A MISSÃO DE TRADUZIR A BÍBLIA EM TODAS AS LÍNGUAS.

Publicado em: 01/03/2012 Categorias: Missões / Sem categoria

 

           O fato de vivermos numa nação onde a divulgação da Palavra de Deus escrita é livre não nos remete a pensar nos diferentes lugares onde essa realidade é inexistente! Ainda no Brasil, por exemplo, existem mais de 250 povos indígenas distintos e, possivelmente, há necessidade da tradução da Bíblia em 167 desses povos.

Segundo Patrick Johnstone (Intercessão Mundial. Missão Horizontes, 2003.), dentre todas as línguas faladas no mundo, 383 têm a Bíblia completa, 987 têm o Novo Testamento e 891 delas possuem somente alguns trechos. Com trabalho de tradução em andamento são mais 672. Mas ainda restam pelo menos 4.218 línguas sem pelo menos um versículo da Palavra de Deus.

A Wycliffe Bible Translators, a organização mundial de tradução da Bíblia, acredita que a tradução da Bíblia em todas as restantes línguas utilizadas por cerca de 350 milhões de pessoas é possível até 2025.

 O PROCESSO DE TRADUÇÃO:

Anteriormente, o tradutor tinha que levar à mão a tradução de um parágrafo enfrentando mata fechadas e lugares remotos, por horas, usando barcos e caminhões e, em seguida, voar 20-50 horas só de ida para checar a tradução. Agora, com um satélite movido a bateria e laptop, os tradutores apresentam a sua tradução e horas mais tarde um “tradutor mestre” responde.

A Wycliffe também está usando uma nova abordagem de tradução com equipes de línguas semelhantes ao mesmo tempo. Muitas dessas equipes em todo o mundo estão trabalhando estudando de 5 a 12  línguas semelhantes ao mesmo tempo, por isso, se um grupo de idiomas recebe um relato do Evangelho, então do mesmo modo, outros grupos de línguas semelhantes também recebem.

COMO ORAR PELO AVANÇO DESSE TRABALHO?

  •       Ore para que os povos ouçam. “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?” (Rm 10:14).
  •       Ore para que eles acreditem. “Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram” (Hb 4:2)
  •  Ore para que eles tenham a Bíblia na sua própria língua. “Essas ordens foram redigidas na língua e na escrita de cada província e de cada povo, e também na língua e na escrita dos judeus” (Et 8:9b).
  •    Ore para que eles leiam ou para que alguém possa ler as Escrituras traduzidas na língua deles. “Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo” (Ap 1:3).
  •      Ore para que as igrejas locais usem as Sagradas Escrituras. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2Tm 3:16); “Mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe” (Rm 16:26).
  • Ore pelo povos. Os números nos recordam que cada indivíduo é importante. Cada um de nós é amado por Deus, que quer sejamos um no meio de muitos ou um no meio de poucos. “O SENHOR não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. 8 Mas foi porque o SENHOR os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados” (Dt 7:7,8a).
  • Ore pelo idioma. Eles têm necessidade de ter as Escrituras traduzidas na própria língua. Primeiro, ore por entendimento, e segundo, para que se comprometam a obedecê-la e a dá-la aos outros. “Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido. Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei  estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim” (1Co 14:10,11).
  •   Ore pelos missionários que trabalham entre estes povos. Ore também para que haja fruto espiritual, e que a base produzida pelo Espírito Santo seja guardada e edificada sobre as Escrituras traduzidas. “É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me” (Fl 1:15,18).
  •   Ore com fé. Crer que Deus estabelecerá a Igreja entre todos os povos, usando as Escrituras para trazer o povo a Cristo. Para que cresçam em Cristo, preparados para o trabalho que ele planejou que fizessem desde o princípio. “sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16:18b). “Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2Tm3:15-17).
  •  Ore pelas pessoas antes mesmo delas serem evangelizadas. Orar para que Deus prepare  os corações com uma fome para a verdade espiritual e para que os corações estejam abertos e prontos para receberem a Cristo Jesus como Salvador. “Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós” (At 17:27).
  •  Ore para que obreiros sejam chamados e enviados para este ministério de tradução da bíblia. “Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho” (At 16:10).
  • Ore para que desde o começo haja entendimento com o povo. Orar para que Deus destrua todo o medo e desconfiança entre os nacionais e para que Deus envie amizades que ponham as casas ao dispor, e também para que os ajude tanto na transição como na adaptação cultural e para serem aceitos pelo povo. “Embora a minha doença lhes tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo ou desdém; ao contrário, receberam-me como se eu fosse um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus” (Gl 4:14).
  • Ore para que o sucesso do ministério seja para a glória de Deus. “Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer” (Jo 17:4).

 

ACOMPANHE O AVANÇO DA TRADUÇÃO DA BÍBLIA ENTRE OS POVOS.

Acesse: www.wycliffe.org 

ASSISTA O VÍDEO DA CAMPANHA VISAO 2025 – WYCLIFFE

“Iniciar o trabalho de tradução da bíblia em todos os grupos lingüísticos restantes até 2025”.

Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=KqEvlLZJpJQ 

 EMOCIONE-SE COM O VÍDEO DO POVO KIMYAL, no oeste da Papua – Indonésia recebendo as Escrituras em sua própria língua:

Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=ZdCQgkXOHaU

 

8 respostas para “A MISSÃO DE TRADUZIR A BÍBLIA EM TODAS AS LÍNGUAS.”

  1. Joao Rafael Sperque disse:

    Olá Ariadna, gostaria de externar minha felicidade em ler esse post e estarei orando em favor dessa missão e orando a Deus que prepare obreiros para traduzir. Gostaria de ser um destes. Estou estudando no Seminário Presbiteriano Renovado em Anápolis, alguns minutos de Goiânia, eu gostaria de saber se existe algum projeto para essa missão na sua igreja ou em alguma outra organização, ou se existe algum aqui próximo para eu aprender um pouco mais e me envolver se possível.
    Deus lhe abençoe.
    Graça e Paz.

    • Johab disse:

      Procure pela missao Amem que esta em Sao Paulo (Acho). Ela e uma organizacao parte da Missao Wycliffe com sede em Orlando, Florida, USA.

      Eles trabalham literalmente com traducao da Biblia e tambem e o ministerio mais empenhado neste trabalho.

      Espero ter ajudado! Deus abencoe

      Johab Silva
      Usa

  2. Claudiney Gonçalves Guimarães disse:

    Olá! Vi um panfleto sobre esse projeto em Brasília, no final do ano passado. Hoje estou na Bahia e estou interessado em aprender algum idioma que não tenha ainda a Bíblia… Estou interessado. Como eu posso fazer parte desse projeto?

  3. Ellen Almeida disse:

    Tenho muito interesse em ajudar esse ministério, como posso fazer?

  4. Joao Antonio Sulude disse:

    Ainda estamos orando para a Tradução da Bíblia na Língua Echuwabo. Amados irmãos e Servos do SENHOR! Ajude-nos a orar, para que o povo Chuwabo tenha a Bíblia traduzida na sua língua.

    A Lingua Echuwabo e falado em Moçambique, na Província da Zambézia, cidade de Quelimane.
    A Língua Echuwabo tem cerca de 989.579 falantes de acordo com o senso de 2010.

    A Língua Echuwabo ainda nao tem a Bíblia traduzida para os Evangélicos.

  5. Há alguns anos tentei contato com a wyclif aqui no Brasil, depois a mundial. Quis saber o quanto dinheiro faltava para que concluísse a tarefa de levar o envagelho das boas novas, mas não me responderam. Até eu perceber, em um dos documentos oficiais da wyclif disponível no site oficial, que a movimentação anual ultrapassa 3Milhoes de dólares. Eu também percebi que, o objetivo não é o de diretamente levar as boas novas aos povos, mas o de traduzir a bíblia, porém isso são coisas totalmente diferentes. Enfim, desisti de tentar apoiar e estou começando a própria iniciativa pra levar, em poucas semanas, as boas novas no novo testamente para TODAS as línguas que ainda não conehcem sobre o Jesus.
    [email protected]

  6. Sou aluna de uma escola de missões, e estou desenvolvendo um artigo sobre a importância da tradução da bíblia e suas dificuldades. Eu gostaria de encontrar dados atualizados sobre esse assunto, vcs podem me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *