencimento. Nos próximos dias ele se gabou acerca de tudo o que ele e papai fizeram juntos, mencionava pessoas e lugares que eu não conhecia. Falou de experiências completamente estranhas pra mim. Tinha algo nele que queria deixar claro pra mim que eu jamais teria um relacionamento tão próximo de nosso pai do que ele. E naqueles dias, minha percepção sobre como seria com meu pai foi de glorioso e excitante para sem esperança e terrível. Ao entrar no avião no mês seguinte, me senti vazio e sem valor. O que eu sonhara por muito tempo agora parecia sem graça e eu estava sem motivação alguma por causa da vanglória de meu irmão.

Quando me dediquei a amar as pessoas, desprezei todo tipo de vanglória e ostentação, pois eu sabia por experiência própria as consequências disto em minha caminhada. Certa vez fui convidado a um bom restaurante por um grupo de pastores que tinha grande admiração por mim. Assim que a comida chegou e me pediram para orar, inclinei minha cabeça e fiz uma oração infantil: “God is great and God is good, and we thank Him for this food; Amen” (Deus é grande e Deus é bom, e agradecemos por este alimento; amém). Ao abrir os olhos, o que vi me fez rir por vários anos, e não tinha preço. Era uma combinação de confusão e decepção totais. Alguns riam de nervoso e outros expressavam um julgamento desanimador. O sentimento que minha espiritualidade era superior a deles foi destruído.

Não fiz aquilo em desrespeito, e simplesmente quis furar o balão deles. Não queria ser colocado num pedestal e que eles se sentissem como eu me senti naquele dia com meu irmão. Não queria que pensassem que não poderiam contribuir com nada, pois eu estava muito mais próximo de Deus do que eles. E não fiz a ultraespiritual oração pelo alimento para que não se sentissem inferiores em sua espiritualidade.

Só existe uma forma de encorajar e levantar as pessoas feridas, e sempre funciona: é se colocar abaixo delas. As pessoas me agradecem por “eu ser real”. Eles se identificam comigo por eu não deixar um sentimento que cheguei a uma perfeição espiritual que jamais alcançarão. Eu faço isso porque amo as pessoas e o amor jamais se vangloria. O orgulho se vangloria de suas virtudes, mas se realmente amamos, vamos valorizar as nossas fraquezas com o propósito de elevar àqueles que amamos. O problema da vanglória é que ela puxa as pessoas que estão ao nosso redor para baixo. As pessoas sentem que falharam ou, ao menos, são inadequadas. Quando nos vangloriamos, deixamos claro que os outros não acrescentarão nada; e se não acrescentam nada, o relacionamento é impossível. O amor não se vangloria pois é todo voltado para relacionamentos.

Uma pessoa inacessível é alguém para quem não podemos nos relatar, e precisamos nos comunicar antes de qualquer relacionamento. E as pessoas que dizem ter um nível espiritual muito elevado, acima do normal para outras pessoas, geralmente são muito solitárias. E este é um grande obstáculo que tenho que vencer quando vou a uma igreja pregar. As pessoas pensam que um pregador convidado tem poderes especiais que eles não têm. E o povo não vai abrir o coração até entender que sou igual a eles.

Nos últimos vinte anos, percebi que a vanglória se tornou um meio de vida para os cristãos modernos. Uma das maneiras que este orgulho se manifesta é através do exagero em falar que Deus disse isso ou aquilo para eles. O problema é que têm revelação divina para cada til ou jota de suas vidas, e Deus fala sobre que roupa vestir de manhã, que estrada vão pegar, o que vão comer no almoço, etc. A razão porque eles informam aos outros mortais que eles estão ouvindo Deus falar não é porque eles estão de fato, mas para nos fazer acreditar que realmente estão. Este grupo do “Deus me falou” causa mais estragos que benefícios, pois pisam nas pessoas, e deixam um sentimento de que algo está errado, pois não ouvem a Deus de forma tão clara como aqueles.

Este espírito de vanglória também é visto nos testemunhos. Algumas vezes se tornam numa maneira de excitar a multidão mas se formos investigá-los a fundo, perceberemos que não aconteceu exatamente como está sendo falado. As estórias são exageradas e, como resultado disso, criamos um Deus que não existe. As pessoas ficam maravilhadas porque Deus não move em suas vidas da mesma forma que fez com aqueles que estão falando. Alguns pensam que estão ajudando a Deus. Penso que muitos cristãos têm medo que as pessoas saibam como as coisas realmente acontecem em suas vidas, pois os ouvintes podem não ser atraídos para Deus. O gabar-se e embelezar as histórias são para fazer de Deus um super-herói, e vender esta imagem ao mundo perdido. Elas pensam que Deus gosta disso.

Existem também os experientes guerreiros de oração. É maravilhoso ouvi-los confrontando o inimigo, abençoando as pessoas e liberando a unção. Eles dão ordens no reino espiritual em uma linguagem que só as pessoas mais entendidas podem compreender. O maior problema com isto é o sentimento de insegurança que causam na pessoa que está recebendo a oração. Quando tudo termina, esta se sente pior do que quando pediu a oração. Esta maneira prepotente de orar deixa a pessoa numa escravidão espiritual que eu penso se ao estariam melhor se não tivessem recebido aquela oração. Esta ostentação enfraquece e diminui a autoestima das pessoas, forçando-as a uma reclusão emocional e espiritual.

Mas por que fazemos isto, já que o amor não se vangloria? Penso que seria impossível ao cristianismo de hoje não pensar que Deus se vangloria, pois a maioria acha que ele é Deus, e tem o direito de se vangloriar! Ele se gaba por seus feitos e por quão grande ele é. Por este motivo nós exageramos em nossos cultos.

Repetimos muitas vezes os ensinamentos sobre a dor e sofrimento que Jesus passou em nosso favor. Na páscoa a igreja faz apresentações e convidamos pessoas pra ver como Jesus sofreu pelos seus pecados. Acreditamos que se as pessoas assistirem isso, vão obedecer a Deus e dar o seu melhor a fim de reparar o tanto que Jesus fez por elas. Com 16 anos eu já tinha assistido mais de mil encenações da crucificação e centenas de pregações lembrando que Jesus foi crucificado em meu lugar. Imagino como se uma mãe falasse constantemente ao filho do quanto ela sofreu no parto, para que ele a obedecesse. A mensagem do evangelho que seria “Deus te ama; venha pra ele” foi mudada em “Jesus recebeu, em seu lugar, o maior sofrimento que alguém poderia suportar; então, venha pra ele”.

Deus não se vangloria

No Velho Testamento temos vários relatos de manifestações poderosas de Deus: com Moisés,o monte foi rodeado por trovões e grande nuvem de fumaça, a terra tremeu e o povo não podia se aproximar; Elias invocou a Deus e o fogo desceu do céu, consumindo seu sacrifício e a água que estava em volta; Ezequiel viu a glória de Deus encher o templo, e criaturas que adoravam continuamente, de forma que ele não pode suportar; o mar se abriu, as montanhas tremeram, os montes se derreteram como cera em sua presença, posicionou cada planeta como quis e moveu as estrelas de seu lugar. Nos céus todos clamam “Santo, Santo, Santo!” e seus inimigos de dissolvem a nada diante de sua presença.

Como Deus quer que nos relacionemos com ele? Você pode se relacionar com uma nuvem, ou ter intimidade com um fogo celestial? Você poderia ficar perto de um Deus que pode te derreter? E como Deus quer que você se relacione com ele? Da mesma forma que com um carpinteiro sujo e sem lugar pra morar. Os cristãos competem entre si num esforço para descrever a glória e majestade de Deus. Eles usam a linguagem da Bíblia King James para se aproximar de Deus, pois se sentem mais reverentes e santos desta forma. Eles pensam que é assim que Deus quer e se sentem mais perto da verdade sobre Deus quando lembram uns aos outros da grandeza e majestade do Senhor. Isso me faz lembrar das estrelas de rock – os fãs gritam que os amam, mas na realidade, o que amam é a sua aparência, suas palavras, seu poder. Eles não querem chegar ao coração, ficando apenas deslumbrados com tudo que cerca ao pop star.

Foi exatamente por isso que Deus se fez homem. Ele queria ser conhecido pelo seu ser e não pelo seu esplendor, e majestade. De outra forma, seria como fazer parte de um fã clube. Ainda existe uma parte mais profunda de Deus escondida e velada que só alcançaremos quando ultrapassarmos pelo ofuscante brilho de sua glória. Em Cristo, Deus se fez nada e deixou todo seu esplendor para que pudéssemos ter uma verdadeira intimidade com ele. Desta forma, você pode escolher com total clareza se quer ou não ter intimidade com ele, e se realmente você o ama. Ele ficou menor que você para que pudesse te elevar. Não se tornou apenas um homem, mas um servo dos homens e morreu como criminoso na cruz. Uma das ultimas coisas que fez foi se ajoelhar e lavar pés sujos. Jesus é Deus que não se vangloria. Pedro, percebendo isto, não quis aceitar Deus desta forma. A resposta de Jesus foi a mesma que daria a muitos cristãos de hoje: “Você deve ser lavado pelo carpinteiro!” Se não recebermos a Deus em seu lado mais simples, fica impossível ter intimidade com ele.

Imagine se um bandido entrasse em minha casa planejando matar minha esposa e filha, e eu convencesse a ele a tomar minha vida no lugar da delas. Então ele me leva para um local onde me filma sendo torturado por horas até finalmente me matar. Você acha que eu gostaria que minha família ficasse assistindo este vídeo, para ser convencida de como eu me sacrifiquei por amor a ela? Claro que não. E é este efeito que produz no coração de Deus quando encenamos várias vezes as cenas da paixão de Cristo – isto é desesperador.

Jamais pense em dar algo a Deus pelo sofrimento que Jesus passou por nós. Foi um presente, e tentar dar algo em troca quando ganhamos um presente é o mesmo que rejeitar o presente. Você jamais saberá quanto foi pago na cruz porque Deus removeu a etiqueta com o preço, para não te constranger. Simplesmente receba e siga em frente. Quem gosta de ostentação deixa claro o quanto pagaram por um presente, mas Deus não é assim.

Ele também não compara o teu relacionamento com ele com nenhum outro. O que ele quer contigo é totalmente único e nenhuma pessoa do mundo vai ter o que vocês têm juntos. E jamais deseje se relacionar com ele da forma que ele se relaciona com outra pessoa. Ele não quer isso. À medida que fui entrando na essência do amor, fui compreendendo a verdade a cerca do coração de Deus. Descobri que tudo o que eu tinha falado na igreja não era verdadeiro. Continuando minha caminhada, fui descobrindo que Deus se parecia muito mais comigo do que eu poderia imaginar. E nosso próximo passo nesta jornada pode ser o mais assustador de todos.

Tradução livre e resumida do cap. 6 de Misunderstood God – The lies religion tells about God (O Deus mal compreendido – As mentiras que a religião conta sobre Deus), de Darin Hufford.

 

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

2 respostas

  1. Excelente esse texto, muito edificante. Não há como não se identificar com o que o autor está passando para o leitor. Eu recomendo.

  2. JOEL/ 17 de agosto de 20012

    Texto esclarecedor, a gente dificilmente pára e medita no que a nossa religiosidade impregnada coloca dentro de nós pelo “conhecimento do bem e do mal”, que nos desvia do relacionamento com o Pai e nos engana.

    Que Deus possa nos revelar Fil. 2:5-6 e nos dar a mente de CRISTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

Vento Forte a Noite Toda

Asher Intrater O Senhor disse a Josué que estaria com ele da mesma forma que estava com Moisés (Josué 1:5). De maneira semelhante, Yeshua disse a

A Presença Interior do Espírito Santo

Asher Intrater Os valores judaico-cristãos incluem padrões morais, fundamentos sociais e uma visão geral do mundo. Eles são essenciais à humanidade e a toda a