Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

Pura Coragem

Por Lloyd John Ogilve

“Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1 Jo 5.1-5).

O duque de Wellington, que derrotou Napoleão em Waterloo, registrou em seu diário a necessidade de “coragem para as três horas da manhã”.

Concordamos com ele. Antes e no meio das batalhas da vida, precisamos de coragem. Coragem é o medo que esteve de joelhos em oração. Sempre que começamos a agradecer a Deus em situações difíceis, a coragem começa a fluir. É uma qualidade de espírito que enfrenta o perigo ou a oposição com intrepidez, calma, resolução e determinação. As palavras de Mordecai à rainha Ester põem em relevo nossa necessidade de coragem. “Quem sabe se para tal conjuntura como esta é que foste elevada à rainha?”

Os cristãos primitivos a quem João escreveu precisavam saber que tinham nascido em Cristo para uma época como aquela que estavam passando. O apóstolo queria que soubessem que sua fé podia vencer o mundo.

A Chave da Vitória

A palavra Kosmon, usada nesta passagem para traduzir mundo, representa a composição de todas as forças antagônicas à nova vida em Cristo. Satanás era o general superior de todas essas forças. Os comandantes das companhias eram os líderes do movimento gnóstico que negava a encarnação. A infantaria era o grupo de anticristos que constantemente perturbava a segurança dos cristãos em Cristo.

Não era fácil ser cristão na Ásia romana. Ridículo, conflito, recusa de emprego, perturbação e perda de dignidade pessoal confrontavam os seguidores de Cristo. Sempre havia o perigo do castigo político. A igreja, com freqüência, era forçada a tornar-se clandestina.

João não ofereceu conselhos volúveis. Ele apenas disse aos cristãos que venceriam. “Todo o que é nascido de Deus vence o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” Nascido de Deus significa gerado de Deus –– chamado, escolhido, nascido como filho ou filha de Deus. João queria que seu povo se lembrasse de que eram filhos queridos de Deus. Como tais, venceriam o mundo por seu poder.

João sabia o que estava escrevendo. Ele havia descoberto o dom da coragem na manhã da ressurreição. Cristo havia ganho. Sua vitória tornou-se a vitória permanente de João no Pentecostes, quando o Senhor entrou em seu coração. Os longos anos de conflito – espalhando a fé em prisão e perseguição – convenceram-no de que Cristo era capaz. Ele fora apavorado até a morte muitas vezes, mas a morte do interesse próprio. Alguém mais forte do que seus temores sempre intercedia. A memória das palavras de Cristo a ele, enquanto estava exilado na ilha de Patmos, ressoava ainda em seu coração.

Veja o relato do próprio João: “Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a sua mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno” (Ap 1.17,18).

Quando Podemos Receber Coragem?

Contudo, há condições para a coragem. É dom especial aos que fazem o trabalho do Senhor na força dele. Paulo podia perguntar: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” O Senhor é sempre por nós, mas ele nem sempre é pelo que estamos fazendo. Paulo disse: “Posso todas as coisas mediante Cristo que me fortalece”. Ele podia fazer todas as coisas que eram guiadas pelo Senhor.

Uma vez que estejamos certos de sua direção podemos estar igualmente seguros do dom da coragem. A coragem cristã é dada para carregarmos a cruz da obediência. Quando o que desejamos fazer ou ser é uma extensão da cruz, temos a coragem que Cristo teve e nos prometeu dar. É como se Jesus dissesse a nós neste instante: “A vitória que ganhei pode ser a sua vitória também. O mundo fez o pior que podia para mim e saí vitorioso. A vida pode dar-lhe o pior que tem para você também, e você também pode sair vitorioso. Você pode possuir a coragem para o concurso da cruz.”

Coragem é o que se recebe em face de uma situação difícil e perigosa na qual somos chamados a obedecer à orientação de Deus. Quando sentimos a clareza da direção divina, temos a coragem de seu Espírito.

A razão por que a muitos cristãos contemporâneos falta coragem é que não participam de questões e desafios nos quais o Senhor é o único meio visível de apoio. A maioria das coisas que tentamos pode ser feita com nossa própria força. A aventura da vida cristã tem início quando ousamos fazer o que jamais poderíamos realizar sem a ajuda do Espírito Santo. É aí que a coragem nos é concedida.

Em que área você precisa de coragem a esta altura de sua vida? Considere o que seria fazer a vontade de Deus nessa situação. Pergunte a ele. Quando estamos decididos a seguir o que ele nos orienta a fazer, o dom da coragem estará aí justamente na hora certa. Não podemos armazenar coragem; é-nos dada na fúria enraivecida da batalha.

João leva-nos de volta à fonte de uma fé vitoriosa. “Quem é o que vence o mundo senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” Não é surpresa para nós. Crer em Jesus como o Filho de Deus destranca o poder divino para as lutas de hoje. O nome de Jesus abre o coração de Deus para o calor de nossas batalhas. Tudo o que pedimos em o nome de Jesus nos será dado. Um bom teste. Toda a oração que pede coragem na perspectiva do nome de Jesus estará de acordo com o seu plano e propósito para nós.

Se temos certeza desse fato, a coragem será para as crises das “três horas da manhã” que enfrentamos a qualquer hora do dia ou da noite.

Extraído de: Quando Deus Pensou em Você, de Lloyd John Ogilve, Ed. Vida.

———————————————————————————————————————————————————————-

Fé é coragem; é criativa, enquanto que desespero é sempre destrutivo.
David S. Muzzey

Na fé, sempre existe luz suficiente para aqueles que querem crer e sombras suficientes para cegar os que não querem.
Blaise Pascal

Fé é confiança viva e ousada na graça de Deus, tão certa e segura que a pessoa pode arriscar nela sua vida mil vezes.
Martinho Lutero

A coragem é corretamente avaliada como a primeira de todas as qualidades humanas… porque é a qualidade que garante todas as demais.
Winston Churchill

Nunca ceda – nunca, nunca, nunca, nunca, em nada grande ou pequeno, importante ou insignificante, nunca ceda a nada a não ser a convicções de honra ou bom senso. Nunca ceda à força nem ao poder do inimigo, mesmo quando aparenta ser muito superior.
Winston Churchill

Nunca se deve virar as costas à ameaça do perigo ou tentar fugir dele. Se fizer isso, o perigo se dobrará. Mas se o enfrentar, prontamente e sem vacilar, ele pode ser reduzido pela metade.
Winston Churchill

Medo nada tem a ver com covardia. A pessoa só passa a ser covarde quando permite que seu medo a leve a desistir.
Jerome Cady.

O que mais temo é estar na presença do mal e não fazer nada. Temo mais a isto do que à morte.
Otília de Koster, monitora panamenha de direitos civis, citada na revista Newsweek de 19 de dezembro de 1988.

“Existe um terror indefinido, irracional e sem justificativa que paralisa os esforços necessários para transformar nossa retirada em avanço… Quero afirmar minha firme convicção de que a única coisa que temos a temer é o próprio medo.”
Franklin Roosevelt, na época da Grande Depressão, quando milhares e milhões de pessoas tinham perdido empregos, negócios, economias, no discurso de posse para seu primeiro mandato presidencial.

“Coragem não é simplesmente uma das virtudes, mas a manifestação de toda virtude no seu ponto de teste, ou seja, no ponto mais alto de sua realidade. Uma disciplina, honestidade ou misericórdia que cede a perigo será disciplinada, honesta ou misericordiosa somente em determinadas condições. Pilatos foi misericordioso até o ponto em que começou a correr riscos.”
C.S. Lewis em Cartas do Inferno.

“Coragem é praticamente uma contradição de termos. Significa um forte desejo de viver que toma a forma de prontidão para morrer.”
G.K. Chesterton

“Coragem é medo agüentando mais um minuto.”
George S. Patton

“Nada temer a não ser o correr da luta; Nada fazer senão esquecer o medo…”
Milton Nascimento

“A coragem enfrenta o medo e assim o supera. A covardia o suprime e desta forma é dominada por ele.”
Martin Luther King Jr.

“É somente o ato da covardia que traz conseqüências negativas; a emoção do medo não é, em si mesma, pecado algum.”
C.S. Lewis

“A coisa mais impressionante sobre temer a Deus é que quando se teme a Deus, não se teme a mais nada; por outro lado, quando não se teme a Deus, teme-se a tudo mais.”
Oswald Chambers

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

Vento Forte a Noite Toda

Asher Intrater O Senhor disse a Josué que estaria com ele da mesma forma que estava com Moisés (Josué 1:5). De maneira semelhante, Yeshua disse a

A Presença Interior do Espírito Santo

Asher Intrater Os valores judaico-cristãos incluem padrões morais, fundamentos sociais e uma visão geral do mundo. Eles são essenciais à humanidade e a toda a