Ministérios: Universidade da Família

Data de publicação: 11/09/2011
Categorias da Biblioteca:
Edição 38 e Revista Impacto - 1998 a 2014.
Este artigo pertence a: Edição 38

Por Paulo Henrique Barbosa

Um forte apoio para a Igreja

Fundada em 1992, a Universidade da Família (UDF), em Pompéia, interior de São Paulo, se propõe a cooperar com a igreja na edificação espiritual das famílias. A organização mantém no Brasil inteiro os cursos Casados para Sempre, Corte, Crown Ministério de Finanças (adultos, adolescentes, pré-adolescentes e crianças), Educação de Filhos à Maneira de Deus, ONE Curso para Noivos e Veredas Antigas.

A proposta é oferecer ferramentas ao povo de Deus para ganhar almas e fortalecer o Corpo de Cristo, defendendo a instituição na qual o Criador planejou ter seu primeiro contato com cada ser humano. Por isso, o trabalho da UDF é de parceria com as igrejas locais e está rigorosamente submetido à autoridade pastoral. É a liderança interessada quem faz o contato para implantação de cursos, e nenhum grupo é iniciado sem ligação a alguma igreja.

De Pompéia, são organizados os treinamentos de líderes. A instituição conta com centenas de treinadores voluntários, em todas as regiões do País, que, acionados pelo Escritório Nacional, se deslocam até a igreja interessada. Normalmente realizado num fim de semana, o treinamento habilita uma pessoa ou casal a abrir grupos do curso escolhido.

A metodologia do grupo pequeno tem se mostrado grandemente eficaz na resolução dos problemas e conflitos vividos por quem participa do curso. É que as reuniões semanais em grupo fortalecem o acompanhamento espiritual e cooperam para uma melhor assimilação do ensino. Se é bom para quem já é crente, melhor ainda para quem não é crente. Só o Curso Casados para Sempre contabiliza mais de 40 mil casais que receberam a Cristo durante o estudo.

Os Cursos

Em quatorze semanas, o Casados para Sempre analisa princípios bíblicos valiosos que levam a uma vida vitoriosa no relacionamento conjugal. Marido e mulher participam juntos. É o mais antigo e maior da UDF. Está presente em igrejas de todos os Estados brasileiros, e só em 2004 fez cerca de 3900 grupos.

No Corte, participam os pais e um filho(a), estudando em dez semanas o que Deus estabeleceu para o relacionamento romântico. Há forte ênfase na pureza do jovem e na inclusão dos pais no período de busca do futuro companheiro de casamento.

Educação de Filhos à Maneira de Deus apresenta aos pais instruções para ensinar aos filhos o caminho em que devem andar. Em dezesseis semanas, chama a atenção para trabalhar não apenas o comportamento externo dos pequenos, mas, sobretudo, nas atitudes do coração. Como dizer “eu te amo”, consciência moral, disciplina e respeito às autoridades, aos pais e aos mais velhos estão entre os tópicos abordados.

ONE Curso para Noivos é destinado àqueles que estão se preparando para casar. O objetivo é levar os pretendentes ao casamento a uma profunda análise de sua vida pessoal e da condição de casado, procurando dar a eles esclarecimentos bíblicos, a fim de que se unam como o Senhor planejou e vivam juntos por toda a vida.

A História

No final da década de 1980, o empresário evangélico Jorge Nishimura e sua esposa, Márcia, enfrentavam grave crise conjugal. Procurando na Palavra de Deus a solução para o problema, o casal foi convidado pelo pastor Haroldo Silva a participar do Casados para Sempre. Tradutor e com muitos contatos nos EUA, Haroldo havia descoberto o estudo recentemente e, mesmo traduzindo aos poucos, ofereceu ao amigo.

Jorge e Márcia contam que foram transformados pelo Senhor durante o estudo. E começaram também a passar o curso para outras pessoas. Em pouco tempo, os fundadores norte-americanos nomearam o casal como diretor do curso no Brasil. Além de receber de Deus orientações que salvaram sua vida conjugal e familiar, Jorge e Márcia encontraram seu chamado ministerial.

Em Pleno Crescimento

Hoje, a UDF está instalada numa área construída de aproximadamente 2 mil metros quadrados e tem mais de 40 funcionários em tempo integral. O trabalho é grande e não pára de crescer. Mais de 312 mil pessoas no Brasil já passaram por um dos cursos. Em 2004, este número superou 74 mil.

A UDF também é editora e tem publicado livros para apoiar e enriquecer o ensino cristão na área familiar. São 17 publicações próprias e 8 indicações de editoras parceiras. Na revista bimestral Lutando Pelas Famílias, pode-se encontrar testemunhos, notícias dos cursos, artigos e estudos bíblicos. A organização mantém o site www.udf.org.br, que traz detalhadamente todas as informações de seu trabalho.

Paulo Henrique Barbosa é responsável pelo Departamento de Comunicação da Universidade da Família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *