Até os confins da terra

Publicado em: 10/11/2019 Categorias: 2019 / Revive Israel

Cody Archer

O livro de Atos narra a propagação do evangelho saindo de Jerusalém e indo a Judeia, Samaria e até os confins da terra (Atos 1. 8). O que começou em uma pequena área geográfica, em trinta anos se expandiu pela Ásia Menor para as principais cidades europeias, chegando a dezenas de milhares em números. Essa expansão pode ser vista em um padrão de seis estágios, no qual cada estágio termina com um relatório de progresso:

1. Atos 1.1 – 6.7 conta sobre o nascimento da Igreja e da pregação de Pedro em Jerusalém.

Relatório de Progresso: “Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.”

2. Atos 6.8 – 9.31 descreve a propagação do evangelho através da Judeia, o martírio de Estêvão e a pregação em Galileia e Samaria.

Relatório de Progresso: “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número”.

3. Em Atos 9.32 – 12.24 Paulo se converte, Cornélio e os gentios com ele em Cesareia são recebidos na família de Deus e o evangelho se espalha até Antioquia.

Relatório de Progresso: “A palavra de Deus cresceu e se multiplicou”.

4. Atos 12.25 – 16.5 relata como o evangelho se estendeu pela Ásia Menor através da jornada ministerial de Paulo na Galácia.

Relatório de Progresso: “Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número”.

5. Atos 16.6 – 19.20: o evangelho se estende a grandes cidades europeias, como Corinto e Éfeso.

Relatório de Progresso: “Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente”.

6. Em Atos 19.21 – 28.31 o evangelho chega ao centro do mundo da época, Roma. Paulo proclama livremente o evangelho e escreve cartas importantes durante sua prisão.

Relatório de Progresso: “Paulo… pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo”.

Esse progresso do evangelho no primeiro século deve nos encorajar hoje e nos dar fé para que um padrão semelhante se repita, incluindo uma dinâmica de ordem inversa nesses tempos do fim, com o evangelho voltando a Jerusalém e todo o Israel sendo salvo.

O que é fé? – Parte 4

O que Deus está procurando quando nos deparamos com oposição? Deus busca o caráter, a qualidade de fé para crer, integridade e amor. Aprenda mais com Asher enquanto ele compartilha de Hebreus 11.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *