31 Grupos de Povos não incluídos da China – “POVO CUN”

Publicado em: 26/02/2014 Categorias: Missões / Sem categoria

cunO POVO CUN é descendente de chineses HAN (que migraram para a Ilha Hainan a cerca de 1.000 anos) e do povo Li, também da Ilha Hainan. Através de casamentos entre eles ao longo de muitas gerações, desenvolveram uma única própria língua, cultura e identidade étnica.

Há, hoje, 88.000 Cun vivendo ao longo do Rio Changhua, na costa oeste da Ilha Hainan, uma ilha tropical na costa sul da China. O povo Cun é formado por pescadores e camponeses, sendo sua principal atividade econômica a colheita de arroz, coco, café, castanha, borracha, manga e outras frutas tropicais. O clima úmido e quente de Hainan permite colheitas por todo o ano. Os CUNS historicamente têm baixo poder aquisitivo e não possuem vestimentas tradicionais.

Os CUNS falam a língua CUN, apesar de se referirem ao seu idioma como sendo a “língua da vila”. A língua deriva do Mandarim chinês, mas contêm várias palavras emprestadas de outras minorias. A maioria dos CUNS é supersticiosa e consulta guias astrológicos para tomar decisões. Muitos, ainda, seguem religiões folclóricas e crenças animistas Grande parte do povo parece viver em completa escuridão espiritual, enquanto luta pela sobrevivência e sustento de suas famílias através do campo.

Há cerca de 20 anos, uma missão baseada em Hong Kong trouxe o evangelho para alguns membros da comunidade CUN. Vários aceitaram as boas novas com alegria e as compartilharam com os vizinhos. Há hoje cerca de 200 crentes em CUN. No entanto, quatro em cada cinco pessoas ainda não ouviram o evangelho. Nem a Bíblia ou qualquer outro material evangelístico, está disponível na língua CUN.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:

– Ore para que linguistas traduzam a Bíblia para a língua CUN dando ao povo a oportunidade de ouvir as boas novas em sua língua mãe.

– Ore para que os poucos crentes CUN compartilhem, com coragem, a verdade e a esperança em Cristo com os seus vizinhos.

– Ore para que, à medida que o Senhor se revela ao povo Cun, as pessoas passem a buscar o criador dos céus em vez de confiarem em estrelas.

uupgsofeastasia.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *