Ande Humildemente Para Obter A Bênção De Deus

Publicado em: 20/05/2012 Categorias: Arauto / O Comportamento do Cristão

Arauto - Ano 12 - nº 02 - Abr/Jun 1994

Por: W. C. Moore

Certamente os fariseus não são uma espécie extinta ainda. Mesmo as igrejas mais espirituais de hoje têm muitos fariseus do século vinte desfilando dentro delas – pessoas aparentemente “tão boas”, quando, na verdade, têm o mal dentro de si e são como sepulturas disfarçadas.

“Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e iniqüidade” (Mt 23:28). Eu estou incluído nesta classe? E você?

Note como Davi foi humilde quando Natã, o mensageiro de Deus, apontou-lhe seu grande pecado, e veja como o perdão veio logo em seguida à confissão de Davi: “Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Disse Natã a Davi: Também o Senhor te perdoou o teu pecado; não morrerás” (II Sm 12:13). Davi sofreu terrivelmente por causa do seu pecado mas após confessá-lo e deixá-lo, ele foi totalmente perdoado.

“Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I Jo 1:9). Deus só pode perdoar completamente se houver uma confissão total e se a pessoa deixar seus pecados. “Então saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia ….e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados” (Mt 3:5,6). “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Prov 28:13).

Mesmo sob o poderoso ministério de João Batista alguns não quiseram se arrepender. Se rejeitamos o mensageiro de Deus rejeitamos o próprio Deus. “Todo o povo que o ouviu, e até os publicanos, reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João; mas os fariseus e os intérpretes da lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não tendo sido batizados por ele” (Lc 7:29,30). “Em verdade, em verdade vos digo: Quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou” (Jo 13:20). “Quem vos der ouvidos, ouve-me a mim; e quem vos rejeitar, a mim me rejeita” (Lc 10:16).

Não há nada mais certo do que nos humilharmos diante de Deus, o Criador de todas as coisa, Aquele que deu Seu Filho para sofrer uma morte cruel por nossas pobres almas. É razoável e apropriado que todos nós coloquemos Deus em primeiro lugar nas nossas vidas. Quantas vezes Deus tem problemas conosco, os “velhos” santos! Quantas vezes Ele acha difícil nos colocar em uma posição de humildade e honestidade diante Dele onde Ele pode demonstrar totalmente o Seu favor por nós.

Ah, o pecado terrível e sutil da justiça própria! Foram os líderes religiosas dos dias de Jesus que causaram Sua crucificação. É difícil para uma pessoa que tem a reputação de ser santa e reta humilhar-se e confessar pública e totalmente quando um pecado é revelado na sua vida.

Humildade

Não importa o quanto Deus já nos abençoou, não importa a que grau de santidade tenhamos alcançado, Deus sempre quer que sejamos humildes diante Dele. Se você foi salvo há quarenta anos, precisa humilhar-se tanto quanto o bêbado ou a prostituta que vêm ao altar em busca da salvação. “Aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23:12). “…porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado” (Lc 18:14).

Você é um líder religioso? Você é um santo “antigo”? Tome cuidado, meu amigo, para que você se mantenha humilde diante de Deus! Talvez você não pareça tão grande aos olhos de Deus, afinal de contas. Jesus disse aos líderes religiosos dos Seus dias: “Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus” (Mt 21:31).

E uma coisa excessivamente perigosa estar numa posição onde você quer os louvores dos homens – ou onde você aceita os louvores das pessoas. “Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros, e contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?” (Jo 5:44). “Ai de vós, quanto todos vos louvarem! porque assim procederam seus pais com os falsos profetas”(Lc 6:26).

Você é cristão? Você foi convidado para as bodas? (Mt 22:1-14). Então preste atenção para não estar muito ocupado com outras coisas e com isso negligenciar aquela vida de humildade e oração onde a sua principal preocupação não seja o que as pessoas pensam de você, mas, sim, como você pode agradar a Deus (Mt 22:14; 20:16).

Quando alguém o critica, ou quando um sermão o “atinge” em cheio, não “resista” e não tente se defender. Ao invés disso diga: “Bem, talvez haja alguma coisa que Deus queira que eu entenda sobre este assunto. Talvez aquela crítica ríspida tivesse alguma verdade nela afinal de contas.”

“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte” (I Pe 5:6). “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6). O próprio Deus resistiu a Jó até que Jó desistiu de seu orgulho e auto-justificação. Foi quando Jó se humilhou e confessou tudo, que o Senhor lhe deu Sua graça, Seu favor, Sua bênção, Seu socorro.

Isaías foi um profeta. Mas certo dia ele teve uma visão da santidade de Deus e disse: “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo…Então disse eu: Ai de mim! Estou perdido! porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Is 6:1 e 5).

Graças a Deus o Senhor encontrou com Isaías bem ali, quando ele se humilhou e fez uma confissão completa. “Eis que ela (brasa viva) tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado” (Is 6:7). Mesmo um profeta tinha “iniqüidade” e “pecado”, mas estes só passaram a ser notados quando a luz da própria Presença de Deus brilhou no mais profundo do seu coração. “Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós outros” (Tiago 4:8).

————————————————————————————————————————–

Erga Bem Alto o Estandarte!

Nunca houve, na história do cristianismo, tanta necessidade dos cristãos erguerem bem alto a bandeira de Jesus Cristo. Porque a Palavra de Deus é verdadeira, um cristão verdadeiro sempre fará da Bíblia o seu padrão. O cristão não só crê como também pratica a verdade.
D. Crowley

“Você não pode se arrepender cedo demais, porque você não sabe quando poderá ser tarde demais”.
Thomas Fuller

————————————————————————————————————————–

Oração de Confissão

Gracioso Pai nos céus, perdoa-me todos os meus pecados – pecados cometidos e pecados de omissão, pecados no pensamento, nas palavras e nas ações. Senhor, não Te tenho amado como devo de todo o meu çoração, alma, mente e força. Não tenho amado aos outros como Cristo me amou, e morreu por mim. Suplico-Te, perdoa-me. Não consigo amar conforme Tu ordenaste. Meu amoré excessivamente fraco e débil.
Perdoa-me também o meu coração ímpio e incrédulo. Tenho deixado de confiar em Tl e de glorificar a Ti. A minha confiança é insuficiente! Confesso também os meus pecados da carne: orgulho, vontade própria, rebeldia, egoismo, idolatria que é cobiça, e um espírito que não sabe perdoar, o qual está no meu coração e em todo coração humano.

Ó Senhor, lava estes meus pecados pelo sangue precioso de Jesus, e purifica- me. Limpa-me da minha iniqüidade, e enche-me com Teu Espírito Santo. Envia o Teu Espírito para o meu coração em poder, para implantar em mim a justiça de Cristo, e derramar o amor de Deus no meu coração, vivificando em mim a fé de Cristo. Tudo isto eu suplico a Ti em nome de Jesus, Amém!
Louisa Vaughan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *