Compreenda e abrace o
caminho que Jesus trilhou

Levantando Cedo

Siga-nos nas redes sociais

Por: Watchman Nee

“Desperta, ó minha alma! Despertai, lira e harpa! Quero acordar a alva” (Sl 57.8,9; 108.2,3)
“Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias” (Sl 90.14).

Por que devemos levantar cedo?
Por que devemos levantar cedo? Porque cedinho pela manhã é a melhor ocasião para encontrar o Senhor. Com exceção de uma minoria que sofre de males físicos, todos devem ser estimulados a levantar cedo. A maioria de nós não tem doenças físicas – padecemos por nos amar demais!
Deixe-me citar as palavras da Srta. Groves, uma co-obreira da Srta. M. E. Barber, que nos tem ajudado grandemente . Ela afirmou que a primeira escolha que evidencia o amor de alguém pelo Senhor é a escolha entre a cama e o Senhor. Se alguém escolher amar a cama, dormirá mais; mas se escolher amar mais o Senhor, levantará um pouco mais cedo. Ela me disse isso em 1921, mas, ainda hoje, sinto o frescor de suas palavras. Sim, o homem tem de escolher entre a cama e o Senhor. Se você ama mais a cama, continue a dormir mais; mas se ama mais o Senhor, você deve levantar-se mais cedo.
Por muitas décadas, a Srta. Groves sempre se levantava antes das 5 horas, e a Srta. Barber, entre às 4 e 5 horas. Elas me disseram que não ousavam dormir aquecidas demais temendo não poder levantar cedo pela manhã.
Na Bíblia, vemos que, no deserto, o alimento sobrenatural, o maná, tinha de ser colhido antes que o Sol nascesse (Êx 16.21). Quem quisesse comer o alimento que Deus havia prometido deveria levantar cedo. Quando o Sol aquecia, o maná derretia, desaparecendo. Todo jovem crente precisa saber que, para receber alimento diante de Deus, obter comida espiritual, progredir espiritualmente e desfrutar de comunhão, tem de levantar um pouco mais cedo. Se levantar tarde demais, perderá seu alimento. A vida cristã doente que prevalece no meio dos filhos de Deus hoje deve-se mais ao levantar tarde do que a algum problema espiritual sério. Portanto, não menospreze esse assunto.
É como se, de manhã cedinho, no momento em que o dia começa a amanhecer, Deus repartisse a provisão de alimento espiritual e comunhão aos seus filhos. Quem levanta tarde demais, fica sem ela. Muitos filhos de Deus não têm qualquer deficiência quanto à consagração, ao zelo ou ao amor, mas falham em ser bons cristãos por levantar tarde demais. O levantar cedo influencia grandemente a vida espiritual. Nunca encontrei um guerreiro de oração ou alguém que tivesse intimidade com o Senhor que levantasse tarde.
Qualquer um que propuser a Deus levantar cedo experimentará muito proveito espiritual. A oração, em outras horas do dia, não pode ser comparada com a realizada de manhã cedinho. O estudo bíblico em outras horas não pode igualar-se ao da manhã, e a comunhão com o Senhor nunca é tão doce em outros momentos quanto no amanhecer. Lembre que de manhã cedinho é a melhor hora do dia. Devemos oferecer nosso melhor tempo a Deus e não aos homens ou aos negócios do mundo. Quem gasta o dia inteiro no mundo e depois, à noite, quando está morto de cansaço, ajoelha-se para orar e ler a Bíblia antes de ir para a cama, é um tolo. Não é de se surpreender que a oração de tal pessoa, o estudo bíblico e a comunhão com o Senhor sejam deficientes. A origem do problema é levantar tarde.

Exemplos bíblicos
Os melhores servos de Deus tanto do Antigo quanto do Novo Testamento eram todos madrugadores (ver quadro). Tinham o hábito de comungar com Deus e trabalhar para ele de manhã. Embora não encontremos na Bíblia nenhuma ordem direta de Deus para levantar cedo, temos, não obstante, exemplos suficientes de servos fiéis que eram madrugadores.
Por conseguinte, aqueles que desejam seguir o Senhor não devem perguntar desdenhosamente que diferença fará se o horário for mais cedo ou mais tarde. Temos bastante experiência para convencer-nos de que levantar uma hora mais tarde prejudicará nosso estudo bíblico, e levantar duas horas mais tarde porá fim à nossa oração.
Durante os primeiros três anos de minha vida cristã, alguém me perguntou, pelo menos 50 vezes, a que horas eu levantava. Por ser uma bênção muito grande, eles não queriam que eu a perdesse. O mundo pode não ver diferença em levantar duas horas mais cedo ou duas horas mais tarde; isso pode não influenciar as questões do mundo. Porém, deixe-me lhe dizer: nas questões espirituais, faz uma grande diferença.
Não somente muitos servos de Deus foram madrugadores, mas até mesmo o Senhor Jesus levantava cedo. Antes do amanhecer, já estava orando. Ele chamava os doze discípulos no começo do dia. Se não nos levantarmos suficientemente cedo, sem dúvida nos tornaremos muitíssimo pobres espiritualmente.

O que fazer depois de levantar cedo
Nosso propósito não é simplesmente tirar as pessoas da cama de manhã cedinho. Estamos buscando valores espirituais. Por isso, há algumas coisas que as pessoas devem fazer depois de levantar.

1-    Tenha comunhão com Deus
“Levantemo-nos de manhã… ali te darei meu amor” (Ct 7.12). Sendo a melhor hora do dia, deve ser gasta em comunhão com Deus, esperando em quietude e meditando na presença de Deus, tendo o espírito aberto para receber orientações e impressões de Deus e permitindo que ele fale.
Quando o espírito está aberto a Deus, o mesmo ocorre com a mente, o que permite que Deus conceda luz, supra uma palavra, cause uma impressão e nos toque de forma viva. Além disso, cria a oportunidade de a alma também aprender a tocar em Deus, meditar, contemplar e aproximar-se de Deus com o coração. Resumindo, isso é comunhão com Deus.

2.     Cantar e louvar
Cedo pela manhã é a melhor hora para cantar louvores ao Senhor. Podemos proferir os mais altos louvores no período da manhã.

3. Buscar alimento diante de Deus
Essa é a hora de colhermos o nosso maná. O que é maná? Embora indique, em última análise, o próprio Cristo, a ênfase aqui é mostrar seu cumprimento na Palavra de Deus, da qual desfrutamos diariamente e pela qual recebemos forças para andar no deserto. O maná é o alimento no deserto que precisa ser colhido cedo pela manhã. Como alguém pode satisfazer-se e alimentar-se se gasta a primeira parte da manhã voltada a outras tarefas?
Todas as pessoas deveriam ter duas bíblias: uma para ser lida devagar, num horário específico, e na qual muitas observações podem ser escritas, e outra para ser usada de manhã e na qual nada deve ser escrito, pois serve puramente para colher o maná. Não é o momento de ler trechos longos; de preferência, abra uma passagem curta da Bíblia diante de Deus e misture oração com a Palavra, cântico com leitura e comunhão com a Bíblia.
Como dissemos, levantar cedo visa à comunhão. Isso não significa que a comunhão seja o primeiro passo, louvor o segundo, leitura da Bíblia o terceiro, e oração o quarto. Na verdade, trata-se da combinação de todos esses atos, associando-os diante de Deus. Você pode comparecer à presença de Deus com a Palavra aberta ou combinar oração com leitura da Bíblia. Pode confessar seus pecados após ler a Palavra ou agradecer a Deus por uma graça específica que tenha recebido. Você pode fazer um pedido especial de acordo com a palavra que leu ou simplesmente dizer ao Senhor que o que acabou de ler na Escritura é o que lhe falta.
Como resposta a muitas palavras, você pode dizer: “Senhor, eu creio”; a muitas promessas, você pode responder: “Senhor, eu recebo”. Algumas vezes, sentirá o desejo de agradecer ao Senhor, porque sua promessa é muito grandiosa; outras vezes, será compelido a orar pelos irmãos e por si mesmo ao descobrir que a condição deles e a sua não condizem com o que a Bíblia ensina. Não, você não estará criticando ou acusando ninguém diante de Deus, mas apenas lhe pedindo que cumpra sua Palavra na vida desses irmãos e em você mesmo. Estará, portanto, confessando os próprios pecados e os pecados da igreja.
Realmente, cedo pela manhã é a melhor hora para colher o maná. Aprenda a misturar oração, louvor e comunhão com a Palavra de Deus. Em um instante, você está na terra; no seguinte, no céu; em um segundo, você está sozinho e, no seguinte, encontra-se na presença de Deus. Utilizando assim seu tempo cada manhã diante de Deus, você se sentirá satisfeito diariamente. Terá sido alimentado com a Palavra de Cristo, porque Cristo é o Verbo de Deus. Terá permitido que a Palavra de Deus habite em você ricamente. Essa maneira de ler a Palavra, alimentando-se do maná, é indispensável.
Após termos comungado com Deus e nos alimentado do maná, somos fortalecidos a ponto de colocar tudo diante dele. Sem força, não há como orar; os fracos não podem fazê-lo. Com a força renovada pela comunhão e pelo suprimento do maná, temos condições de orar por nós, pela igreja e pelo mundo todo.
Mesmo uma pessoa da estatura de George Muller confessou que a condição espiritual que vivia durante o dia era determinada pela forma como havia-se alimentado diante de Deus pela manhã. O período inicial da manhã determinava como seria o resto do dia. Muitos cristãos encontram dificuldades no decorrer do dia simplesmente porque não o iniciaram adequadamente.
Um famoso pianista observou certa vez: “Se eu não praticar um dia, noto algo errado; se eu não estudar dois dias, minha esposa nota algo errado; e se eu não praticar três dias, todo mundo nota algo errado”. Não esqueçamos que, se não conseguirmos ter uma boa manhã com o Senhor, não apenas nós e os cônjuges, mas o mundo todo saberá disso. Por quê? Porque falhamos em alcançar a fonte de nossa vida espiritual.

Algumas considerações sobre levantar cedo
Finalmente, eu gostaria de mencionar algumas questões relacionadas com a prática de levantar cedo:

a)    para levantar cedo, é preciso dormir cedo.
Todos os que levantam cedo têm o hábito de ir para a cama cedo. É tolice ir deitar tarde da noite e levantar cedo. Seria como queimar a vela de ambos os lados;

b)    não estabeleça um padrão muito alto para levantar cedo.
Alguns decidem levantar às 3 horas. Tentam alguns dias e desistem. Tentar levantar cedo demais terminará em fracasso. Ao contrário, tomemos uma decisão moderada: digamos, por volta das 5 ou 6 horas, logo antes do amanhecer do dia. Se o horário estabelecido for cedo demais, será difícil mantê-lo. Estabelecer um padrão alto demais produzirá peso na consciência, e precisamos manter a consciência sem culpa. Por isso, não defendamos os extremos. Que cada um considere o assunto cuidadosamente perante Deus, levando em consideração condições físicas e circunstâncias particulares, e, depois, estabeleça um padrão para si mesmo quanto à hora apropriada de levantar;

c)    cultive o hábito de levantar cedo.
É inevitável que encontre alguma dificuldade nos primeiros dias. Você perceberá o quanto ama sua cama e como é difícil levantar. É preciso algum tempo para formar um hábito. No início, a pessoa tem de se obrigar a levantar, mas, depois de algum tempo, consegue levantar sem esforço.
Os nervos humanos são como a árvore no cume da montanha que se inclina na direção do vento. Se ele sopra sempre numa direção, ela desenvolve o hábito de inclinar-se naquela direção. Suponha que você tenha o hábito de levantar tarde, é como ter os nervos inclinados para o sul. Mas, depois de levantar cedo muitas vezes, seus nervos começarão a inclinar-se para o norte.
Então, ao invés de ser difícil levantar cedo, você achará difícil levantar tarde, porque não conseguirá mais dormir além do horário habitual! Até que o hábito seja formado, peça a Deus que lhe dê graça para que o bom hábito de levantar cedo seja desenvolvido. Tente muitas vezes. Aprenda diariamente a sair da cama até que tenha formado o hábito de levantar cedo para desfrutar da graça e da comunhão com Deus de manhã.

Ajude os crentes jovens
Espero que os mais adiantados no Senhor e aqueles que sentem algum encargo diante dele tomem a responsabilidade de manter a prática da vigília matinal na igreja. Tanto devem levantar cedo quanto ajudar os jovens a exercerem essa prática abençoada. Sempre que houver uma oportunidade, devem perguntar ao jovem ou recém-convertido: “Irmão, a que horas você se levanta?”
Lembre-se: levantar cedo é o primeiro hábito que um cristão deve formar. Reunir-se no dia do Senhor também é um hábito. Os jovens devem formar esses hábitos, mas a responsabilidade de ajudá-los é dos crentes mais experientes. Quantos nunca desfrutaram da bênção de levantar cedo!
Se a igreja progredir nesse exercício, se muitos irmãos aprenderem a levantar cedo, se cada um se achegar ao Senhor e receber um pouco mais de luz cada dia, quão rica e cheia de luz a igreja toda se tornará. A razão pela qual a igreja é pobre é porque pouquíssimos estão recebendo algo do Cabeça. Se aprendermos a receber do Cabeça, mesmo que cada um de nós receba apenas um pouco, o resultado será uma igreja muitíssima rica.

Exemplos Bíblicos de Levantar Cedo

1. Abraão
Tendo-se levantado Abraão de madrugada, foi para o lugar onde estivera na presença do Senhor. Gn 19.27
Levantou-se, pois, Abraão de madrugada… Gn 21.14

2. Jacó
Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada… Gn 28.18

3. Moisés
Disse o Senhor a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, e apresenta-te a Faraó… Êx 8.20
Moisés escreveu todas as palavras do Senhor e, tendo-se levantado pela manhã de madrugada… Êx 24.4

4. Josué
Levantou-se, pois Josué de madrugada… Js 3.1
Então Josué se levantou de madrugada… Js 7.16

5. Gideão
E assim sucedeu; porque ao outro dia se levantou de madrugada… Jz 6.38

6. Ana
Levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor… 1 Sm 1.19

7. Samuel
Madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã… 1 Sm 15.12

8. Davi
Davi, pois, no dia seguinte, se levantou de madrugada… 1 Sm 17.20

9. Jó
Chamava Jó a seus filhos e os santificava: levantava-se de madrugada, e oferecia holocaustos… Jó 1.15

10. Os apóstolos
Logo ao romper do dia, entraram no templo… At 5.21

11. Maria Madalena
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro… Jo 20.1

12. O Senhor Jesus
Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava…. Mc 1.35

 

Extraído e condensado de Um Sacrifício Vivo, de Watchman Nee, Edições Tesouro Aberto.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

As Chaves de Rute e Ester

Purim — Passado e Presente Asher Intrater Muitos dos livros proféticos têm um certo padrão. Na primeira metade do livro, o escritor profetiza sobre eventos