Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

A Sabedoria e o Temor a Deus

Por Asher Intrater

Sabedoria é a capacidade de saber qual é a coisa certa a se fazer. Antes de fazer a coisa certa, precisamos saber qual é. Se Deus vê que alguém realmente deseja fazer a coisa certa, ele fará com que essa pessoa receba entendimento (João 7.17).

Se alguém quer saber apenas por uma questão de curiosidade intelectual, então não há nenhum propósito real para Deus lhe dar sabedoria (Mateus 11.25). Se quisermos fazer a coisa certa e não sabemos o que é, então Deus terá o prazer de nos mostrar (Efésios 1.17, Tiago 1.5).

O primeiro passo na busca da sabedoria é que ela vai contra nossas inclinações naturais. O princípio da sabedoria é o “temor de YHVH” (Salmos 111.10, Provérbios 1.7). O temor de YHVH é saber que Deus pune o pecado e que todos nós pecamos.

Yeshua definiu o temor de YHVH como o temor do castigo eterno do inferno após a morte (Lucas 12.5). Esse é o ponto fundamental do temor a Deus.

Contudo nessa mesma passagem, Yeshua falou 7 vezes sobre não temer nada, seja pessoa ou circunstância (Lucas 12. 4, 7, 11, 22, 26, 29, 32). O temor de Deus elimina qualquer outro tipo de medo na vida. Temer a Deus é não temer qualquer outro perigo. Portanto, o temor de Deus também pode ser definido como “coragem moral”.

Quando percebemos que Deus pune o mal, então conseguimos:

  •   Parar de fazer coisas erradas
  •   Não temer a maldade em outras pessoas
  •   Lutar contra o mal no mundo

Provérbios 8.13 – O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal

Infelizmente, a maioria de nós é ativa em ser egoísta, mas passiva na luta contra o mal. O temor de Deus nos dá uma força ativa para resistir o mal – primeiro em nós mesmos e depois nos outros. Tem uma frase famosa que afirma que, “para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.” O temor de YHVH fornece a coragem moral para lutar contra o mal.

O temor de Deus é o “princípio” da sabedoria. No entanto, para muitos, o temor a Deus é a última parte da sabedoria a ser compreendida. Vamos buscar diligentemente o temor de YHVH, assim como Yeshua fez, em um hábito regular de oração matinal com lágrimas e gemidos (Jeremias 5.24; Jó 28.28; Marcos 1.35; Hebreus 5.7).

Transmissão Global

Louvor • Oração • Profecia • Pregação. Junte-se a nós para um momento de renovação. Por favor, compartilhe esta transmissão com seus amigos.
Assista agora!

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

Vento Forte a Noite Toda

Asher Intrater O Senhor disse a Josué que estaria com ele da mesma forma que estava com Moisés (Josué 1:5). De maneira semelhante, Yeshua disse a

A Presença Interior do Espírito Santo

Asher Intrater Os valores judaico-cristãos incluem padrões morais, fundamentos sociais e uma visão geral do mundo. Eles são essenciais à humanidade e a toda a