Leitor Impacto

Siga-nos nas redes sociais

Discipulando os Filhos desde Pequenos

Por Tony Felicio

As Escrituras nos mostram as chaves para discipularmos nossos filhos de tal forma que não sofram os mesmo efeitos que a fase da adolescência causa na sociedade em geral.

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele (Pv 22.6).

Nesse texto, Deus manda ensinar a criança no caminho. Para mim, isso significa ensinar andando no caminho. Não adianta estar fora do caminho e tentar ensinar o filho a andar nele. É preciso estar andando junto, repartindo a vida e não apenas transmitindo palavras.

Temos aqui também uma grande promessa: se lançarmos fundamentos adequados quando a criança é pequena, ela não sairá do caminho quando estiver andando por conta própria. Por piores que a influência e a pressão do mundo forem, o poder da nova criação por meio da Palavra é maior, e guardará de todo perigo e tendência errada.

 

Outro texto importante está em Deuteronômio 6.4-9.

4. Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
5. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força.
6. Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

“…estarão no teu coração” – o pai precisa viver o que vai ensinar. Note que não é somente saber falar, mas ter no coração. Jesus disse que suas palavras eram espírito e vida (Jo 6.63). Isso significa que ele transmitia três coisas para as pessoas: as palavras que saíam de sua boca, o espírito dele e a vida que vivia. Por mais que tentemos ensinar o que não vivemos, não é possível. Nossos filhos só aprenderão a viver se lhes transmitirmos nosso espírito e vida, além de nossas palavras. Amar a Deus sobre todas as coisas é uma ordem que determina nosso estilo e os objetivos de vida. Se formos assim, o Espírito terá o ambiente de que precisa para tornar nossos filhos assim também.

7. tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te.

“Inculcar” (perfurar, aguçar, ensinar incisivamente) – significa colocar na mente, ensinar até ver o ensino transformar a mentalidade e o comportamento do filho.

“Assentado em tua casa” – ensino sistemático, com a Bíblia na mão, com simplicidade e profundidade, com tema e objetivos definidos.

“Andando pelo caminho” – ensino informal, aproveitando as situações do dia a dia, aproveitando o que os filhos falam, o que ouvem, o que contam; aproveitando os momentos de diversão, de comer junto, de viagem, etc.

“Ao deitar-te e ao levantar-te” – ensino constante, sem parar, sem tensão, mas com diligência. Não podemos desistir de nossos filhos. Desistir de ensinar é desistir deles. O mesmo Deus que nos deu filhos oferece-nos todos os recursos para sermos pais. Devemos buscar ao Senhor em sua Palavra e na comunhão com a igreja a fim de conhecer e usufruir esses recursos eternos e espirituais.

8. Também as atarás como sinal na tua mão e te serão por frontal entre os teus olhos.
9. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.

A palavra de Deus atinge e molda toda a nossa vida.

“Sinal na tua mão” – a Palavra está nas obras dos pais. Os filhos precisam ver os pais fazendo o que ensinam.

“Frontal entre os olhos” – a Palavra está na visão, na direção dos pais. Os pais são aqueles que ouvem de Deus sobre a família e a conduzem na direção que o Senhor mostra.

“Nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas” – a Palavra está na identidade da casa, da família, no que a família representa para as pessoas. A família deve ser apegada ao Senhor de tal forma que quem a conhece identifica a graça de Deus nela.

Em resumo, filhos que são alicerçados dessa forma e que conhecem a Jesus como Senhor não precisam passar pela fase de adolescência tal qual a vemos hoje no mundo. Amarão a Jesus e por ele serão satisfeitos. Aprenderão a preparar-se adequadamente para a fase adulta, com responsabilidade e submissão à vontade do Senhor.

Gostou? Compartilhe...

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Imprimir

Uma resposta

  1. Gostei muito do tema abordado, tenho uma filha de 12 e um filho de 9.Confio no Senhor que Ele me dará sabedoria para ensinar os meus filhos no Caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Conteúdo Relacionado

Vento Forte a Noite Toda

Asher Intrater O Senhor disse a Josué que estaria com ele da mesma forma que estava com Moisés (Josué 1:5). De maneira semelhante, Yeshua disse a

A Presença Interior do Espírito Santo

Asher Intrater Os valores judaico-cristãos incluem padrões morais, fundamentos sociais e uma visão geral do mundo. Eles são essenciais à humanidade e a toda a