Impacto Mirim-O Melhor Lugar Para Ver o Desfile

Data de publicação: 23/07/2011
Categorias da Biblioteca:
Edição 55 e Revista Impacto - 1998 a 2014.
Este artigo pertence a: Edição 55

Nesta primeira história da série “Vendo o Projeto de Deus em Tudo”, um garotinho descobre que Deus quer que nós vejamos as coisas lá de cima, de onde ele está, a fim de podermos entender melhor o plano fantástico que bolou antes do mundo existir. Leitura Bíblica: Colossenses 1.9-14

O Melhor Lugar para Ver o Desfile

Logo cedo, no café da manhã, Papai se voltou para o seu filho pequeno e lhe disse: “Guilherme, hoje a rua da nossa casa vai ficar cheia de gente assistindo ao desfile que vai passar aqui. Quero que você me prometa que vai ficar do lado de dentro do nosso muro.”

O pequeno Guilherme prontamente respondeu: “Sim, Pai, não vou sair para a rua. Prometo!”.

Mas logo que as bandas começaram a tocar, e as pessoas começaram a desfilar ao longo da avenida, Guilherme se deu conta do que estava perdendo! Como ele queria ver o que estava acontecendo lá fora – só que havia um muro muito alto que não deixava. Seu pai, com certeza, sabia que aquele muro protegeria seu filho de toda aquela multidão de gente estranha enquanto ele permanecesse do lado de dentro.

Bem, vocês sabem como são os garotos, principalmente os pequenos. Se querem uma coisa – e querem pra valer –, eles descobrem um jeito. Foi exatamente o que aconteceu! Logo, logo, Guilherme já encontrara um caixote e subira em cima dele para ver o desfile através de um buraco que havia no muro!

O problema é que o coitadinho do Guilherme só conseguira enxergar o que estava bem à sua frente. Não dava para ver nem para um lado, nem para o outro. E isso ainda não era o pior: sempre havia alguém passando à frente do buraco, tapando a sua visão! Depois, quando a pessoa saía de sua frente, ele só conseguia ver uma porção de cabeças!

No meio dessa frustração, ele ouviu a voz do seu irmão mais velho, chamando por ele da sacada no andar de cima. “Ei, Guilherme, por que você não sobe para cá? Daqui dá para ver tudo.”

Guilherme estava tão envolvido em suas tentativas de ver o desfile através do buraquinho no muro que nem notara quando o seu irmão arranjou uma escada e subiu para a sacada do andar de cima. Quando percebeu que aquele era o lugar perfeito para assistir ao desfile, mais que depressa ele desceu do seu caixote.

Correu para a escada e tentou subir, mas não conseguia nem alcançar o primeiro degrau. Então o seu irmão desceu, agarrou-o com seus braços fortes e o ajudou a subir até a sacada.

É claro! Dali dava para ver tudo! Ele olhou para baixo e viu a avenida larga, cheia de gente de ambos os lados. “Oh!”, ele exclamou, “agora posso ver o desfile inteiro! Posso enxergar a parte que já passou, posso ver a que está passando à minha frente agora e, lá adiante, posso até ver aquela que ainda vai passar! Puxa, aqui em cima é como se tudo fosse agora!”.

Vocês sabem, amiguinhos, é exatamente isso que Deus planejou para cada um de nós. Ele quer fazer com que os seus filhos subam para onde ele está, de onde poderão ver tudo do jeito que ele vê. Quando nos afastamos dos nossos buraquinhos no muro e subimos a escada, podemos nos sentar com ele na sua Grande Sacada. Lá podemos conhecer o plano brilhante que Deus preparou, desde o começo até o fim.

A pergunta agora é esta: de que jeito vamos subir lá para onde ele está? Não é querer demais esperar que Deus nos deixe ver todo o desfile da história e entender qual é realmente o seu plano em tudo que faz?

Vejam vocês, muitas pessoas já tentaram descobrir essas coisas, já tiveram muita vontade de assistir ao desfile e ver todas aquelas coisas maravilhosas que estão passando tão perto de nós. Porém somos todos iguaizinhos ao pequeno Guilherme. Somos incapazes de alcançar um lugar mais alto, por mais que tentemos. Por isso Deus enviou o seu Filho para descer a enorme escada e encontrar-se conosco aqui embaixo, no último degrau. Deus não exige que nós o alcancemos no último degrau lá de cima, como se nós precisássemos fazer a nossa parte e subir a escada! Não, ele conhece a nossa condição de incapacitados, e é por essa razão que o Senhor Jesus veio à terra.

Assim, quando nascemos dentro da família de Deus, ele se torna o nosso Pai Celestial, e o Senhor Jesus passa a ser o nosso Irmão mais velho. Ele não veio só para morrer na cruz pelos nossos pecados e nos incluir em sua família; ele também veio para que pudesse nos levar para aquele lugar lá em cima.

Mas como isso pode acontecer? A resposta é uma simples palavra: “NELE”.

Quando Deus olha do céu para a cruz do Calvário, ele não somente vê o Senhor Jesus pregado na cruz, mas também nos vê a nós. É como se estivéssemos envoltos nos seus braços – pregados junto com ele na cruz. Da mesma forma, quando Cristo foi colocado no sepulcro, Deus também nos viu sepultados “nele”. E quando ele se levantou do túmulo, Deus também nos viu ressuscitados “nele”.

E daí, depois que ressuscitamos “nele”, o que vocês acham que aconteceu? Sim, a Bíblia diz que Jesus Cristo subiu ao céu para se sentar à direita do seu Pai. Portanto, quando ele subiu, nós também subimos “nele” – quer dizer, com ele.

Vejam, cada filho de Deus está agora sentado com Cristo Jesus nos “lugares celestiais”. Sim, Deus fez um plano para que, exatamente como o pequeno Guilherme, nós pudéssemos nos assentar na Grande Sacada com nosso Irmão mais velho, Jesus Cristo.

Vocês podem imaginar o que realmente significaria para todos nós se nos afastássemos do nosso buraquinho no muro, por onde só dá para ver e entender as coisas de acordo com nosso ponto de vista e nosso interesse imediato? Nas próximas histórias, vamos nos ocupar em ver as circunstâncias e acontecimentos nas nossas vidas conforme se relacionam com Deus e com o seu propósito – não só conforme se relacionam conosco.

“Estamos pedindo a Deus para que vocês possam ver as coisas como elas realmente são, do ponto de vista dele, através de receberem percepção e entendimento espirituais” (Colossenses 1.9 – tradução do texto na Bíblia Phillips em inglês).

Extraído do livro “Seeing God’s Purpose in Everything” (Vendo o Propósito de Deus em tudo), um livro de histórias selecionadas por DeVern Fromke, Master Press, Knoxville, Tn, EUA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *