4 Ingredientes Chave para o Discipulado

Publicado em: 28/07/2018 Categorias: 2018 / Revive Israel

Cody Asher

Na Grande Comissão, Yeshua (Jesus) ordenou a seus seguidores: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado…” (Mt 28.19-20).

No momento em que você crê em Yeshua e nasce de novo, você se torna um discípulo vitalício e assume a responsabilidade de se tornar um “discipulador” ativo.

Como jovem crente, às vezes me sentia frustrado pela falta de clareza da Grande Comissão. Por que Yeshua não pôde detalhar mais o “como” para sua iniciativa de discipulado global? Creio que ele deixou de nos dar uma fórmula específica para que pudéssemos estudar o exemplo de sua vida e aplicar o que aprendemos com nossa própria criatividade, métodos e personalidades.

Aqui estão quatro chaves que encontrei para ajudar a levar os discípulos à maturidade:

1) Ensino
O fundamento para todo discipulado é a Palavra de Deus. Os discípulos não precisam apenas desenvolver um estilo de vida de meditação regular na Palavra, mas devem estar familiarizados com todos os livros da Bíblia, saber como interpretá-los no contexto e como ensinar aos outros os fundamentos básicos (2 Tm 3.16-17). Você pode ensinar essas coisas através de testemunhos de como você está pessoalmente aplicando a Palavra de Deus em sua vida. Não limite o ensino da Bíblia a alguém que esteja na frente de um grupo de pessoas segurando um microfone – ou no YouTube!

2) Encontros Face a Face
Tempo de qualidade, face a face, é uma obrigação. Nesses encontros, escutamos em dois níveis: 1) à pessoa com quem estamos nos reunindo e 2) ao Espírito Santo. Não assuma que o conselho que você deu à última pessoa com quem você se encontrou funcionará para seu novo discípulo. Precisamos ser guiados pelo Espírito Santo para saber como fazer perguntas, compartilhar nosso coração e orar. Essas reuniões pessoais podem acontecer em qualquer lugar (eu gosto de levar meus discípulos para caminhar nas colinas da Judeia). Não se esqueça de incluir transparência e responsabilidade. Compartilhe sobre suas deficiências e vitórias, mas não monopolize a conversa.

3) O Sobrenatural
Procurar agir no sobrenatural e demonstrá-lo na prática é essencial (1 Co 2.4-5). Isso inclui orar juntos pelos doentes, experimentar a presença de Deus no culto, proferir palavras proféticas, ministrar em nações estrangeiras e muito mais.Treinar outros nos dons do Espírito Santo requer fé e risco. Quanto mais os dons são exercitados, mais crescerão. Não podemos amar, nos engajar em guerra espiritual ou fazer qualquer outra coisa que gere frutos do reino sem a unção sobrenatural de Deus em nossas vidas.

4) Diversão
Quando você investe tempo discipulando alguém, o resultado natural é um relacionamento autêntico. Você não precisa ser tão sério o tempo todo. Convide-os para participar de sua vida pessoal. Escolha um jogo para jogar juntos. Faça passeios na praia ou caminhadas numa montanha. Riam, comam e aproveitem oportunidades juntos. Com tantas famílias quebradas hoje, multidões de pessoas anseiam por experimentar e fazer parte de uma família amorosa (Ml 4.6). Observar como você interage com seu cônjuge e filhos faz parte do treinamento deles.

A beleza dessas quatro áreas é que poucas pessoas se destacam em todas elas. Isso significa que todos no corpo do Messias têm um papel a desempenhar. Você pode não ser um ótimo professor, mas seu forte pode ser a hospitalidade e trazer outros para a sua casa. Ótimo, então faça isso regularmente e intencionalmente! (Rm 12.6-8)

Recentemente, um dos rapazes que venho acompanhando há anos começou a se reunir com um adolescente para investir tempo nele. Observar alguém crescer no Senhor até o ponto em que está pronto para semear em outra pessoa me traz muita alegria e faz todo o esforço valer a pena!

A ordem de Yeshua para fazer discípulos requer sacrifício, amor incondicional, paciência e disponibilidade. Não importa como você se sente, onde você está na vida ou qual o nível de treinamento que você tem, você ainda tem algo para dar a outra pessoa. Ao obedecer à Grande Comissão, ele está pronto para usá-lo de formas que você nunca imaginou!

Nos comentários abaixo, compartilhe o que funcionou para você enquanto discipulava os outros!

Mulheres que Profetizam

Asher Intrater fala sobre a importância de maridos e pais espirituais apoiarem as mulheres à medida que crescem em seu dom profético.

Legendas em: Dinamarquês, Holandês, Francês, Coreano, Português.

Uma resposta para “4 Ingredientes Chave para o Discipulado”

  1. Terezknh disse:

    Aleluia! Glória a Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *