Leitura de Impacto: “A Igreja que Abala o Mundo”

Data de publicação: 25/10/2011
Categorias da Biblioteca:
Edição 27 e Revista Impacto - 1998 a 2014.
Este artigo pertence a: Edição 27

Por: Jesus Costa Ourives

Livro: A Igreja que Abala o Mundo
Greg Laurie
Editora United Press – 2002

Muitas vezes nós nos perguntamos qual será o segredo do crescimento das igrejas. O que faz com que algumas igrejas apresentem um crescimento notável, tornando-se famosas e se transformando em objeto de estudo por parte de todos aqueles que sonham com a expansão do Reino de Deus? Coréia, Filipinas, Colômbia, Estados Unidos… Quais foram os métodos utilizados? Que sistemas, que recursos, qual o tipo de pesquisa empregado? Foram utilizadas técnicas de marketing antigas ou mais recentes?

Nós que fazemos estas perguntas nos esquecemos que igreja não é obra de homens. Os princípios do crescimento da igreja que o Senhor Jesus Cristo estabeleceu não podem ser encontrados em compêndios de marketing por melhores que sejam. Esquecemos que somos meros coadjuvantes de uma obra totalmente desenvolvida pelo Espírito Santo.

Fui levado a estas considerações lendo o livro de Greg Laurie “A Igreja que Abala o Mundo”.

O autor, um pastor com pouco mais de 25 anos de ministério, conta neste livro de leitura agradável, um pouco da história da sua igreja, que é também o relato do seu ministério. E ele nos diz que tudo o que fez até agora foi calcado na experiência e no testemunho daqueles que “transtornaram o mundo” (Atos 17.6). No meio de tantas publicações recentes sobre o crescimento de igrejas, com métodos, sistemas, recursos, pesquisas, e aplicação de princípios de marketing na ministração do evangelho, é saudável encontrar um autor que diz que a sua única inspiração para o trabalho é a Palavra de Deus e o testemunho dos primeiros cristãos no livro de Atos.

Greg Laurie tinha 20 anos quando se converteu e foi tomado por uma paixão tão grande por Jesus que começou a evangelizar mesmo sem se considerar preparado para o ministério. A sua primeira mensagem como evangelista aconteceu por acaso e, desde aquela primeira vez, ele não mais parou. Acontece que ele teve o estímulo e o amparo de um pastor de larga visão – Chuck Smith – que o colocou à frente de um grupo de estudo bíblico de cerca de 30 pessoas e, na primeira oportunidade verdadeira que surgiu, transformou aquele pequeno grupo em uma igreja com Greg como pastor. Estudando a Palavra, mirando-se na igreja primitiva, e interagindo com os membros da sua igreja, Greg Laurie, depois de 25 anos, tornou-se o pastor titular de uma igreja de 15 mil membros – a Harvest Christian Fellowship, na Califórnia, Estados Unidos.

Pregar o Evangelho, treinar e equipar pessoas tem sido o seu trabalho constante durante todo esse tempo. O livro consta de 12 capítulos preciosos que tratam, entre outros assuntos, de evangelização, discipulado, adoração, sacrifício, testemunho e oração, e são recheados de fatos, histórias e citações que reforçam os argumentos do autor. E para cada assunto tratado, a inspiração da Escritura está lá presente. Os exemplos vêm do Novo Testamento: Filipe, o discípulo Ananias que cuidou de Saulo, Áquila e Priscila, e por aí afora.

Também encontrei neste livro talvez a primeira genealogia do evangelismo dos tempos modernos – é quando o autor conta que Edward Kimball compartilhou com D.L. Moody, que compartilhou com F.B. Meyer, que compartilhou com Wilbur Chapman, que tocou em Bil-ly Sunday, que tocou naqueles que trouxeram Mordecai Ham à cidade para pregar o evangelho para Billy Graham. Que plêiade de evangelistas! É exatamente aquilo que Halford Luccock chamou de “Linha de Esplendor Sem Fim”.

Para apreciação dos leitores de Impacto, cito algumas expressões pinçadas no texto do livro:

“Se você está procurando uma igreja perfeita, não se torne seu membro, porque você poderá estragá-la.”
“Os primeiros cristãos não debatiam com os pagãos, davam a vida por eles.”
“Quando as pessoas procuram a igreja, não esperam que o pastor seja um mestre da psicologia, um comediante, ou um ativista político. Elas esperam um pregador que pregue a Bíblia.”

Greg Laurie é um pastor que, em pleno século 21, ousa convidar os outros pastores a “chorar pelos perdidos”, como recomendava Spurgeon no século 19. E ele o faz de maneira muito singela.

Há muita edificação neste livro. A United Press presta um ótimo serviço à igreja brasileira publicando-o em português…

Para pedidos destes livros ligue para: (19) 3462-9893

Uma resposta para “Leitura de Impacto: “A Igreja que Abala o Mundo””

  1. Maria Aparecida de Souza Lourenço disse:

    Sou cristã e gostaria de participar para meu crescimento espiritual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *