Assíria Reavivada, ‘Kexit’ e o Iminente Novo Oriente Médio

21/09/2017 Publicado por: Revista Impacto
Categorias: 2017 / Revive Israel

Assíria Reavivada, ‘Kexit’ e o Iminente Novo Oriente Médio 

Joni Koski

Muitas pessoas hoje consideram o Oriente Médio uma escuridão sem esperança! No entanto, Isaías 19.23-25 fala a respeito de uma estrada física, conectando o Egito a Israel e à Assíria –  três nações adorando juntamente, uma “bênção”, dissipando as trevas.

Naquele dia, haverá estrada do Egito até à Assíria, os assírios irão ao Egito, e os egípcios, à Assíria; e os egípcios adorarão com os assírios. Naquele dia, Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios, uma bênção no meio da terra; porque o SENHOR dos Exércitos os abençoará, dizendo: Bendito seja o Egito, meu povo, e a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança. – Isaías 19.23-25

Por amor a Israel, Deus levantará o Egito e a Assíria como uma “zona de amortecimento” entre nós e nossos vizinhos menos amigáveis!

Quem são o Egito e Israel é óbvio! “Assíria” soa como a Síria moderna e, portanto, é fácil concluir que as duas são a mesma. No entanto, a Síria só foi estabelecida no século 20, com sua capital, Damasco, dentro do grande território de Israel bíblico (Gênesis 15.18), cuja fronteira ao norte era o rio Eufrates.

A Assíria, na verdade, era um antigo império agressivo do tempo de Isaías!

Existe uma correlação clara entre a geografia da antiga Assíria e os mais de 30 milhões de curdos de hoje, o maior grupo étnico do mundo sem um estado reconhecido. Então será que existe mais algum indício que possa sugerir que os curdos são os “adoradores assírios” reavivados?

  1. Fisicamente os curdos hoje são notavelmente diversificados. Os antigos assírios deslocavam grandes populações dos territórios que conquistavam, para que o seu império pudesse ser facilmente dominado, criando assim um patrimônio genético altamente misto, e que não é etnicamente árabe.
  2. O proselitismo mais antigo de curdos ao cristianismo em terras curdas é atribuído ao Apóstolo André, no primeiro século AD
  3. No ano 338 AD, um governador curdo, Tirdad, se converteu ao cristianismo.
  4. Saddam Hussein acusou os curdos (muçulmanos sunitas) de serem não muçulmanos e os perseguiu ao ponto do genocídio.
  5. Existe um movimento forte entre os curdos para formar um estado independente. O norte do Iraque tem seu próprio governo curdo regional. Em 25 de setembro de 2017, eles planejam um referendo propondo total independência do Iraque – ‘Kexit’. Esse movimento é fortemente rejeitado tanto pela Turquia quanto pelo Irã.
  6. Políticos proeminentes no leste da Turquia também estão corajosamente convocando um referendo pela independência curda.
  7. Os curdos do norte do Iraque receberam cerca de 1 milhão de cristãos do sul do Iraque, depois do aumento da perseguição e mais recentemente devido ao ISIS – embora a perseguição continue em certa medida mesmo lá.
  8. Geralmente os curdos não praticam antissemitismo e até mesmo fazem negócios com Israel, especialmente vendendo petróleo. Além disso, Israel tem oferecido aos curdos treinamento militar, apoio e assistência humanitária.
  9. Crentes judaico-messiânicos de Israel têm visitado crentes curdos e tem ouvido deles que os curdos não alimentam hostilidade contra Israel.
  10. Igreja de Cristo de Língua Curda (The Kurdzman Church of Christ) foi estabelecida em abril de 2000, e possui filiais em SilêmanîDuhok.
  11. Nos últimos anos, algumas centenas de curdos de origem muçulmana têm se convertido ao cristianismo.
  12. O profeta Jonas testemunhou a conversão da capital assíria, Nínive, localizada na região da atual Mossul. Poderia ser isso um prenúncio de algo maior nesses Últimos Dias?

As origens históricas curdas são indeterminadas, seu território sobrepõe o dos antigos medos e também incorpora a região dos atuais cristãos assírios. No entanto, sua geografia atual, unidade e aspirações são claras.

Deus descreve a Assíria reavivada do fim dos tempos como “obra de minhas mãos” em Isaías 19.25. Um termo diferente é usado para o Egito, “meu povo” e para Israel, “minha herança”. Obra das mãos indica algo criado, requer um projeto, empenho e um processo de formação.

Pessoalmente eu me considero privilegiado de ter vários amigos curdos e espero ansiosamente por aquilo que Deus fará entre eles.

Furacões vêm de Deus?

Os furacões nos EUA são um ato de Deus?
Clique aqui.

Famílias Crentes de Pais e Mães Solteiros em Israel e Como Você Pode Ajudar

A Equoterapia utiliza cavalos para ajudar a melhorar a saúde física e mental de crianças e adultos de todos os tipos. No Revive Israel, descobrimos que essa experiência especial produz resultados muito positivos para filhos crentes em nossa comunidade que vêm de famílias desmembradas e pais ou mães solteiros. Clique no botão abaixo para ouvir o testemunho de algumas mães acerca da transformação de seus filhos e ajude-nos a patrocinar mais 40 crianças neste ano!

Clique aqui.

Legendas disponíveis em: chinês, dinamarquês, holandês, inglês, francês, italiano, alemão, polonês, português (BR) e espanhol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *