ESQUECEU SEUS DADOS?

A Mensagem de Eugene Peterson

por / segunda-feira, 30 maio 2011 / Publicado emDicas de Leitura

Chegou na versão brasileira a paráfrase bíblica A Mensagem, de Eugene Peterson. A obra que é fruto de 40 anos de pastorado, misturado com o desejo de tornar a palavra de Deus mais acessível e conquistável ao rebanho, foi sucesso de vendas nos EUA desde que foi lançada, em 2004.  Os benefícios da obra estão, além da linguagem, na diagramação. O texto está colocado em apenas uma coluna, semelhante a livros comuns e livre de versículos alocados no início das frases, o que facilita ainda mais uma leitura direta.

Quando era pastor, Eugene se deparou com o terrível desinteresse de muitos cristãos em conhecer a Palavra. Foi daí que encarou como sua missão a responsabilidade de fazer entendida a mensagem da Bíblia entre o seu rebanho. Como ele mesmo diz, seu texto foi “moldado pelas mãos de um pastor atuante”, e esta é a explicação de uma linguagem tão pessoal.

Contudo, A Mensagem não pode ser considerada uma “versão bíblica” – por isso o termo “paráfrase”. Apesar do uso dos textos originais, em hebraico e grego, Peterson que além de escritor e professor de teologia é poeta, deixou-se levar pela liberdade de interpretação e adaptação à linguagem contemporânea americana.

Muitas críticas foram feitas à obra e alguns estudiosos alegaram erros e desprezo às doutrinas que precisariam de palavras específicas para obter validade. Eles podem ter razão. Alguns trechos bíblicos ficam realmente vagos na variante de Peterson – como Lucas 5:33*, por exemplo – enquanto que outros ficam extremamente poderosos, como Isaías 40:3**, ou extremamente pessoais como Apocalipse 1:3***.

O que precisamos ter em mente antes de ler a bíblia de Peterson é sua própria intenção e indicação quanto à obra. O autor não a indica para estudo e pregação; sua recomendação é apenas para que seja lida, de forma despretensiosa, como leitura de relacionamento e descanso. Se o objetivo é captar o contexto geral das Escrituras, podemos ser preservados de tropeços doutrinários quanto às mudanças radicais em relação aos textos originais. Portanto, considero, como Peterson, a leitura de A Mensagem válida, desde que não desprezemos as nossas versões tradicionais.

 

* “Depois que os noivos forem embora, o jejum pode começar. Ninguém joga água fria na fogueira enquanto tem gente em volta. Essa é a vinda do Reino.” Lucas 5:35  (A Mensagem)

“Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e, então, naqueles dias, jejuarão.” Lucas 5:35  (Almeida Revista e Corrigida, 1995)

** “Trovão do deserto! ‘Preparem-se para a chegada do Eterno! Tornem o caminho plano e reto! Um caminho adequado ao nosso Deus.’” Isaías 40:3 (A Mensagem)

*** “Leitor, você é um abençoado! São abençoados também os que ouvem e guardam estas profecias, todas as palavras escritas neste livro! O tempo está para se cumprir.” Apocalipse 1:3 (A Mensagem)

 

_________________________________________
A MENSAGEM, Bíblia em Linguagem Contemporânea

(Tradução da The Message)
Eugene Peterson
Editora Vida
1 Edição, 2011
R$ 69,90
(capas em diversos modelos)

Clique para Comprar

4 Responses to “A Mensagem de Eugene Peterson”

  1. moiseslima diz: Responder

    eu já fui um defensorr violento das versões tradicionais, e depois de muito orar, cheguei a conclusão de que nós, luz e sal da terra devemos tornar a Palavra de Deus mais acessível a todos quanto possível, por isso agradeço a Deus por inspirar seus servos para parafrasearem os textos tradicionais, tornando-os cada vez mais compreensíveis aos recem convertidos, devemos ter em mente que as paráfases são leituras devoconais e não de aprofundamento doutrinário/teológico, ACF entre outras.

    Bíblias como a a Bíblia Viva, NTLH a Mensagem sempre serão bem vindas ao nosso perdido Brasil.

    Aos críticos de plantão:

    No essencial, unidade; no não essencial, flexibilidade; em todas as coisas, o amor (John Stott).

    Deus nos abençoe.

  2. Eliezer Duarte diz: Responder

    Concordo com vc Moisés. Passei a entender vários textos lendo bíblias com linguagem contêmporanea.

  3. Valmir Mathiazi diz: Responder

    É muito bom ter materiais semelhantes a esse, um livro para trazer reflexão e muita poesia e deixar o Espírito Santo falar ao interior… Boa Indicação.

  4. Nádia Freire diz: Responder

    Realmente é fantástica essa bíblia, claro que não devemos deixar de conhecer as versões tradicionais para ter um conhecimento amplo, mas ela em uma leitura conjunta é fantástico o entendimento que você adquire.
    Tenho exemplos de amigos que nunca pegaram em uma bíblia, porque a linguagem tradicional dificulta o entendimento mas ao lerem a bíblia a mensagem se sentiram entusiasmados para conhecer a palavra, e devo reconhecer é uma leitura prazerosa das escrituras, vale a pena.

Deixe uma resposta

TOPO