Noticiário: O Cristão e o Mundo

Data de publicação: 16/12/2011
Categorias da Biblioteca:
Edição 03 e Revista Impacto - 1998 a 2014.
Este artigo pertence a: Edição 03

O Espírito Santo ao redor do mundo

Mais de 25% dos cristãos ao redor do mundo são pentecostais ou carismáticos, declarou um historiador pentecostal. Vinson Synan da Regent University declarou na 18º Conferência Pentecostal Mundial que há cerca de 2 bilhões de pessoas que professam a fé cristã, e cerca de 540 milhões são carismáticos ou pentecostais. O crescimento do pentecostalismo indica que a renovação continuará com força crescente no início do próximo milênio.

Cerca de 10.000 líderes pentecostais estiveram na conferência de 22 a 25 de setembro na Igreja do Evangelho Pleno Yoido, em Seul, Coréia. David Yonggi Cho, pastor desta igreja, declarou que 30% dos coreanos são cristãos, fazendo do cristianismo o maior grupo religioso da nação. Cerca de 60% dos coreanos cristãos são pentecostais.

Ex-budista leva pessoas a Cristo

 Uma missionária nativa em Maharashtra, índia, levou 105 pessoas a Cristo. Savita é uma ex-budista que se converteu a Cristo depois que um missionário orou para que ela se recuperasse de sua doença. “Jesus, tu és o Deus vivo. Se me curares, eu me comprometerei a servi-lo para o resto de minha vida”, orou Savita. Desde então, ela estabeleceu uma igreja e três centros de missão numa área rural. Ela ora pelos enfermos, encoraja os novos convertidos, e relata a história da obra de Deus em sua vida para moradores de 10 vilarejos. Dez pessoas foram batizadas recentemente depois de se tornarem cristãos através de seu ministério. Seu objetivo é levar um número suficiente de pessoas a Cristo em cada vilarejo para que uma nova igreja seja estabelecida em cada um deles.

 

Cristãos em Israel

Cristãos marcharam em Jerusalém. Os visitantes, celebrando a Festa dos Tabernáculos em outubro, cantaram “Nós te amamos, Israel” e espalharam doces e balões. Os participantes são cristãos que acreditam que Israel não deve ser forçado a devolver as terras para as autoridades palestinas. “Por 2000 anos os judeus receberam hostilidade dos cristãos. Nós cremos que é tempo de mostrar amor e apoio”, declarou Michael Young, líder de uma delegação inglesa de 50 membros cristãos.

O Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu se dirigiu a um grupo de cristãos. “Seu apoio é consistente, e muito, muito eficiente”, ele declarou no Centro de Conferência Internacional em Jerusalém. A maioria era proveniente da América, onde um número estimado de 60 milhões de cristãos apoiam Israel.

Pesquisa

“Os americanos que freqüentam as igrejas evangélicas nao sentem que estão se comunicando com Deus. Cerca de 75 milhões de americanos freqüentam as igrejas todos os domingos mas muitos não crêem que tenham experimentado a presença de Deus, Menos de um terço dos que vão à igreja sentem que estão interagindo com Deus durante o culto e um outro terço dizem que nunca experimentaram a presença de Deus.”…a maioria desses deixam as igrejas desapontados, semana após semana”, declara o pesquisador evangélico, George Barna. Sua pesquisa revelou que a mistura de estilos diferentes de música durante a adoração e sermões muito complexos e teóricos podem restringir a experiência espiritual das pessoas. Uma igreja não pode fazer com que uma pessoa adore a Deus, mas pode facilitar a experiência de adoração para quem é sensível à dinâmica da adoração e quer experimentar a presença de Deus.

Pedido de Perdão

A Igreja Católica Romana está elaborando um pedido oficial de perdão pelos erros passados. Os teólogos do Vaticano estão trabalhando em um documento que reconhece os pecados e abusos da Igreja. Os erros cometidos durante a Inquisição e o tratamento da Igreja para com os judeus provavelmente serão incluídos. Durante a Inquisição, muitos judeus foram convertidos à força e os chamados hereges foram torturados para que se arrependessem. O documento faz parte do esforço do Papa João Paulo II em obter o arrependimento da população católica mundial, que é de 1 bilhão, pelos pecados passados da Igreja, como parte da celebração do milênio. Um dia oficial chamado Pedido de Perdão será estabelecido em 8 de março de 2000.

Pureza Sexual

Os cristãos estão organizando campanhas a favor da pureza sexual entre os adolescentes. Os jovens irão mostrar cartazes de voto para a campanha “O Verdadeiro Amor Espera”, uma campanha de abstinência sexual, em pontes de todo o país em 12 de fevereiro. Uma faixa será colocada em ambos os lados de cada ponte. Em uma delas estará escrito “1999”, e na outra “2000”, simbolizando a virada de um milênio para o outro com o compromisso da pureza moral. A campanha desafia os adolescentes a se manter sexualmente puros até o casamento.

A maioria dos adolescentes escolhe a abstinência. Pela primeira vez em 20 anos, a maioria dos adolescentes americanos têm praticado a abstinência sexual, declara o Centro Americano de Controle e Prevenção de Doenças. A prevalência de experiências sexuais diminuiu 11% entre 1991 e 1997. A porcentagem dos estudantes do sexo masculino sexualmente ativos caiu de 57,4% para 48,8%. O número de garotas adolescentes que mantêm relacionamento sexual caiu de 50,8% em 1991 para 47,7%. A porcentagem de mulheres entre 15-19 anos sexualmente ativas havia aumentado de 29% em 1970 para 57% em 1988.

Esta importante transformação ética pode ser creditada à campanha “O Verdadeiro Amor Espera”, uma campanha iniciada por batistas no sul dos EUA e usada por outras denominações. O voto declara: “Crendo que O VERDADEIRO AMOR ESPERA eu faço um compromisso com Deus, comigo mesmo, com minha família, com meu futuro namorado, com meu futuro marido e filhos de ser puro sexualmente até o dia em que eu entrar em uma aliança matrimonial.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *